Guia da Semana

Depois de sua estreia no Natal norte-americano, Django Livre chega cada vez mais perto dos cinemas brasileiros, com data marcada para 18 de janeiro de 2013. Com direção do sangrento Quentin Tarantino, Django já é um dos lançamentos mais aguardados pelos cinéfilos e tem quatro indicações ao Globo de Ouro 2013.

+ Cineasta indica 3 filmes do Ang Lee
+ Veja as estreias da semana nos cinemas
+ Confira uma lista de filmes que você não viu em 2012

A trama se passa no sul dos Estados Unidos, em meados do século 19, quando o escravo Django é comprado por um caçador de recompensas alemão para ajudá-lo em uma missão. Os dois ficam amigos e partem juntos para salvar a mulher de Django das garras do latifundiário Calvin Candie.

Django Livre é o primeiro faroeste de Tarantino e, como sempre, vem carregado de referências ao cinema mundial com uma boa pitada de sangue. Enquanto o filme não vem, conheça os personagens, saiba mais sobre faroeste e ouça a ótima trilha sonora!

QUEM É QUEM EM DJANGO LIVRE

Quem é quem em Django Livre

BANG BANG À TARANTINO
Quentin Tarantino é assumidamente fã do gênero faroeste e de seu principal realizador, o italiano Sergio Leone, de Por um Punhado de Dólares, que deu o pontapé inicial na produção desses filmes na década de 60 e que acabaria revelando o ator Clint Eastwood, mais tarde também diretor. Não por acaso, Django Livre é inspirado em Django, um filme de 1966 dirigido por Sergio Corbucci e estrelado por Franco Nero, que faz uma ponta na versão de Tarantino.

Conhecido também como western spaghetti – e por aqui como bang bang à italiana – esses filmes trazem personagens que são uma mistura de pistoleiros com gangsters, homens de poucas palavras que buscam dinheiro e vingança sem economizar no calibre de suas armas. Em uma versão tarantinesca, acrescentemos alguns litros de sangue.

TRILHA SONORA
Na já divulgada trilha de Django Livre encontramos mais referências aos clássicos. Isso porque além das músicas originais, o filme traz um mashup de James Brown e 2Pac e outras canções de Ennio Morriconne, compositor italiano que começou lá nos anos 60 fazendo trilha para os filmes de Sergio Leone.

Ouça abaixo:


CONFIRA O TRAILER LEGENDADO

Por Mariana Morais

Atualizado em 28 Dez 2012.