Guia da Semana

Será que os pais ainda se lembram da dupla Alceu e Dentinho? Produzida nos anos 60, a série de TV com um alce e um castor foi exibida no Brasil três décadas depois e, agora, dois de seus personagens secundários chegam aos cinemas para tentar conquistar as crianças do terceiro milênio. Eles são Peabody & Sherman – um cão genial e seu menino de estimação.

+ Confira salas e horários para assistir ao filme
+ Veja os filmes infantis em cartaz nos cinemas
+ Conheça desenhos infantis para ver de graça no Youtube

Sr. Peabody (é assim que ele gosta de ser chamado) sempre foi um cachorro diferente. Mais interessado em livros do que em buscar bolinhas e ossos, ele acabou rejeitado por todas as crianças que procuravam um parceiro e percebeu que, se não tomasse uma atitude, jamais teria uma família. Sua solução? Adotar um menino, é claro.

Sherman é esse menino. Abandonado quando bebê, ele foi resgatado por Peabody e criado com a ajuda de um equipamento bastante útil no ensino de História: uma máquina do tempo. Eventualmente, porém, Sherman precisa entrar na escola – e é nesse momento tenso para qualquer pai que começa a verdadeira aventura.

O fato de Peabody ser um animal é o estopim para uma série de problemas, mas, de fato, não é isso que incomoda os outros pais, colegas de classe ou a assistente social: é que, além disso, ele é um pai solteiro. Que homem nunca foi olhado torto por tentar cuidar sozinho de uma criança? Esse é o nosso cão – um cientista, um mestre em artes marciais, um Sherlock, e um pai dedicado.

Os problemas começam quando Penny, uma colega de Sherman, descobre a máquina do tempo e vai parar no Egito antigo. De lá, ela e os dois protagonistas vão viajar pela Revolução Francesa, Renascença e Tróia, conhecendo personagens históricos e causando os mais improváveis acidentes no “buraco de minhoca” usado para transitar no tempo.

A aventura, leve e infantil, bebe de uma das fontes mais inesgotáveis de diversão para crianças curiosas, que é a História. Sem apelar para violência, sexualidade ou piadas ofensivas, Peabody & Sherman é aquela escolha segura para os pais, que vai prender a atenção das crianças sem entediar os adultos. Difícil mesmo será não se encantar pela simpatia daquele cãozinho fofo e aventureiro.

Assista se você:

- Gosta de animações
- Procura um filme infantil inteligente e não apelativo
- Quer se divertir junto com as crianças no cinema

Não assista se você:

- Procura uma animação mais séria
- Não se interessa por História
- Não gosta de filmes infantis

Por Juliana Varella

Atualizado em 28 Fev 2014.