Guia da Semana

Salvador é uma cidade encantadora. A capital da Bahia oferece muitas atrações para turistas brasileiros e estrangeiros que desejam conhecer a cidade. Os encantos do lugar são diversos: praias, museus, monumentos históricos, centros de cultura popular, igrejas, eventos como o carnaval e outras festas.

+ Confira quais são os passeios imperdíveis para turistas em Brasília
+ Confira quais são os passeios imperdíveis para turistas em Belo Horizonte

Nesse artigo, você pode encontrar as principais atrações de Salvador, além de obter mais detalhes e informações sobre elas.

Igrejas em Salvador

Uma característica forte e muito presente na cultura baiana é a fé. A história da criação da região é marcada pelas manifestações de culturas advindas da África e com o processo de escravidão, muitos grupos se tornaram praticantes do catolicismo. As construções antigas são muito bonitas e cheias de história para contar.

A Igreja e Convento de São Francisco foi fundada em 1587 e fica no centro histórico de Salvador. É forrada de ouro em todo o seu interior e o teto tem pinturas que foram atribuídas ao pinto Jerônimo da Graça. A abundância decorativa em todo o seu interior é forte característica do movimento Barroco. Outras influências em sua decoração advém da idade de construção. A igreja já passou pelas mãos diferentes influenciadores, padres e Papas de épocas distintas. O convento no mesmo terreno vale a visita. As pinturas do corredor que liga a igreja ao salão principal são deslumbrantes.

A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é muito visitada e também fica no Centro Histórico de Salvador, na ladeira do Pelourinho. A igreja levou quase todo o século 18 para ser construída e dispõe de torres de influência indiana com fachada do estilo Rococó. Os cantos das missas celebradas nesta igreja são acompanhadas pelo som de instrumentos africanos como atabaques, agogôs, tamborins e repiques.

A Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, a mais famosa de Salvador, é uma das principais atrações turísticas da cidade. É nela que são distribuídas as fitinhas do Bonfim e acontece a Lavagem das Escadarias todo ano. A fachada possui elementos fortes do Rococó, coberta parcialmente por azulejos portugueses. Em seu interior podemos encontrar traços do estilo neoclássico e muitas imagens no altar.

Fortes

Os fortes, presentes em muitas cidades do litoral nordestino, existem em Salvador desde o século XVI e hoje fazem parte das principais atrações turísticas da cidade. O Forte Santo Antônio da Barra, situado na Praia da Barra, é considerado, atualmente, o mais antigo do Brasil, tendo sua construção finalizada em 1536. Já no Forte Serrat você pode conferir a Ponta de Humaitá, que oferece uma das melhores vistas da cidade. No Forte São Marcelo, você ainda pode saber um pouco mais da história de Salvador visitando os museus do Forte, Memória do Mar e Memórias da Cidade.

Praias

Se pretende ir a Salvador, as praias são paradas obrigatórias. Um bom exemplo é a Praia do Porto da Barra, bastante visitada por sua linda vista para a Ilha de Itaparica. A Praia do Flamengo é rica em arrecifes e piscinas naturais surgem na maré baixa. A Ilha dos Frades, que é quase deserta, é um bom passeio para fugir da agitação das praias da cidade e curtir a tranquilidade e a natureza.

Museus

Aqueles que adoram história e arte não podem deixar de visitar os museus de Salvador. Um bom início seria o Museu de Arte Moderna da BahiaSolar do Unhão, que possui grande acervo de arte moderna, além de abrigar exposições temporárias. A vista faz com que o pôr do sol fique ainda mais bonito. Outro museu interessante é o da Fundação Casa Jorge Amado, que abriga em seu acervo a história e informações sobre as obras do famoso escritor baiano que dá nome ao local.

O Palacete das Artes Rodin Bahia também é uma boa opção. Esse espaço possui atrações variadas, como exposições temporárias de artistas modernos e contemporâneos e uma mostra com 62 peças em gesso de Auguste Rodin, que são emprestadas diretamente do Museu Rodin, em Paris. Com um acervo de mais de 3 mil peças divididas em 23 salas, o Museu Carlos Costa Pinto é outra excelente atração.

Atrações Populares

Se você está em busca de manifestações culturais legítimas da cidade, então deve visitar o Pelourinho, que fica no centro histórico. Lá você encontra restaurantes com culinária típica da região, pequenas lojas com artesanato e lembrancinhas da cidade, e muitas apresentações de grupos de capoeira ou ensaios do grupo de percussão Olodum.

Neste artigo, estão as principais atrações turísticas da cidade de Salvador. Você pode visitá-las e descobrir como os baianos são sorridentes e felizes. A hospitalidade do povo baiano, unida à cultura que movimenta todas as partes da cidade fazem com que essa seja uma visita enriquecedora. Boa viagem!

Atualizado em 19 Mar 2015.