Guia da Semana

Fim de ano é época de especiais na televisão e são uma boa pedida para quem gosta de descansar em casa. Todos os canais enchem a programação com novidades tanto para as crianças, que estão de férias, quanto para os adultos, que estão de folga do trabalho.

+ The Walking Dead estreia na Band em 2013
+ Relembre os melhores momentos da TV em 2013
+ Saiba o que vai rolar no réveillon 2013 na Avenida Paulista

O Guia da Semana preparou uma lista com alguns dos melhores especiais de final de ano da TV aberta.

>> Globo

Sandy canta Michael Jackson no Altas Horas

Na véspera do Natal, dia 24/12, a Tela Quente exibe o clássico da Disney O Rei Leão. Na manhã do dia 25 o Encontro com Fátima Bernardes recebe a dupla Zezé Di Camargo & Luciano e a atriz Ana Karolina Lannes. À noite, após Salve Jorge, será exibido o especial Roberto Carlos – Reflexões, gravado no Rio de Janeiro. Também no dia 25 estreia a versão do filme Xingu, de Cao Hamburguer, em formato de microssérie.

A TV Globo manda André Marques e Ana Furtado ao bairro fictício do Divino, do sucesso Avenida Brasil, para a premiação de fim de ano do Video Show com categorias inusitadas como Troféu ai como eu sou bandida. Vai ao ar no dia 26/12 após Salve Jorge. Já no dia 27/12, no mesmo horário, Fernanda Montenegro protagoniza a produção inédita Doce de Mãe.

Já no sábado, dia 29 de dezembro, Cláudia Leitte sobe ao palco do TV Xuxa. À noite, o Altas Horas recebe a cantora Sandy interpretando músicas de Michael Jackson, e o cantor Fábio Junior que divide o palco com seu filhos Fiuk e Tainá. No domingo, o Esquenta! exibe uma retrospectiva dos melhores momentos do Brasil e traz Baby do Brasil e seu filho Pedro Brasil cantando músicas da turnê “Baby Sucessos”, que comemora os 60 anos da artista.

O último Domingão do Faustão do ano conta com a tradicional pizza do Faustão, com convidados e atrações especiais, além da entrega do troféu Mário Lago, que homenageia os destaques do ano na televisão. O programa acompanha ainda a vencedora do concurso Menina Fantástica 2012 em um passeio pela cidade de Nova York.

No último dia do ano, 31/12, acontece a transmissão da Corrida São Silvestre, que este ano chega a sua 88ª edição. À noite, após Salve Jorge, o Show da Virada presta uma homenagem ao Rio de Janeiro e recebe artistas como Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Luan Santana, Gaby Amarantos, Capital Inicial e Paula Fernandes.

>> SBT

Principais entrevistas do De Frente com Gabi são reprisadas

Além da vinheta inspirada no hit Gangnan Style, do sul coreano PSY, o SBT preparou uma programação especial para o fim do ano. De 23 de dezembro a 16 de janeiro, você tem a oportunidade de rever as melhores entrevistas do ano feitas por Marília Gabriela, no De Frente com Gabi, com exceção do dia 26/12, quando será exibido o desfile da grife Victoria's Secret.

Na segunda-feira, 24 de dezembro, o programa Astros une seu elenco às crianças de Carrossel e se apresentam juntos no palco. Dia 27 de dezembro, à 0h, o SBT mostra os fatos que marcaram o Brasil e o mundo durante o ano na Retrospectiva 2012, com apresentação de Rodolfo Gamberini. Já nos dias 25/12 e 1º de janeiro, a programação infantil vem com desenhos e atrações especiais.

No Domingo Legal de réveillon, no ar em 30 de dezembro, Celso Portiolli recebe Raul Gil, no quadro do Foguetinho, e faz matéria especial, na Disneylândia (na Califórnia) e conhece a casa de Minnie e Mickey. A dupla Bruna e Diana visita o Rio Quente Resorts. Ainda há programação com filmes como Natal S.A (22/12, às 23h45), Ensinando a Viver (25/12, às 22h45) e Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (29/12, às 23h45).

>> Band

Show de Fernando & Sorocaba é exibido na véspera de Natal

No fim de ano da Band, Danilo Gentilli comanda a Retrospectiva Os Fatos Espetaculares de 2012, no dia 18/12 às 22h30, e recebe convidados como Marcelo Adnet, Dani Calabresa, Alexandre Frota e Miranda. No dia 19/12, às 22h40, acontece o Miss Universo 2012 com transmissão ao vivo direto de Las Vegas.

