Guia da Semana

Dicas para não exagerar nas festas de fim de ano

Sim, é possível manter uma alimentação saudável durante o Natal e Ano Novo

Manter uma dieta regrada é bem difícil, ainda mais durante as festas de fim de ano. As ceias de Natal e Ano Novo normalmente são recheadas de pratos incríveis e saborosos, que são difíceis de resistir.

Sempre pensando em te ajudar, o Guia da Semana reuniu algumas dicas pra você não exagerar nas festas de fim de ano. Confira:

COMER DE 3 EM 3 HORAS


Não é porque é Natal ou Ano Novo que você pode pular refeições. O simples “comer de três em três horas” vai te ajudar a comer menos na hora da ceia. Faça pequenos lanches durante o dia e aposte em frutas quando bater àquela vontade de doce.

BEBA BASTANTE ÁGUA

Assim como em todos os dias da vida, o Natal e o Ano Novo pedem muita ingestão de água (de dois a três litros por dia). Até porque, quem está mal hidratado pode sentir mais fome - o alimento é uma forma indireta do organismo reter água e por isso emite mensagem para que você coma.

ORGANIZE O PRATO

Na hora da ceia ou almoço de Natal, comece a montagem do prato pela salada, legumes e verduras. Desta maneira vai sobrar menos espaço no prato para as comidas mais gordurosas.

FAÇA BOAS ESCOLHAS


Tente fazer um prato colorido com grande variedade de nutrientes. Na escolha das carnes, por exemplo, dê preferência ao Peru, que é menos calórico do que o Tender e o Pernil, por exemplo. Já em relação aos temperos, opte por opções naturais, como alecrim, folha de louro, suco de limão, azeite ou orégano.

MASTIGUE BEM

Não é novidade que é preciso mastigar bem os alimentos. Quem come muito rápido, além de ter uma digestão mais demorada, deixa de saborear o alimento e acaba comendo uma quantidade maior.

DIGA SIM À SOBREMESA

Comer bem nas festas de fim de ano não significa passar vontade. Na hora da sobremesa, escolha a de sua preferência e coma apenas uma porção/pedaço – e não fique se culpando, hein?! Uma boa dica para os amantes de doces é complementar o prato com frutas.

COMA NORMALMENTE NO DIA SEGUINTE


Mesmo se você tiver exagerado na ceia, nada de ficar sem comer no dia seguinte, ok? É preciso fazer as cinco refeições do dia normalmente para ativar o metabolismo. Uma boa dica é abusar do consumo de água e frutas.  

 

Atualizado em 12 Nov 2015.

Por A.
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

13 ideias de marmita fit para levar no trabalho

Tem receita de gnocchi, risoto, crepioca e muito mais!

Inverno saudável: receitas incríveis para quem ama massa e está de dieta

5 exercícios com bola que vão deixar sua barriga chapada (e que você pode fazer em casa)

Primeiro studio só de corrida chega a São Paulo

A academia conta com esteiras Star Trac

Terceira idade: 7 exercícios físicos indicados para os idosos

Cardiologista do HCor aponta os benefícios da atividade física para os idosos

8 sobremesas quentes e saudáveis para comer sem culpa nos dias frios do inverno

Panqueca, maça assada e suflê de chocolate estão na lista!