Guia da Semana

Dicas para respirar corretamente durante o treino

Saiba como turbinar e melhorar o seu desempenho durante a atividade física

Você sabia que a respiração correta pode turbinar o seu treino? Segundo o educador físico e especialista em treino funcional do Fit Body Pilates Spa & Estética, André Cano Fernandez, "respirar corretamente não só auxilia na manutenção da atividade física por mais tempo como também melhora o rendimento do atleta, pois o organismo demora mais a ficar cansado".

Ainda de acordo com o profissional, a respiração correta estimula a circulação sanguínea, ativando a musculatura e permitindo que ela trabalhe melhor, mais aquecida e com menos propensão a uma lesão. "Assim como os demais músculos, o cérebro é oxigenado, gerando sensação de bem-estar e relaxamento, o que aumenta o prazer do atleta durante a atividade física. É por isso que quando estamos num ambiente abafado, com pouca ventilação, começamos a sentir sono e cansaço: o nosso cérebro está pedindo ar", completa.

Entretanto, não é necessário seguir um padrão único de respiração durante a prática esportiva. Afinal, cada exercício físico pede um tipo diferente de respiração. A maneira mais adequada é aquela que facilita o fluxo de oxigênio e a saída de gás carbônico do organismo.

Confira quatro dicas para realizar a respiração correta em determinados treinos físicos:

EXERCÍCIOS COM PESO

"Não segure a respiração quando estiver puxando peso, pois isso pode aumentar a pressão sanguínea (principalmente se você for hipertenso). A respiração mais aconselhada para esse tipo de exercício é a conhecida como respiração passiva. Expire no movimento de contração do músculo e inspire ao voltar à posição inicial".

EXERCÍCIOS AERÓBICOS

"Para corrida, caminhada, bicicleta, natação ou outros exercícios aeróbicos, tente encontrar uma respiração regular. Quando estiver correndo procure um ritmo que se sinta confortável e adeque a respiração às passadas. A inalação e exalação do ar em frequências regulares faz com que o corpo mantenha um funcionamento equilibrado e também ajuda na concentração".

EXERCÍCIOS AERÓBICOS INTENSOS


"Há um momento durante o exercício em que a exaustão é muito grande – principalmente nas corridas de longa duração. Quando se sentir muito cansado e perceber que a respiração está irregular, faça uma respiração profunda. Inale o máximo de ar que conseguir, segure-o por um segundo e depois exale devagar. Essa técnica vai fazer com que o organismo capte mais oxigênio e você se sentirá um pouco mais disposto para prosseguir no exercício".

EXERCÍCIOS AERÓBICOS DE BAIXA INTENSIDADE

"Se você for dar uma caminhada, um trote ou uma pedalada leve, procure fazer a respiração nasal. Inspire profundamente pelo nariz e solte o ar, com a mesma tranquilidade, pela boca. Esse tipo de respiração vai ajudar o seu corpo a ficar relaxado. Você se sentirá mais confortável e o exercício fluirá com mais naturalidade. Mas não faça muito esforço para manter essa respiração. A partir do momento que ela te incomodar, passe a inspirar também pela boca".

 

Atualizado em 18 Fev 2016.

Por A.
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

6 exercícios de HIIT para fazer em casa e emagrecer em menos de 20 minutos

Essa é para quem não tem tempo, mas quer ficar em forma

Ovos de Páscoa diet, light e fit 2017

Confira uma galeria com as novidades deste ano

Kombucha: bebida milenar que ajuda emagrecer vira febre no Brasil; veja onde encontrar em SP

Descubra estabelecimentos que servem essa curiosa e benéfica bebida

Itaú lança plataforma para compra de bicicletas com descontos de até 50%

Ao todo são 12 modelos disponíveis

9 mitos e verdades sobre a exposição solar

Veja quais são os cuidados que você precisa ter com a pela durante o verão

10 erros mais comuns nas dietas

Descubra o que você está fazendo de errado ao tentar emagrecer