Guia da Semana

No Inverno 2014, as tendências para cabelos são democráticas. Os tons mais desejados pelas fashionistas continuam escuros, mas há espaço também para os loiros. Para falar sobre esse assunto, o Guia da Semana entrevistou o stylist das celebridades Wanderley Nunes, proprietário do badalado salão Studio W, em São Paulo.

+ Lançamentos de produtos de beleza de Julho
+ Tendências de maquiagem do Inverno 2014
+ Conheça a moda do Inverno 2014

Para o expert, a principal tendência de cabelos da atualidade é a busca por fios mais saudáveis. "Cabelo tem que ter vida e brilho sempre. A brasileira tem uma preocupação grande em cuidar do corpo, em se manter em forma. Isso está se estendendo para o cuidado com os fios. E, para ter um cabelo bonito e forte, além do uso de bons produtos em casa e no salão, é muito importante adotar uma alimentação saudável", orienta.

Wanderley Nunes aconselha, ainda, evitar o excesso de química nos fios. "Muitas mulheres utilizam vários tipos de química de uma só vez, como progressiva, tintura e reflexos, mas não têm tempo e dinheiro para tratar do cabelo adequadamente depois. Nesses casos, é melhor deixar os fios mais naturais. O resultado final certamente será muito mais bonito".

O especialista também ensina que, para manter a saúde das madeixas, é fundamental usar um xampu ideal para seu tipo de fio e evitar aplicar condicionador na raiz. "A oleosidade no couro cabeludo pode entupir o bulbo capilar, causando queda dos fios. Por isso, a frequencia das lavagens é muito importante, mesmo durante o inverno. E, na hora de secar, é melhor utilizar um jato de ar menos quente e pelo menor tempo possível", ensina.

Cores

De acordo com Wanderley Nunes, antes de adotar qualquer tendência de cor do Inverno 2014, é importante ter cuidado para harmonizá-la com o tom de pele. "Uma cor de cabelo errada pode deixar a pessoa envelhecida ou com a tonalidade da pele estranha. Já a cor de cabelo certa realça a pele e, consequentemente, deixa a pessoa mais bonita", explica.

O loiro areia, uma das principais tendências da estação, é indicado pelo especialista para mulheres de pele morena. "Pessoas de pele mais amarelada, como as morenas, ficam melhores com tons mais frios, beges, que é o caso do loiro areia. Já as mulheres muito brancas não devem adotar o tom, pois ele pode gerar um visual envelhecido".

O stylist conta que cores clássicas do inverno, como marrom, chocolate e capuccino, continuam em alta. "Essas cores são democráticas e ficam ótimas tanto em morenas quanto em brancas".

Já para as negras, além dessas cores, Wanderley também aconselha loiro em tom bege e tonalidades frias, como as usadas pela cantora Beyoncé. "O importante é que a cor não tenha dourado, acobreado ou avermelhado, pois esses tons deixam a pele da negra amarelada demais. Loiros e castanhos com fundo bege, cinza e pastel combinam melhor com as peles negras".

Reflexos

Segundo Wanderley Nunes, a marmorização - técnica de tintura em que o cabelo é clareado em apenas meio tom - é uma tendência forte no Inverno 2014. "A marmorização é indicada para qualquer mulher, com qualquer tom de pele e qualquer idade. É uma forma de mudar o visual sem ousar muito".

O especialista também destaca que reflexos cor de mel estão em alta nesta estação. Mas, com essa cor, é preciso ter um pouco mais de cuidado: "Quanto mais morena a pele, menor deve ser a quantidade de fios em tom de mel", aconselha.

Cortes

Wanderley Nunes observa que, no Inverno 2014, há um retorno forte dos cortes mais retos e comportados. "Aquele cabelo super desfiado com cara de anos 80 e o chanel com as pontas mais compridas, que fizeram sucesso recentemente, agora estão fora de moda. Em 2014, é a vez do cabelo com cara de princesa, mais reto, com ou sem camadas, com desfiado leve apenas na franja".Ótimas referências desse estilo são o corte com franja desfidada que foi muito usado por Brigitte Bardot, e o cabelo mais reto da princesa Kate Middleton.

Penteados

Os penteados do Inverno 2014 também são mais sóbrios. "Rabo de cavalo, coque mais certinho no meio da cabeça e tranças estão super em alta", conta o especialista. São penteados fáceis de fazer e que não saem de moda nunca!

Por Conceição Gama

Atualizado em 10 Jul 2014.