Guia da Semana

Construir um relacionamento a cada dia é um desafio para todo mundo, e não é surpresa pra ninguém que esse crescimento juntos passa por trancos e barrancos. Exige serenidade e sensibilidade de cada um para contornar os problemas do cotidiano.

+ Filmes que são verdadeiras lições de vida
+ 7 filmes que vão te ajudar no trabalho

Mas as vezes uma boa reflexão pode nos dar uma luz de como conduzir esse caminho, seja ele esburacado ou cheio de duvidas. Selecionamos alguns filmes que podem te ajudar a sair de um impasse ou até mesmo servir mais que um conselho amigo.

Namorados Para Sempre

Casados há anos Cindy e Dean estão passando por um momento de crise. Os dois tentam fugir dos problemas relembrando o passado.

Superação: depois de um certo tempo juntos, as crises começam a rondar os relacionamentos. Nesses momentos é importante resgatar lembranças do casal e relembrar o motivo que levou os dois a se apaixonarem.

Minhas Mães e Meu Pai

Um casal de mulheres, interpretado por Julianne Moore e Annette Bening, tem dois filhos que estão em busca da verdadeira identidade do pai. Quando o homem aparece, uma das duas se vê atraída por ele.

Transparência: admitir erros, expressar sentimentos no momento em que eles emergem e diálogo são essenciais para um relacionamento sólido. Quando a parceria começa a desandar e motivos ínfimos se tornam um universo de conflitos, provavelmente há algo interferindo na comunicação. Não vele, revele.

Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembrança

Magoado com o relacionamento e decidido a esquecer tudo que viveu ao lado Clementine, Joel tenta apagar da memória todos os momentos que passaram juntos. Mas a estratégia de Joel não sai exatamente como ele planejou.

Crescimento: Claro que o relacionamento não é uma mar de rosas o tempo todo, vale lembrar que por mais que existam brigas, elas fazem parte do crescimento e da construção do casal. Não adianta dar um ctrl + z na vida achando que vai apagar as coisas ruins pois o ruim só existe quando sabemos o que é o bom.

Longe Dela

Fiona começa a perder a memória e descobre que tem Alzheimer. Grant cuida da esposa e acompanha todo o processo da doença. No desenrolar do filme, Grant faz uma reflexão de seu relacionamento.

Amor verdadeiro: de uma hora para outra tudo pode mudar em um relacionamento, inclusive um acidente ou uma doença. Nessa hora o importante é respirar e cuidar de quem a gente ama.

500 Dias Com Ela

Tom e Summer se conhecem no trabalho. Para Tom, é amor a primeira vista e para Summer é uma paixãozinha passageira por um cara legal e fofo. No desenrolar da história, Tom tenta fazer Summer enxergar que eles são almas gêmeas, mas Summer não pensa assim.

Pessoa certa: nem sempre nos apaixonamos pela pessoa certa. Por mais que você acredite que aquela pessoa é a sua alma gêmea as vezes não é reciproco. Se não rolou, abra o coração e te dê outra chance.

Ele Não Está Tão A Fim De Você

A história conta um clássico do que acontece quando duas pessoas se conhecem. Uma garota em busca de um amor verdadeiro conhece um cara que depois do encontro não liga. É um clássico ou não é?

Aceitação: tentar ficar com o pé no chão e buscar enxergar a realidade do que está acontecendo. Não insistir em uma história que lá no fundo você sabe que não existe.

Tudo Pode Dar Certo

Um homem solitário e dogmático (para não dizer ranzinza) conhece uma jovem do interior e acaba tendo um relacionamento com ela apesar de não acreditar no amor.

Desencanar: de que adianta ter convicções engessadas e mil teorias sobre o amor se você não vai do plano teórico para o empírico? Apaixone-se... viver e experimentar é preciso, mesmo que os acontecimentos saiam do controle e os sentimentos pareçam antônimos dos pensamentos.

Distante Nós Vamos

O casal Burt e Veronica estão esperando o primeiro filho e se surpreendem com a noticia dos pais de Burt indo morar na Bélgica. Os pais de Verona já são falecidos e os dois viajam em busca de outros parentes para encontrar o lugar perfeito para começar uma família.

Companheirismo: treinar a capacidade de lidar com a rotina e saber sair dela utilizando as coisas mais simples da vida e dividindo o ônus e o bônus. Essa é a receita para unir mais e mais as pessoas.

Minha Vida Sem Mim

Ann (Sarah Polley) é casa, mãe de duas menininhas e vive num trailer. Com apenas 23 anos, descobre que tem câncer e que lhe restam poucos meses de vida. Assim, começa a fazer coisas que desejava e para preparar a vida dos outros após sua morte.

Dedicação: às vezes, nos sentimos soterrados por problemas, despejamos as frustrações naqueles que mais amamos e estão mais próximos. Mesmo que tudo esteja desmoronando, aparentemente, tente substituir agressões (verbais ou físicas) por atos solidários e afetivos. A morte é uma certeza, então aproveite a vida pra tratar bem quem se ama, né?

Por Juliana Andrade

Atualizado em 12 Mar 2015.