Guia da Semana

A televisão brasileira está passando por uma grande evolução. Até o fim de 2018, os canais abertos de mais de 1300 cidades passarão a transmitir a programação exclusivamente pelo sinal digital, e agora chegou a vez do Rio de Janeiro.

No dia 25 de outubro, o sinal analógico de TV será desligado na capital fluminense e em outros 18 municípios do estado. Para não ficar sem ver TV, você precisa estar preparado para a mudança. Não será preciso adquirir um aparelho novo, apenas adaptá-lo com um conversor de sinal e uma antena digital.

CONVERSOR + ANTENA DIGITAL

Os modelos mais novos de televisão de tela plana já têm conversores de sinal embutidos - para ter certeza, basta consultar o manual do fabricante. Já as televisões de tubo ou de tela fina fabricadas antes de 2010 irão precisar do conversor. Também é preciso ficar de olho no tipo de antena: ela precisa ser do tipo digital (UHF/VHF) e instalada, de preferência, no telhado da casa. Você pode adquirir o seu conversor e sua antena em lojas de eletrônicos em geral.


KITS GRATUITOS

Famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal podem agendar a retirada de seu kit, contendo antena digital e conversor com controle remoto, pelo telefone 147 (ligação gratuita) ou pela internet. Para saber se tem direito, acesse o portal www.sejadigital.com.br/kit e faça a pesquisa utilizando o NIS (Número de Identificação Social) do responsável familiar.


INSTALAÇÃO

A instalação deve ser feita de acordo com o manual acompanhado pelo kit ou pelas imagens a seguir. O site da Seja Digital também explica o passo a passo, assim como esclarece muitas dúvidas.


1º passo: instalação da antena (Divulgação / Seja Digital)

2º passo: instalação do conversor (Divulgação / Seja Digital)

3º passo: configurar o conversor (Divulgação / Seja Digital)


Partiu ser #Digital?!

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 24 Out 2017.