Guia da Semana

Natal e do ano novo é época dos especiais na televisão. Todos os canais enchem a programação com novidades para entreter tanto as crianças que estão de férias, quantos os adultos. Confira os especiais de final de ano dos principais canais da televisão:

>> Globo
Quando o assunto é retrospectiva, a emissora traz o descontraído Vídeo Show Retro, que acontece dia 27/12. O programa passeia pelos programas do canal e elege os principais acontecimentos do ano, como o melhor beijo, briga e mico do ano. Em um clima mais sério, o Globo Repórter do dia 30/12 traz para os espectadores os principais acontecimentos noticiosos de 2011.

Uma semana antes, no dia 23/12, o Globo Repórter faz um especial de natal, o Natal de Gente Grande. O programa conta a história de crianças e jovens que fazem trabalho solidário nessa época do ano. Logo em seguida, começa o especial Ivete, Caetano e Gil, em que os três cantores homenageiam a mulher brasileira com músicas de Caetano, Gil e outros compositores.

Como em todo ano, Roberto Carlos é presença garantida no final do ano. Porém, pela primeira vez desde 1974, o Rei não gravou um especial para o canal. No domingo, 25/12, é reexibido o Roberto Carlos – Emoções de Jerusalém, logo após o Fantástico.

Para encerrar o ano, após a novela Fina Estampa, começa o Show da Virada que, neste ano, traz a presença de Zezé Di Camargo com sua filha Wanessa e Michel Telo com Neymar.

>> SBT
Esse ano, o SBT apostou bastante na programação para a criançada. O Sábado Animado faz dois especiais, um de Natal, dia 24/12, e um no Ano Novo, dia 30/12. Nos dois sábados, Yudi, Priscila, Patati e Patatá dividem a apresentação do programa que conta, nesta edição, com plateia que interage com os apresentadores.

Outro especial que promete gargalhadas é o Chaves de Ano Novo. A turma já conhecida do pessoal se mete em histórias típicas do programa original e conta com a atuação de Ratinho no papel do Sr. Barriga, Celso Portiolli como Professor Girafales e outros.

Já para o público um pouco mais velho, o SBT Repórter traz, no dia 26/12, uma retrospectiva de todos os fatos que foram notícia em 2011.

No dia 25/12, dois programas marcam a grade do SBT. Eliana recebe em seu palco os videntes mais famosos do Brasil que fazem previsões para 2012. Já no final da noite, no De Frente com Gabi, são reapresentados os melhores momentos das principais entrevistas de 2011.

>> RedeTV
A RedeTV fez sua programação de final de ano e aproveitou para dar um destaque para o bem sucedido Pânico. Para competir com o Show da Virada da Globo, a emissora preparou o Pânico na Virada. Nele, Ceará se caracteriza de Hebe Camargo e Carioca de Amaury Dumbo. No dia seguinte, 1/1, acontece o Pânico de Ano Novo, em que os personagens fazem uma retrospectiva com as melhores matérias do ano do programa.

Em clima de retrospectiva, o TV Fama também traz um especial de Natal e um de Ano Novo. No dia 23/12, Nelson Rubens e Flavia Noronha apresentam uma edição natalina do quadro Transformação. Na edição do dia 30/12, o programa traz os momentos marcantes das celebridades durante o ano.

Hebe Camargo, no Ano Novo, o especial recebe Reginaldo Rossi, Tereza Collor, Elke Maravilha, Letícia Birkheuer, Léo Magalhães, Amado Batista e os grupos Jeito Moleque e Inimigos da HP.

Para quem gosta de esporte, o Belas na Rede preparou duas edições especiais. Dia 25/12, entra ao ar a edição de Retrospectiva do Esporte, com os principais acontecimentos de 2011, além de uma entrevista com o presidente do Corinthians. Já no primeiro programa de 2012, as Belas trazem as Perspectivas do Esporte e comentam as expectativas dos atletas brasileiros para os Jogos Olímpicos de Londres e sobre a contagem regressiva para a Copa de 2014.

>> Record
O final de ano da Record tem vários especiais. No Melhor do Brasil, quem se apresenta é a banda Rebelde. Rodrigo Faro, vestido de Roberta, faz as coreografias do grupo ao lado dos originais no Dança Gatinho. Já o Show do Tom prepara um show com o cantor Daniel.

O Hoje em Dia faz dois especiais de final de ano. Para o Natal, os apresentadores recebem no estúdio do programa seus companheiros de trabalho na emissora para o tradicional amigo secreto. No Ano Novo, a Banda Calypso que faz um musical ao vivo com seus maiores sucessos.

A retrospectiva do canal fica por conta de Marcos Hummel e Adriana Araújo. Os dois apresentam as reportagens que correspondentes internacionais e jornalistas espalhados de norte a sul do país levam aos telespectadores.

Para fechar o ano da Record, o canal passa Uma Noite com Beyoncé. O especial traz o show de uma das maiores divas da atualidade, e é comandado por Rodrigo Faro, único brasileiro convidado a participar deste bate-papo com a artista norte-americana

>> Band
Para a programação especial de final de ano, a Band apostou nos filmes. Durante as semanas do Natal e Ano Novo, a Sessão Especial e Livre exibe longas clássicos dessa época do ano, como “Moisés” e “José” (24/12), “Jesus” (25/12), “Coração Selvagem” (28/12) e “Sansão e Dalila” (31/12).

Outros filmes que também fazem parte da agenda da emissora são “Um homem em família”, “Asterix & Obelix – Missão Cleópatra”, “Lobo do Mar” e “Harry e Sally – Feitos um para o outro”.

Um destaque do especial é o show do Luan Santana ao Vivo no Rio de Janeiro. A apresentação de um dos principais nomes do ano acontece na sexta, 23/12. Além de clássicos do cantor como “Meteoro da Paixão” e “Amar não é pecado”, também estão presentes no show participações especiais como Ivete Sangalo, Zezé Di Camargo & Luciano e a espanhola Belinda.

De produção interna, a Band preparou um CQC especial de final de ano no dia 26/12. O programa vai relembrar as reportagens mais loucas e as principais polêmicas de 2011. Também são lembradas as celebridades convidadas que passaram pela bancada do Custe o Que Custar.

Na terça 27/12, o canal exibe sua Retrospectiva de 2011 com os principais acontecimentos do ano. As principais tragédias, momentos do esporte e os escândalos de celebridades fazem parte do especial.

Na noite da virada, a Band transmite, ao vivo, as principais festas de Réveillon nas maiores capitais do país. Logo em seguida, é exibido o show Rodrigo Nogueira “Sou eu”, para começar o ano com muito samba.

Por Rafaella Finci

Atualizado em 10 Abr 2012.