Guia da Semana

À primeira vista, imaginar visitar um cemitério para fazer turismo pode soar como uma coisa muito estranha. Mas o fato é que há várias cidades no mundo onde isso acontece. O motivo central pelo qual pessoas estão dispostas a visitar esses lugares é que eles são realmente bonitos, adornados de fascinantes detalhes.

+ Confira quais são os famosos enterrados em São Paulo
+ Confira o roteiro com os melhores sebos em São Paulo

Cidades como Paris e Buenos Aires já têm inclusos, em seus roteiros turísticos, visitas a cemitérios. Neles, é possível ver tumbas de personagens históricos, artistas e escritores que ajudaram a formar a identidade daquele país. Não é muito sabido pela maioria dos moradores, mas São Paulo também tem belos cemitérios que valem muito a visita. Confira agora alguns deles.

Confira os cemitérios mais bonitos de São Paulo


Cemitério da Consolação

Talvez o mais belo e mais importante seja o cemitério localizado no bairro da Consolação. Pela sua imponência e variedade, esse cemitério pode ser considerado um verdadeiro museu a céu aberto. Muitos são os personagens da história brasileira que ali estão enterrados. As ruas e quadras que cortam o território por onde o visitante caminha são diversos e apresentam a vastidão de túmulos a serem observados. Os túmulos, por sua vez, apresentam obras de arte que encantam os olhos. Levando tudo isso em consideração, a prefeitura da cidade organizou uma cartilha em que se pode encontrar toda a informação sobre as pessoas e a arte que estão no cemitério. O Cemitério da Consolação guarda os mais detalhados mausoléus da cidade.

Rua da Consolação, 1660 Leia mais

Cemitério Parque dos Pinheiros

O lugar tem mais de 300 mil metros quadrados e exala paz ao seu visitante. O projeto paisagístico é de Alcindo Dell Agnese. Todo o projeto arquitetônico segue o modelo de igualdade para os jazigos. Portanto, aqui o principal atrativo não é o de admirar os diferentes estilos de tumba ou mausoléus, mas o passeio por uma área verde tão bem cuidada na cidade de São Paulo. Ademais, o local conta com uma lanchonete bem equipada e alamedas pavimentadas. Tudo detalhadamente pensado para conferir uma aura de tranquilidade às famílias que visitam o cemitério.

Rua Ushikichi Kamiya, 71 - 0800-155505 Leia mais

Cemitério Gethsêmani

O cemitério se encontra no bairro do Morumbi. Seu grande diferencial é que ele é repleto de jardins e flores e seu espaço físico é muito grande. Pelo seu tamanho, o cemitério oferece um passeio longo e de muita paz. No caminho, belos jazigos encontram-se mesclados com a cor vibrante dos jardins e das flores. Há delicadas estradinhas de tijolo aparente. É possível utilizar wi-fi na maior parte do espaço físico do território e sua infraestrutura é, no geral, bastante completa. O visitante que deseja somente conhecer o cemitério pode até mesmo fazer uma refeição numa moderna lanchonete.

Praça Ressurreição, 1 - 3742-5322 Leia mais

Atualizado em 7 Jan 2014.