Guia da Semana

A cidade de Londres é sede dos Jogos Olímpicos 2012 e o Brasil já não é mais só o país do futebol. Embora tenha evoluído muito, ainda beira o amadorismo a organização de muitas confederações de esportes olímpicos.

Se nenhum fanático atrapalhar ou esconder o material de nossas atletas, vamos competir de igual para igual com as grandes potências de algumas modalidades.

Nossos atletas têm tudo para fazer bonito e subir no pódio, tanto nos esportes coletivos quanto nos individuais, e quem sabe superar o melhor resultado, que foi em Atenas 2004, quando o país conquistou 5 medalhas de ouro e ficou na 16ª colocação.

Onde Assistir?
A competição tem transmissão exclusiva em TV aberta pela Rede Record e nos canais de TV por assinatura Sportv (com quatro canais), ESPN (três canais) e Bandsports e Bandnews. Consulte sua operadora!

O Guia da Semana entrou no clima das Olimpíadas e selecionou os esportes brasileiros que mais tem chances de brilharem nas terras inglesas. Confira!


Comandados de Mano Menezes tentam conquista inédita. Crédito: Site CBF/ Confederação Brasileira de Futebol

Seleção Masculina de Futebol
Maior vencedor de Copas do Mundo, o Brasil conquistou os mais importantes títulos no cenário futebolístico, mas ainda falta a medalha de ouro dos jogos olímpicos. A geração é promissora e o treinador terá que mostrar resultados para se manter no cargo.

Neymar, Lucas e Oscar já brilham nos gramados brasileiros e agora têm a missão de manter o rótulo que temos de país do futebol. Vencer a partida final e subir ao lugar mais alto do pódio é o grande sonho dos pupilos de Mano Menezes e dos dirigentes da CBF.

Confira as datas e horários dos jogos da seleção nesta primeira fase


Seleções do Vôlei tentam recuperar o posto de melhores do mundo. Crédito: Site CBV/ Confederação Brasileira de Vôlei

Vôlei de Quadra
Mesmo não atravessando sua melhor fase, os comandados de Bernardinho dificilmente ficarão fora do pódio. E não é pelo fato do treinador ser bravo, não! Individualmente, ainda temos os melhores atletas como Giba, Dante e o levantador Ricardinho, que retornou após quase cinco anos.

Veja as datas e horários dos jogos da seleção masculina

Já as nossas garotas suaram, mas conseguiram a classificação e agora vão em busca do segundo ouro seguido, embora a supremacia, a exemplo do masculino, já não exista mais. Vale confiar, porém, na experiência do técnico José Roberto Guimarães e de jogadoras como Sheyla e Paula Pequeno.

Saiba as datas e horários dos jogos da seleção feminina


Ao lado de seu parceiro Alison, Emanuel vai em busca de seu segundo ouro. Crédito: FIVB/ Federação Internacional de Voleibol

Vôlei de Praia
As duplas masculina e feminina de vôlei de praia prometem desfilar muita técnica e raça nas areias londrinas. Vale ficar de olho no veterano Emanuel que vai em busca do seu segundo ouro e, depois de anos fazendo dupla com Ricardo, agora tem como seu parceiro o jovem Alison.

Já entre as meninas, Juliana e Larissa tentarão realizar o sonho adiado em 2008 devido à contusão de Juliana. Líderes isoladas do atual circuito mundial, as meninas têm como grandes adversárias as chinesas, e também as norte-americanas.

Confira as datas das finais do Vôlei de Praia


Cesar Cielo é uma das apostas brasileiras nas águas inglesas. Crédito: Divulgação

Natação
Principal nadador brasileiro, Cesar Cielo é detentor dos recordes mundiais nos 50 e 100 metros livre. O atleta conquistou o ouro em Pequim, e de lá pra cá manteve seu bom desempenho conquistando títulos nacionais e internacionais.

Vamos ficar de olho no menos badalado Tiago Pereira, que corre por fora e foi destaque no tradicional troféu Maria Lenk nos 100m nado costas e nos 400m nado medley.

Veja as datas das provas de natação nos Jogos Olímpicos


O paulista Leandro Guilheiro quer repetir o bom desempenho dos jogos pan-americanos. Crédito: Divulgação

Judô
Medalhista em Pequim e campeão pan-americano em sua categoria (até 81kg) Leandro Guilheiro é o judoca que tem tudo para hastear a bandeira brasileira em Londres.

Confira a data do torneio para judocas de até 81kg


A seleção de Handebol feminino se prepara em busca da medalha inédita. Crédito: Cinara Piccolo

Seleção Feminina de Handebol
Também em busca de uma medalha inédita, a seleção feminina de handebol é esperança brazuca. Com quase todas as atletas atuando no exterior e sob o comando do treinador dinamarquês Morten Soubak, as atuais campeãs pan-americanas estão disputando amistosos com grandes potências do esporte visando a preparação para os jogos. Vale lembrar que elas surpreenderam durante o Mundial ao ficarem entre as cinco melhores do torneio.

Saiba as datas e horários em que as meninas da seleção entram em quadra na primeira fase do torneio


Robert Sheidt quer entrar para história em Londres. Crédito: Wander Roberto / COB

Vela
A dupla de velejadores Robert Sheidt e Bruno Prada disputam a classe Star e se sagraram campeões nas duas últimas competições mundiais. Sheidt foi medalha de ouro em Atlanta 96 e Atenas 2004, além da medalha de prata em Pequim 2008. Cá entre nós, ele é pé quente, vamos torcer.

Veja as datas da competição


Diego está recuperado da lesão no joelho e quer fazer bonito nas Olimpíadas. Crédito: Divulgação

Ginástica Olímpica
Ele era conhecido apenas como o irmão da Daniele, porém, Diego Hypólito é protagonista e talvez nossa única esperança de conquistas na ginástica olímpica, especialmente no solo. Diego se recuperou bem da artroscopia que fez no joelho e garante que não sente mais dores.

Confira a data do primeiro evento da Ginástica Olímpica


A campeã mundial Fabiana Murer vai em busca da medalha olímpica

Atletismo
Fabiana Murer também é uma candidata a ter seu nome marcado na história da competição. Campeã mundial de Salto com Vara, ela tem como principal adversária a campeã olímpica Yelena Isinbayeva, da Rússia.

Depois do ouro em Pequim 2008, a experiente atleta Maurrem Maggi do salto em distancia, quer repetir a dose na terra da Rainha e se tornar o maior nome feminino do atletismo brasileiro.

Saiba as datas e os horários das provas de atletismo nas olimpíadas


Com grupo completo e treinador campeão, Brasil vai em busca de medalha em seu retorno aos jogos. Crédito: CBB/ Confederação Brasileira de Basquetebol

Seleção Masculina de Basquete
Se o ouro é um sonho distante já que o selecionado norte-americano vem com seu Dream Time liderado pelos astros da NBA Kobe Bryant e Lebron James, o Brasil tem chances reais de conseguir subir ao pódio nos jogos olímpicos. Depois de ficar de fora das ultimas três edições, a nossa seleção vai com força máxima para Londres.

Sob o comando do técnico argentino e campeão olímpico em 2004, Rubén Magnano, e com o reforço dos nossos quatro atletas que atuam na famosa Liga Americana, Nenê, Leandrinho, Tiago Splitter e Anderson Varejão. Outro destaque é o reforço do armador norte-americano Larry Taylor que atua no Bauru e se naturalizou brasileiro.

Confira as datas e os horários dos jogos da seleção de basquete masuclino na primeira fase

Por Clayton Santos

Atualizado em 18 Jul 2012.