Guia da Semana

Um dos primeiros (senão O primeiro) canais a exibir só desenhos em sua programação, o Cartoon Network completa 20 anos no mês de abril, no dia 29. Além de exibir clássicos, o CN trouxe para a televisão uma série de novos desenhos criados exclusivamente para o canal e alguns animes que marcaram época.

+ Saiba tudo sobre TV em nosso canal
+ Veja quais filmes passam na TV nesta semana
+ Confira uma lista com os beijos mais marcantes do cinema

O canal surgiu depois que a Turner Broadcasting System comprou os estúdios de animação Hannah-Barbera (criadores de clássicos como Tom e Jerry, Os Flinstones e Os Jetsons), e se tornou um dos canais mais populares entre as crianças.

Em homenagem aos 20 anos do Cartoon Network, o Guia da Semana preparou uma lista com os 20 desenhos mais marcantes do canal:

A Vaca e o Frango


Desenho que foi ao ar entre 1995 e 1999, a Vaca e o Frango era divertido e bizarro. Na trama, uma vaca era irmã de um frango, filhos de um casal de humanos. O grande inimigo dos dois irmãos era Bum de Fora, um humano nu de pele vermelha que parecia o demônio com chifres e tudo.


As Meninas Superpoderosas


Quem não se lembra da excêntrica cidade Townsville. Lá, viviam Docinho, Lindinha e Florzinha, três irmãs que foram criadas pelo professor Utonium que, acidentalmente, derrubou o elemento X que deu a elas superpoderes. Apesar de serem poderosas e terem como missão salvar a cidade, são meninas muito meigas e delicadas. O vilão da história é o Macaco Louco, ex-assistente de laboratório do professor.


Johnny Bravo


Com seu topete loiro, corpo sarado e seus inseparáveis óculos escuros, Johnny Bravo passou as quatro temporadas da série procurando uma namorada. O problema é que ele não era muito inteligente e ainda tinha uma auto estima alta demais, o que colaborava na hora de levar foras. Com um comportamento infantilizado, ele era super protegido pela mãe Bunny Bravo.


Space Ghost de Costa a Costa


Na série lançada em 1994, Space Ghost é um super-herói de desenho animado que perdeu seu espaço na TV e agora trabalha como apresentador de talk show. Frustrado com o fim dos seus dias de glória, ele é um entrevistador arrogante e mal informado, também parodiando o modelo de talk shows da televisão.


Coragem, o Cão Covarde


Coragem é um cão medroso que vive em uma fazenda no meio do nada, no Kansas, onde frequentemente acontecem eventos sobrenaturais. Ele vive aterrorizado com esses acontecimentos, mas sempre consegue superá-los e salvar seus donos, um casal de idosos em que o marido o trata mal.


O Laboratório de Dexter


Do cartunista Genndy Tartakovsky, O Laboratório de Dexter começou como curta no "Desenhos Incríveis". Na história, Dexter é um pequeno gênio que vive a pesquisar em seu laboratório e tem que lidar com a irmã pentelha Dee Dee e com seu inimigo Mandark, que está sempre à postos para atrapalhar seus planos.


Du, Dudu e Edu


Com pinta de malandro, o trio Du, Dudu e Edu vivia pelas ruas da cidade de Vancouver tentando ganhar dinheiro para comprar balas de caramelo. Foi ao ar em 1999 e teve seis temporadas.


Samurai Jack


Criada no início dos anos 2000, o samurai Jack ganha uma espada mágica de seu pai quando o mestre das trevas Aku domina sua terra natal. Como a espada é a única que pode deter o inimigo, Jack é mandado para várias partes do mundo para se aperfeiçoar e enfrentá-lo.


Ben 10


O grande sucesso do momento, Ben 10 é um garoto que usa um relógio de pulso que na realidade se trata de um dispositivo extraterrestre que o permite se transformar em dez alienígenas diferentes.


Hora de Aventura


Com um universo bizarro como cenário, onde o mundo passou pelo apocalípse depois de um evento chamado "A Grande Guerra dos Cogumelos", o garoto Finn e o cão Jake percorrem o local fantástico "As Terras de Ooo" salvando princesas, além de outros acontecimentos fora do comum.


Os Jovens Titãs


O que acontece quando cinco jovens super heróis resolvem ir morar juntos? Misturando o estilo japonês dos animes com a animação tradicional, essa série mostra as aventuras de Robin e sua turma contra super vilões do Universo DC.


Samurai X


A Globo até tentou exibir alguns dos episódios de Rurouni Kenshin, mas a violência do desenho era tanta que tiveram que cortar boas partes do episódio. Coube então ao Cartoon Network exibir um dos mais aclamados animes da história, sobre um samurai que prometeu nunca mais matar nenhum adversário.


Dragon Ball Z


A continuação da série Dragon Ball (que passou brevemente no SBT) foi um fenômeno entre os jovens da época. Quem viu, vibrou com a transformação de Goku em Super Sayajin e levantou os braços para mandar energias para a Genki Dama.


Pokémon


Pokémon foi um fenômeno de vendas por todas as plataformas em que passou. Seja através dos games, revistas e desenhos animados, todas as crianças na época sabiam de cor o nome das 150 criaturas. Curiosidade: o desenho continua até hoje, mostrando um Ash um pouco mais velho que ainda não se tornou o melhor treinador Pokémon do mundo.


As Aventuras de Jackie Chan


Inspirado nos filmes de Jackie CHan, essa animação mostra as aventuras do lutador ao lado de seu tio e sobrinha para recolher 12 amuletos mágicos espalhados pelo mundo.


Star Wars: Clone Wars


Antes da animação em 3D que passa hoje em dia, o Cartoon exibiu uma outra versão das Guerras Clônicas de Star Wars. Produzido por Genndy Tartakovsky (criador do Laboratório de Dexter e Samruai Jack), o seriado serviu de introdução para o filme Star Wars: Episódio 3 – A vingança dos Sith, terminando exatamente onde o filme começa.


Harvey, o advogado


Quem protege os desenhos animados quando eles são acusado de um crime? A série mostra o ex-super-herói Harvey Homem-Pássaro como um advogado de personagens como Fred Flinstone, Scooby Doo e Johny Quest.


Frango Robô


Criada pelo ator Seth Green, esta animação de stop motion ganhou destaque por fazer paródia de filmes e super heróis clássicos. Muitas de suas sketchs fizeram sucesso nos primóridos do Youtube como “Os 5 Estágios da morte de uma girafa na areia movediça” e "O que aconteceria se os personagens de Mario Kart fossem parar no GTA".


Aqua Team: O Esquadrão Força Total


Mestre Shake, Batatão e Almôndega: estes três seres surreais tiveram suas aventuras contadas numa das animações mais bizarras e divertidas da história do canal. Na trama, os três enfrentam os mais bizarros super vilões.


Laboratório Submarino 2021


Este divertido desenho mostra o que aconteceu com os personagens de (Laboratório Submarino 2020, um desenho antigo da Hannah-Barbera, após ficarem um ano presos no fundo do mar. Na mesma vibe de todas as outrass animações do Adult Swim, o humor um pouco sem noção e cheio de referências impera.

Por Mariana Morais e Edson Castro

Atualizado em 29 Abr 2013.