Guia da Semana

12 alimentos que melhoram o sono

Maracujá, couve, mel e leite são alguns alimentos que te ajudam na hora de dormir

Você sabia que ter uma alimentação saudável pode melhorar – e muito – a qualidade do seu sono? Alimentos ricos em triptofano, como carnes magras, peixes, leites e iogurtes desnatados, nozes, banana e leguminosas, por exemplo, favorecem o trabalho do corpo em restabelecer o equilíbrio durante a noite. Isso porque, ao chegar ao cérebro, o triptofano aumenta a produção da serotonina, que, dentre outras coisas, tem poder sedativo e ajuda a induzir e melhorar o sono.

Vitamina B6 e magnésio são outros nutrientes essenciais para que o organismo esteja em paz na hora de ir para a cama, assim como a insulina. Além disso, é indicado evitar o consumo de alimentos que são fontes de xantina e cafeína (como chocolate, café, guaraná, refrigerantes à base de coca), que estimulam o sistema nervoso central, pelo menos quatro horas antes do sono.

Para te ajudar a dormir melhor, o Guia da Semana listou 12 alimentos que são "amigos do travesseiro" e da boa noite de sono. Confira: 

 

  • Maracujá
  • Linhaça
  • Banana
  • Leite
  • Aveia
  • Couve
  • Salmão
  • Semente de gergelim
  • Alface
  • Arroz integral
  • Mel
  • Amêndoa

Atualizado em 12 Set 2015.

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