Guia da Semana

Dicas para respirar corretamente durante o treino

Saiba como turbinar e melhorar o seu desempenho durante a atividade física

Você sabia que a respiração correta pode turbinar o seu treino? Segundo o educador físico e especialista em treino funcional do Fit Body Pilates Spa & Estética, André Cano Fernandez, "respirar corretamente não só auxilia na manutenção da atividade física por mais tempo como também melhora o rendimento do atleta, pois o organismo demora mais a ficar cansado".

Ainda de acordo com o profissional, a respiração correta estimula a circulação sanguínea, ativando a musculatura e permitindo que ela trabalhe melhor, mais aquecida e com menos propensão a uma lesão. "Assim como os demais músculos, o cérebro é oxigenado, gerando sensação de bem-estar e relaxamento, o que aumenta o prazer do atleta durante a atividade física. É por isso que quando estamos num ambiente abafado, com pouca ventilação, começamos a sentir sono e cansaço: o nosso cérebro está pedindo ar", completa.

Entretanto, não é necessário seguir um padrão único de respiração durante a prática esportiva. Afinal, cada exercício físico pede um tipo diferente de respiração. A maneira mais adequada é aquela que facilita o fluxo de oxigênio e a saída de gás carbônico do organismo.

Confira quatro dicas para realizar a respiração correta em determinados treinos físicos:

EXERCÍCIOS COM PESO

"Não segure a respiração quando estiver puxando peso, pois isso pode aumentar a pressão sanguínea (principalmente se você for hipertenso). A respiração mais aconselhada para esse tipo de exercício é a conhecida como respiração passiva. Expire no movimento de contração do músculo e inspire ao voltar à posição inicial".

EXERCÍCIOS AERÓBICOS

"Para corrida, caminhada, bicicleta, natação ou outros exercícios aeróbicos, tente encontrar uma respiração regular. Quando estiver correndo procure um ritmo que se sinta confortável e adeque a respiração às passadas. A inalação e exalação do ar em frequências regulares faz com que o corpo mantenha um funcionamento equilibrado e também ajuda na concentração".

EXERCÍCIOS AERÓBICOS INTENSOS


"Há um momento durante o exercício em que a exaustão é muito grande – principalmente nas corridas de longa duração. Quando se sentir muito cansado e perceber que a respiração está irregular, faça uma respiração profunda. Inale o máximo de ar que conseguir, segure-o por um segundo e depois exale devagar. Essa técnica vai fazer com que o organismo capte mais oxigênio e você se sentirá um pouco mais disposto para prosseguir no exercício".

EXERCÍCIOS AERÓBICOS DE BAIXA INTENSIDADE

"Se você for dar uma caminhada, um trote ou uma pedalada leve, procure fazer a respiração nasal. Inspire profundamente pelo nariz e solte o ar, com a mesma tranquilidade, pela boca. Esse tipo de respiração vai ajudar o seu corpo a ficar relaxado. Você se sentirá mais confortável e o exercício fluirá com mais naturalidade. Mas não faça muito esforço para manter essa respiração. A partir do momento que ela te incomodar, passe a inspirar também pela boca".

 

Atualizado em 18 Fev 2016.

Por A.
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

13 ideias de marmita fit para levar no trabalho

Tem receita de gnocchi, risoto, crepioca e muito mais!

Inverno saudável: receitas incríveis para quem ama massa e está de dieta

5 exercícios com bola que vão deixar sua barriga chapada (e que você pode fazer em casa)

Primeiro studio só de corrida chega a São Paulo

A academia conta com esteiras Star Trac

Terceira idade: 7 exercícios físicos indicados para os idosos

Cardiologista do HCor aponta os benefícios da atividade física para os idosos

8 sobremesas quentes e saudáveis para comer sem culpa nos dias frios do inverno

Panqueca, maça assada e suflê de chocolate estão na lista!