Guia da Semana

No dia 31 de março de 1964 o Brasil mudou. Para pior. Há 50 anos atrás, o então presidente da República João Goulart sofreu um Golpe Militar, levando o país a mais de 20 anos de censura, tortura, abuso de poder e perseguição política durante o período da ditadura militar.

O acontecimento gerou repercussão não só no âmbito da política, mas também entre os cineastas. A realidade vivida na época segue inspirando diversos filmes ainda hoje, mas alguns deles chegaram a ser gravados, exibidos e censurados durante o próprio regime.

Confira então a lista de filmes sobre a ditadura que o Guia da Semana preparou para você entender um pouco mais sobre esse triste período da história brasileira:

Manhã Cinzenta (1968)

O filme Manhã Cinzenta foi lançado em pela vigência do AI-5 e é uma evidente crítica ao regime militar da época. O longa se passa em um país latino-americano fictício, onde um casal que participa de uma passeata é preso, torturado e interrogado por um robô. Curiosamente, essa situação acabou acontecendo, também, com o diretor do filme, que ficou detido por doze dias e acabou morrendo após varias sessões de tortura alguns anos depois.

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006)

A ficção O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, dirigida por Cao Hamburguer, conta a história de uma criança deixada sozinha quando seus pais, aparentemente, saem de férias. Na verdade, os pais de Mauro foram obrigados a fugir por serem de esquerda e são perseguidos e sequestrados durante a ditadura.

Jango (1984)

Sexta maior bilheteria da história do cinema brasileiro entre documentários, Jango retrata toda a história do ex-presidente do Brasil João Goulart, desde a sua formação até a entrada na política, o golpe e o exílio no Uruguai. A reconstituição da trajetória é feita através da utilização de imagens de arquivo e de entrevistas com importantes personalidades políticas como Afonso Arinos, Leonel Brizola, Celso Furtado, Frei Betto e Magalhães Pinto, entre outros.

Pra Frente, Brasil (1982)

Dirigido por Roberto Farias, foi um dos primeiros filmes a retratar a repressão durante a ditadura de forma aberta, o que implicou na sua censura. Nos anos 1970, enquanto o País vibra com a Copa do Mundo e prisioneiros políticos são torturados, um trabalhador de classe média é confundido com um ativista e acaba preso e torturado.

Ação Entre Amigos (1998)

Em 1971, quatro amigos participaram da luta armada contra a ditadura militar e acabaram sendo presos quando tentavam assaltar um banco e foram barbaramente torturados. Vinte e cinco anos depois, eles se reúnem para encontrar o homem responsável pelo que aconteceu.

Batismo de Sangue (2007)

No fim dos anos 60, um convento de frades dominicanos torna-se uma trincheira de resistência à ditadura militar que governa o Brasil. Movidos por ideais cristãos, os freis passam a apoiar o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional. Eles logo começam a ser vigiados pela polícia e posteriormente são presos, passando por terríveis torturas.

Corpo em Delito (1990)

Dirigido por Nuno César Abreu, um médico legista, interpretado por Lima Duarte, falsifica laudos para encobrir mortes causadas pela repressão durante a década de 1970. Após se aposentar e se dedicar à carreira de escritor, o médico continua assombrado pelos acontecimentos do passado.

Cabra Marcado Para Morrer (1984)

O filme é uma narrativa semidocumental da vida de João Pedro Teixeira, um líder camponês da Paraíba, assassinado em 1962. Em razão do golpe militar, as filmagens foram interrompidas em 1964. Na ocasião, o engenho da Galileia foi cercado por forças policiais e parte da equipe foi presa acusada de ser comunista. Dezessete anos depois, o cineasta retorna ao local onde filmava, e retrata como a ditadura afetou a vida das pessoas envolvidas no filme.

Por Renata Fernandes

Atualizado em 9 Mai 2014.