Guia da Semana

Casas culturais para conhecer em São Paulo

Conheça mais opções com ótimas programações para visitar na cidade

A cidade de São Paulo oferece grandes e incríveis opções de passeios culturais para todas as idades. Além dos centros, museus, teatros, cinemas e bibliotecas, os paulistas contam também com as casas de culturas

E para que você amplie seu roteiro, o Guia da Semana lista algumas que você precisa conhecer. Confira:

1. CASA DAS ROSAS

Também conhecida como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, a Casa das Rosas está localizada na Avenida Paulista e é um dos cartões-postais de São Paulo. O casarão foi projetado por Francisco de Paula Ramos de Azevedo (1851-1929) - o mais importante arquiteto do período áureo da economia cafeeira de São Paulo.

Fundada em 1991, recebeu tal nome porque abrigava um dos maiores e mais belos jardins de rosas da cidade. A Casa abriga uma biblioteca com aproximadamente 35 mil volumes da coleção do poeta, tradutor e ensaísta Haroldo de Campos, falecido em 2003.

Além dessas e outras obras, o centro oferece eventos culturais, diversos cursos e exposições periódicas, relacionadas à literatura. Também, abriga a primeira biblioteca do país especializada em poesia e uma livraria da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que comercializa apenas livros de editoras universitárias. 

Endereço: Avenida Paulista, 37 
Telefone: (11) 3285-6986 

2. CASA DO SABER

Casa do Saber é um centro de debates e disseminação do conhecimento em São Paulo, que oferece acesso à cultura de forma clara e envolvente, porém rigorosa e fiel às obras dos criadores. Oferece cursos de artes, cinema, filosofia, história, literatura, música e outros temas.

Endereço: Rua Dr Mário Ferraz, 414 
Telefone: (11) 3707-8900

3. CASA DE CULTURA MANOEL CARDOSO DE MENDONÇA

Instalada no antigo prédio do Mercado Municipal de Santo Amaro, a Casa de Cultura Manoel Cardoso de Mendonça foi inaugurada em 1980 e tornou-se referência de programação e atuação junto à comunidade. Desde sua criação, possui uma agenda fixa com cadastramento de artistas, artesãos e profissionais que atuam nas mais diversas áreas da cultura.

Entre as atividades estão o Teatro Vocacional, que faz a iniciação do artista e a orientação através de saraus, mostras e leituras; a Poesia no Alpendre, uma mostra permanente de poesias e crônicas, além do projeto Passeando por Sampa que leva grupos com monitoria para conhecer a programação cultural da capital paulista.

Endereço: Praça Doutor Francisco Ferreira Lopes, 434
Telefone:
 (11) 5522-8897  

4. CASA DE CULTURA PAÇO CULTURAL JULIO GUERRA

A Casa de Cultura Paço Cultural Julio Guerra foi inauguarada em 1922 e é conhecida como Casa Amarela. Além de cursos gratuitos, apresentações de teatro e torneios de xadrez, a Casa também promove feiras, atividades fixas, bailes temáticos e muito mais. 

Endereço: Praça Floriano Peixoto, 130 
Telefone: (11) 5523-6455

Atualizado em 1 Jul 2015.

Por Nathália Tourais
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 hotéis ao redor do mundo que são verdadeiras obras de arte

Confira locais com acomodações incríveis, mas que têm obras como protagonistas

Evolução dos emojis ganha instalação no Museu de Arte Moderna de NY

Os primeiros emoctions, criados em 1999, também entram para a coleção MoMA

6 motivos para visitar a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano em SP (e nem perceber que está na capital)

Local une arte, cultura, lazer, arquitetura e natureza, fazendo com que o visitante esqueça que está em SP

13 grafites em SP que todo mundo que ama arte deveria ver pessoalmente

Confira obras espalhadas pela cidade que merecem sua atenção

Na Semana da Criança, uma selfie vale um passaporte nos museus de SP; entenda

Para participar, é só postar foto com uma criança no Facebook com a hashtag #MuseusSP e apresentar na bilheteria da Pinacoteca, Casa das Rosas ou do Museu da Imigração

Unibes Cultural oferece programação especial e gratuita para o mês das crianças

Evento acontece até dia 31 de outubro e comemora o Mês das Crianças