Guia da Semana

Dicas para não exagerar nas festas de fim de ano

Sim, é possível manter uma alimentação saudável durante o Natal e Ano Novo

Manter uma dieta regrada é bem difícil, ainda mais durante as festas de fim de ano. As ceias de Natal e Ano Novo normalmente são recheadas de pratos incríveis e saborosos, que são difíceis de resistir.

Sempre pensando em te ajudar, o Guia da Semana reuniu algumas dicas pra você não exagerar nas festas de fim de ano. Confira:

COMER DE 3 EM 3 HORAS


Não é porque é Natal ou Ano Novo que você pode pular refeições. O simples “comer de três em três horas” vai te ajudar a comer menos na hora da ceia. Faça pequenos lanches durante o dia e aposte em frutas quando bater àquela vontade de doce.

BEBA BASTANTE ÁGUA

Assim como em todos os dias da vida, o Natal e o Ano Novo pedem muita ingestão de água (de dois a três litros por dia). Até porque, quem está mal hidratado pode sentir mais fome - o alimento é uma forma indireta do organismo reter água e por isso emite mensagem para que você coma.

ORGANIZE O PRATO

Na hora da ceia ou almoço de Natal, comece a montagem do prato pela salada, legumes e verduras. Desta maneira vai sobrar menos espaço no prato para as comidas mais gordurosas.

FAÇA BOAS ESCOLHAS


Tente fazer um prato colorido com grande variedade de nutrientes. Na escolha das carnes, por exemplo, dê preferência ao Peru, que é menos calórico do que o Tender e o Pernil, por exemplo. Já em relação aos temperos, opte por opções naturais, como alecrim, folha de louro, suco de limão, azeite ou orégano.

MASTIGUE BEM

Não é novidade que é preciso mastigar bem os alimentos. Quem come muito rápido, além de ter uma digestão mais demorada, deixa de saborear o alimento e acaba comendo uma quantidade maior.

DIGA SIM À SOBREMESA

Comer bem nas festas de fim de ano não significa passar vontade. Na hora da sobremesa, escolha a de sua preferência e coma apenas uma porção/pedaço – e não fique se culpando, hein?! Uma boa dica para os amantes de doces é complementar o prato com frutas.

COMA NORMALMENTE NO DIA SEGUINTE


Mesmo se você tiver exagerado na ceia, nada de ficar sem comer no dia seguinte, ok? É preciso fazer as cinco refeições do dia normalmente para ativar o metabolismo. Uma boa dica é abusar do consumo de água e frutas.  

 

Atualizado em 12 Nov 2015.

Por A.
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

5 receitas de suchás que ajudam a emagrecer e desintoxicar o organismo

Natural, refrescante e de baixa caloria, a bebida tem grandes benefícios para a saúde

Ano do Galo: confira previsões do horóscopo chinês para cada signo em 2017

Descubra qual é o seu signo no horóscopo chinês e confira as previsões

Desafio Verão Andante te incentiva a ter uma vida mais saudável e ainda te dá prêmios

Para começar 2017 com hábitos mais saudáveis

8 dicas para evitar exageros nas festas de fim de ano

Médico orienta como aproveitar as festas sem exagero e sem prejudicar a saúde

Moovup: conheça o app que estimula vida saudável de forma colaborativa

Com perguntas e respostas, a plataforma produz um ambiente de interatividade que estimula praticantes e especialistas a ajudarem uns aos outros

Chá detox é a nova água: aprenda 6 receitas para hidratar e desintoxicar

Confira dicas de chás que você precisa incluir na sua dieta