Guia da Semana

Lugares como o Paço Imperial, onde Dom Pedro I foi consagrado imperador, a Ilha Fiscal e as Ruínas de São Miguel foram cenários de eventos que marcaram momentos importantes da história do Brasil. Hoje, a maioria deles abriga museus, exposições e seminários que fazem valer a visita e atraem milhares de visitantes todos os anos.

Confira então a lista que o Guia da Semana preparou para você conhecer um pouco mais da história do Brasil:

Paço Imperial, Rio de Janeiro

Construído no século XVIII para residência dos governadores da Capitania do Rio de Janeiro, o Paço Imperial passou a ser, por volta de 1808, a casa do Vice-Rei do Brasil, do Rei de Portugal Dom João VI e dos imperadores do Brasil. O local ficou marcado por sediar importantes acontecimentos, como a aclamação de dois imperadores, D. Pedro I e Dom Pedro II, o Dia do Fico e a assinatura da Lei Áurea. Atualmente, o Paço é um centro cultural onde acontecem exposições, peças teatrais, concertos e seminários.

Baía Sueste, Fernando de Noronha

A Baía Sueste destaca-se não só pelos seus belos recifes de coral, mas também por ser um dos lugares históricos mais importantes de Fernando de Noronha. O local ficou conhecido por ser o ponto de desembarque de portugueses no ano 1629 para expulsar os holandeses da ilha.

Ilha Fiscal, Rio de Janeiro

A Ilha Fiscal ficou famosa por ser cenário do “Último Baile do Império”, que aconteceu poucos dias antes da Proclamação da República em novembro de 1989. Desde 1914, a ilha abriga um museu histórico-cultural, mantido pela Marinha do Brasil. O castelo é aberto à visitação e conta com três exposições permanentes, uma delas com a história do local e sua importância no século XIX.

Mosteiro de São Bento, Olinda

O Mosteiro de São Bento e a sua igreja traduzem perfeitamente os primeiros momentos da colonização portuguesa no Brasil, repleta de riqueza e grandeza. Presente em diversos conflitos, como o incêndio provocado por holandeses em 1632, o Mosteiro de São Bento foi reconstruído em 1656 e é considerado Patrimônio Histórico Mundial pela UNESCO.

Ruínas de São Miguel, São Miguel das Missões

As Ruínas de São Miguel são a principal lembrança das missões jesuíticas no Brasil, que tinham como objetivo a catequização em massa dos índios. Ainda hoje é possível ver vestígios do colégio, da casa dos padres e do cemitério. Além disso, à noite, as ruínas viram palco para uma emocionante apresentação da história do local, que dura quase uma hora.

Museu da Inconfidência, Ouro Preto

O Museu da Inconfidência, aberto ao público em 1944, é dedicado à preservação da memória da Inconfidência Mineira - movimento pela Independência do Brasil baseado na Independência Americana, e que não teve sucesso, devido à sua delatação. A construção também oferece um rico painel da sociedade e cultura mineiras no período do ciclo do ouro e dos diamantes no século XVIII, incluindo obras de Manuel da Costa Ataíde e Aleijadinho.

Forte de Santo Antônio da Barra, Salvador

Construído em 1696 para proteger a Baía de Todos os Santos, o Forte de Santo Antônio ganhou, logo após sua inauguração, um farol para orientar as embarcações que ali entravam no período da Colônia e das invasões holandesas - missão que é cumprida até hoje. Atualmente, o espaço também abriga o Museu Náutico da Bahia, que oferece visitas monitoradas.

Por Renata Fernandes

Atualizado em 21 Abr 2014.