Na véspera de Natal, dia 24, às 22h20, rola a exibição do show de Fernando & Sorocaba acústico na Ópera Arame, com participação de Luan Santana e Inimigos da HP. Dia 26 de dezembro, a partir das 22h20, o CQC mostra porque os políticos não gostam deles e fazem um Top 5 especial com os melhores e piores momentos da TV durante o ano.

Já no dia 28/12, às 21h30, a Retrospectiva Imagens 2012 traz os principais fatos jornalísticos do ano e, dia 30, às 12h, o melhores momentos do esporte. Para finalizar, às 22h10, do último dia do ano é exibido o show da dupla Chitãozinho & Xororó em comemoração aos 40 anos de carreira com participação de artistas como Caetano Veloso, Fábio Jr e Sandy.

>> Record

O documentário Rebeldes Para Sempre

No especial de fim de ano da Record rola uma homenagem ao escritor Jorge Amado com uma adaptação para a TV de O Milagre dos Pássaros, um dos poucos contos do autor, lançado em 1979, que vai ao ar dia 18/12 às 00h15. No dia 20, no mesmo horário, é a vez de A Tragédia da Rua das Flores, baseado na obra de Eça de Queiroz.

Já no dia 22, vai ao ar o documentário Rebeldes para Sempre, sobre o elenco do grupo Rebeldes, às 16h15. Na sequência, às 17h30, Rodrigo Faro recebe Ivete Sangalo no programa O Melhor do Brasil e canta “Corazón Partío” ao lado do cantor Alejandro Sanz que vai ao programa no dia 29.Às 23h do dia 22, Marcos Mion apresenta o último Legendários do ano com o melhor do Vale a Pena Ver Direito, com Ivete Sangalo, Zezé di Camargo & Luciano, Paula Fernandes, Péricles, entre outros. Nesta edição também é exibida a final da competição Juju x Joana e uma homenagem a João Gordo, que deixa o programa em 2013.

Dia 23, às 22h, Janine Borba apresenta a Retrospectiva 2012 com os principais fatos jornalísticos do ano. Na véspera do Natal, dia 24, o Hoje em Dia faz o tradicional amigo secreto com o elenco da Record. Na manhã do dia 25, o programa atende ao pedido de crianças carentes que escreveram para Papai Noel. Às 14h é exibido o filme Jesus de Nazaré. Já no último dia do ano, são exibidos os melhores momentos do programa e da grade da Record, além de uma receita especial de tender do Edu Guedes.

>> RedeTV!

Banda Calypso participa do Sábado Total

O fim de ano da RedeTV! exibe a meia-noite do dia 24 para 25 de dezembro o filme Elvis & Anabelle: O Despertar de um Amor. As quintas-feiras 20 e 27 de dezembro, Renata Maranhão faz uma retrospectiva com as expedições mais emocionantes do Good News ao longo de 2012. Dia 29, Cesar Millan dá dicas para proteger os cães do barulho das queimas de fogos no programa O Encantador de Cães.

No Ritmo Brasil, com apresentação de Faa Morena, o especial de Natal traz o cantor Maurício Manieri e os sertanejos Hugo e Tiago, dia 23/12, às 17h45. No especial de ano novo, dia 30/12, ela recebe a banda Roupa Nova. No TV Fama de Natal, exibido dia 24/12 às 19h30, Nelson Rubens acompanha Sheila Carvalho na entrega de presentes para crianças carentes e Íris Stefanelli acompanha a inauguração da árvore de Natal do Parque do Ibirapuera. No dia 31 são exibidos os principais flagras das celebridades durante o ano.

No Super Pop de Natal, dia 24 de dezembro, às 22h30, Luciana Gimenez recebe o padre Fábio de Melo e a repórter Simone Garuti faz uma surpresa a duas crianças que escreveram cartas ao Papai Noel. No dia 31, o programa comemora a chegada de 2013 com MC Sapão, Thiago Brava, Gabriel Gava, Zé Henrique e Gabriel, Adriano Ribeiro, Lorena Simpson e Léo Rodrigues.

No Sábado Total, dia 29/12, às 14h, Gilberto Barros recebe artistas como José Augusto, Amado Batista, MC Koringa, Léo Rodrigues, Robson Moura, MC Biju e DJ Aladim, Guilherme e Santiago, Rick e Renner, Marcos e Belutti e os grupos Barra da Saia e Banda Calypso. Além disso, o programa faz um Especial de Verão durante todo mês de janeiro em uma ilha no Rio de Janeiro exibindo os melhores momentos do ano e trazendo convidados como Dudu Nobre, Buchecha e Gian e Giovani.

No primeiro A Tarde é Sua de 2013, dia 1ª às 15h, Sônia Abrão recebe o médium Robério de Ogum, que fará previsões para os famosos no novo ano.

Atualizado em 1 Jan 2013.