Guia da Semana

Se o mundo é das mulheres, a TV brasileira não poderia ser diferente. Apresentadoras reinam, ou reinaram absolutas, em programas diários, semanais, fazendo caras e bocas, dando selinhos, fazendo shows para crianças. Diante das câmeras elas fazem de tudo: entrevistam, provam receitas, e na maioria das vezes, dão um show de talento.

+ Confira nossa lista de filmes que se passam na praia
+ Veja nossa lista de filmes que se passam em acampamentos
+ Confira nossa lista de filmes sobre o verão

A mais famosa delas, sem dúvida, era a loira Hebe Camargo. Aliás, por falar em loiras, esse parece ser um dos quesitos número um para as apresentadoras. Quer ver a lista das famosas platinadas: Xuxa, Angélica, Adriana Galisteu, Ana Maria Braga. As morenas estão em minoria e as mais famosas delas são Luciana Gimenez e Regina Casé.

Confira as maiores apresentadoras da TV brasileira:

Hebe Camargo

Foi a dama da TV brasileira e reinou absoluta em canais como Bandeirantes, SBT e Rede TV!. Para se ter uma ideia da importância de Hebe, ela foi a apresentadora do primeiro programa feminino na TV, em 1955. Uma de suas características era dar selinhos em seus convidados. Também cantora, atriz e humorista, morreu em 2012.

Xuxa

Também chamada de Rainha dos Baixinhos, Xuxa começou sua carreira na televisão brasileira em 1993, com o Clube da Criança, na extinta TV Manchete. Na Globo, apresentou o Xou da Xuxa entre 1986 e 1992. Desde então, tem tentado se manter na TV, mas sempre com altos e baixos. Atualmente, comanda o TV Xuxa, na TV Globo, que vai ao ar aos sábados.

Angélica

A loira começou sua carreira na extinta TV Manchete, aos 13 anos, com o programa A Nave da Criança. Logo depois, passou a comandar o Clube da Criança. Ao mesmo tempo, também se lançou como cantora. Foi apresentadora de diversos programas como Milk Shake, Casa da Angélica e Angel Mix. Atualmente, comanda, aos sábados, o programa Estrelas, na TV Globo.

Luciana Gimenez

Modelo internacional, Luciana iniciou sua carreira de apresentadora em 2001, no Superpop, da Rede TV!. Está até hoje comandando o programa que tem apresentações de cantores e entrevistas com famosos.

Adriane Galisteu

Por um bom tempo, Adriane ficou conhecida somente como a namorada do piloto Ayrton Senna. Modelo e atriz, iniciou sua carreira como apresentadora no Superpop, na Rede TV!, e depois passou para o É Show, da Record. Transferiu-se, em 2003, para o SBT onde apresentou Charme e Fora do Ar. Em 2008, mais uma vez mudou de canal e foi para a Bandeirantes, onde apresentou o Toda Sexta. Atualmente, está comandando o Domingo da Gente, na Rede Record.

Ana Maria Braga

Ao lado do seu fiel escudeiro, o papagaio Louro José, a apresentadora começou sua carreira na extinta TV Tupi, onde apresentava um programa feminino. Nos anos 1990, apresentou o Note e Anote, da TV Record. Desde 1997, está na Globo com o Mais Você.

Regina Casé

Atriz e humorista, com várias passagens por novelas, programas de humor e filmes, Regina Casé passou a apresentar, a partir de 1995, o Brasil Legal, em que mostrava lugares e tipos interessantes do país. Também comandou programas como o Muvuca, Programa Legal, Central da Periferia e, atualmente, está à frente do Esquenta!, exibido todos os domingos na TV Globo.


Atualizado em 19 Dez 2013.