Guia da Semana

Decorar a casa é muito mais do que apenas escolher os móveis centrais, como mesa e sofá - é também deixar a sua personalidade impressa em cada cômodo. Quem gosta de rock'n'roll, por exemplo, provavelmente terá um quadro que lembre isso e discos expostos, assim como quem tiver outras preferências também terá outros itens que façam referência a tal gosto. O melhor é que a casa pode ter um ar exclusivo, sem necessariamente envolver grandes gastos. Aliás, em muitos casos, é possível providenciar os próprios enfeites gastando muito pouco. Confira algumas dicas!

Almofadas

Disponíveis em várias cores, estampas, tecidos e formatos, as almofadas ajudam a dar mais alegria à sala e são uma excelente forma de mudar esse ambiente, mesmo sem fazer grandes transformações. Caso você se interesse por artesanatos regionais, busque as almofadas em feiras do interior e do litoral, onde sempre há muitas opções diferentes! Além de bonitas, as almofadas também são responsáveis por dar uma sensação de aconchego aos moradores e convidados.

Ganchos nas paredes

Faça alguns círculos na parede do quarto e prenda ganchos para guardar blusas e agasalhos. Além de deixar o ambiente mais colorido e diferente, também é uma excelente forma de se organizar para ter sempre à mão o que precisa.

Malas personalizadas

Você tem alguma mala quadrada que não utiliza mais ou que está desgastada? Aproveite para utilizá-la na decoração. Abertas, essas malas podem servir de estante para livros de uma maneira bastante charmosa ou ainda abrigar vasos de plantas no quintal. Já as malas fechadas ficam lindas como mesas de centro. Portanto, basta usar a imaginação para dar uma nova função a esse objeto!

Papel adesivo na geladeira

Responsável por ocupar grande parte da cozinha, muitas vezes a geladeira passa despercebida, especialmente quando é branca ou já é antiga. Para atrair atenção a esse eletrodoméstico, deixando o cômodo mais moderno, você pode colar um papel adesivo. Além de ajudar a decorar, esse item também esconde a ferrugem e possíveis sinais de desgastes.

Espelho

Sobretudo se a sua residência for pequena, considere utilizar espelhos para aumentar visualmente a área e tornar o cômodo mais elegante. Há diversos tipos de moldura que você pode escolher, desde as mais simples até outras tão requintadas quanto as usadas em quadros de arte.

Detalhes no banheiro

Muitas pessoas não se dedicam muito à decoração de seus banheiros, no entanto, é um espaço importante, afinal, quem não gosta de chegar em casa depois de um dia de trabalho e tomar um bom banho relaxante? Por isso, o espaço deve ser agradável para você relaxar e sentir-se bem. A lixeira, que na maioria das vezes passa despercebida, pode ser um item de destaque. Velas perfumadas e até mesmo quadros românticos atrás da porta criam um ambiente muito mais aconchegante.

Potes de vidro

Os potes de vidros são os objetos mais versáteis da casa, que só precisam de um pouco de imaginação para serem aproveitados. Coloque dentro deles cordas, rolhas de vinhos, velas ou até mesmo fotos da família: certamente ficará bem sutil e charmoso o seu ambiente. Na cozinha, personalize esse tipo de pote indicando o que tem dentro, como açúcar, sal e arroz.

Nichos

Ao contrário dos racks e das estantes que possuem um formato fixo, os nichos podem ser utilizados para montar um espaço completamente novo e exclusivo. É possível, por exemplo, formar uma parede nada convencional, com nichos quadrados ao lado de retângulos. Na cozinha, os nichos sem portas são ótimos para deixar em evidência a louça, por isso capriche bastante na escolha desses itens. Como se não bastasse sua função decorativa, os nichos também são perfeitos para deixar a casa mais organizada e ter à vista tudo o que precisa.

Personagens favoritos

Quem deseja ter um ambiente jovem e com a sua cara pode deixar exposto seu personagem favorito, seja no nicho, na estante ou em cima de outra cômoda. Esse personagem pode ser de pano ou plástico, preferencialmente pequeno para não roubar toda a atenção do cômodo.

Luminária

De nada adianta ter uma residência bem organizada e decorada se a iluminação não é suficiente. Aliás, quando um cômodo é iluminado corretamente, a chance de ele causar uma boa impressão é grande. Em virtude disso, converse com um especialista para saber onde produzir pontos de luz na casa. Para se ter uma ideia, no banheiro é indicado utilizar iluminação difusa branca, que garante que os objetos sejam vistos perfeitamente. Na sala, uma boa alternativa é usar lâmpadas amarelas, pois deixam o cômodo com um aspecto de mais familiaridade, garantindo o conforto e o descanso.

Atualizado em 29 Jul 2015.