Guia da Semana

O cinema nacional vive uma de suas fases mais produtivas e, também, mais populares. Com recorde de lançamentos em 2013, o público tem à sua disposição uma variedade de títulos e gêneros que começam a competir (ou apenas compartilhar o espaço de forma mais equilibrada) com as estreias internacionais.

Para incentivar esse crescimento, o Guia da Semana vai manter os cinéfilos informados sobre os principais filmes brasileiros em cartaz. Confira:


O Lobo Atrás da Porta


Inspirado por um crime ocorrido nos anos 60 no Rio de Janeiro, Fernando Coimbra mergulha na intimidade de um triângulo amoroso, mostrando diferentes versões de um mesmo fato: o sequestro de uma criança. Saiba o que esperar do filme.

O Menino e o Mundo


A animação brasileira foi um dos filmes nacionais mais elogiados do ano pelos críticos e venceu o Festival de Animação de Annecy (como fez “Uma História de Amor e Fúria” em 2013). O filme, de Alê Abreu, conta a história de um menino que perde o pai e resolve deixar sua aldeia para conhecer o mundo de fora. Lá, ele encontra as mais estranhas criaturas, incluindo bichos híbridos de máquinas.

Praia do Futuro


No longa de Karim Aïnouz, Wagner Moura vive um salva-vidas que tem a vida marcada por um resgate fracassado na Praia do Futuro, em Fortaleza, e abandona a família para viver em Berlim com o amigo da vítima. Anos depois, seu irmão mais novo decide procurá-lo. Saiba o que esperar do filme.

Tim Lopes – Histórias de Arcanjo


Com roteiro escrito por Bruno Quintella, filho de Tim Lopes, o documentário investiga a vida e a carreira do jornalista morto em 2002 durante uma reportagem sobre o tráfico.

Do Lado de Fora


Dois amigos adolescentes vão pela primeira vez à Parada LGBT em São Paulo, levados pelo tio de um deles. Lá, conhecem outro garoto e decidem fazer um pacto: até a próxima parada, todos sairão do armário.

Outros:

Jogo das Decapitações (Sérgio Bianchi, 2013, 96’, drama, 16 anos)

Tarja Branca (Cacau Rhoden, 2013, 80’, documentário, Livre)

A Farra do Circo (Roberto Berliner, 2013, 94’, documentário, 14 anos)

A Primeira Missa ou Tristes Tropeços, Enganos e Urucum (Ana Carolina, 2014, 90’, comédia, 16 anos)

Avanti Popolo (Michael Wahrmann, 2013, 72’, drama, 12 anos)

Os Homens São de Marte... E É Para Lá que eu Vou (Marcus Baldini, 2014, comédia, 14 anos)

Riocorrente (Paulo Sacramento, 2014, 79’, drama, 14 anos)

Setenta (Emília Silveira, 2013, 96’, documentário, 12 anos)

Por Juliana Varella

Atualizado em 24 Jun 2014.