Guia da Semana

Mitos e verdades sobre chás na dieta

Chá verde, hibisco, gengibre... Será mesmo que esses chás emagrecem?

Para todo alimento que prometer dar aquela forcinha na dieta, lá estarão milhares de pessoas correndo atrás para conferir seus benefícios. E assim é o caso dos chás, que vem ganhando espaço nos armários dos brasileiros não só pelo sabor, mas pela promessa de ajudar a perder alguns quilinhos. Mas será mesmo que o chá verde, o chá de hibisco e tantos outros ajudam mesmo nesse objetivo?

Para entender mais sobre o funcionamento dos chás no nosso organismo, a Dra. Lilian Kanda Morimitsu, médica endocrinologista do Hospital Santa Cruz de São Paulo, explica que "o chá é só o que se origina das folhas da planta Camellia sinensis. Esta planta dá origem aos chás branco, verde, oolong e preto. A coleta em momentos diferentes e o tipo de secagem das folhas e oxidação é que dá a diferença entre elas. Os popularmente conhecidos chás mate, camomila, hibisco na realidade são infusões, processo pelo qual se usa a água fervente para extrair das folhas seus princípios como hidratação e sabor".

Para a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassie, "de maneira geral, o excesso é contra indicado para indivíduos com problemas cardíacos, diabetes e hipertensão e em pessoas saudáveis o consumo exacerbado de alguns tipos de chás pode ser associado a desconforto gastrintestinal, sendo as dores de estômago a mais comum delas".

Sendo assim, confira na galeria os benefícios de cada chá, e descubra quais realmente auxiliam na dieta e quais não tem relação com a dieta, mas que também são ótimos para a saúde. E lembre-se de consumir moderadamente!

  • Chá Verde
  • Chá de Hibisco
  • Chá de gengibre
  • Chá de cavalinha
  • Chá de erva mate
  • Chá de canela
  • Chá de alecrim
  • Chá de camomila
  • Chá de hortelã
  • Chá de capim-limão

Atualizado em 15 Jun 2015.

Por Marina Marques
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