Guia da Semana

Princesas de Atitude

Merida, a princesa ruiva e de personalidade forte da Pixar, chega aos cinemas. Relembre outras garotas nobres e cheias de atitude

Elas não são frágeis, não buscam um príncipe encantado, tão pouco se preocupam em aprender atividades domésticas ou em manter cabelos penteados, pele bem cuidada e roupas impecáveis. As princesas de hoje em dia não são mais como antigamente. 

>> Confira as estreias da semana
>> Relembre filmes inspirados em contos de fadas
>> Top 10 traz os filmes mais vistos do fim de semana

Um bom exemplo é Merida, protagonista de Valente, a nova animação da Pixar, que chega aos cinemas em 20 de julho. Ela tem o temperamento forte, é impetuosa e craque no arco e flecha, para o desgosto da mãe, que sonhava com a filha se casando e sendo uma boa dona de casa.

Mas essa não é a primeira princesa rebelde do universo cinematográfico. Recentemente, adaptações para as telonas transformaram a doce Branca de Neve em uma brava guerreira, enquanto a indefesa Rapunzel ganhou uma versão aventureira.

Relembre algumas princesas cheias de atitude dos cinemas.

Princesa guerreira: Mulan (voz de Lea Salonga)
Filme: Mulan 
(1998) 

O filme inspirado na lenda chinesa de Hua Mulan conta com uma verdadeira guerreira como protagonista. Apesar de não ser filha de um rei ou casada com um príncipe, ela é considerada uma das princesas da Disney.

Na histrória, ambientada no ano 450, a jovem Mulan se mostra uma pessoa cheia de virtudes e com um grande coração, capaz de se disfarçar de homem, vestir a armadura e ir para a Guerra no lugar de seu pai, que já está velho e doente. 

Mesmo correndo o risco de ser condenada à morte se descoberta, ela não desiste dos seus princípios e encara o perigo com muita coragem.

 

Princesa do pântano: Fiona (voz de Cameron Diaz)
Filmes: Shrek, Shrek 2, Shrek Terceiro e Shrek Para Sempre

No início da trama, Fiona era, sim, o exemplo perfeito de princesa: doce e em apuros. Presa no alto de uma torre, a jovem bela e com porte nobre foi libertada pelo ogro mais querido da história, Shrek. Na volta para o castelo, o segredo de Fiona veio à tona: uma maldição fazia com que ela se transformasse em ogra com o anoitecer. E foi essa forma que ela escolheu para sua vida depois de conhecer Shrek.

Forte, guerreira e cheia de personalidade, a princesa enfrentou a família para casar com seu amado e viver no conforto do Pântano, com direito a banho de lama e muitos gases liberados sem o menos pudor.

 

Princesa aventureira: Alice Kingsleigh (Mia Wasikowska)
Filme: Alice no País das Maravilhas 
(2010)

Em 2012, Tim Burton levou aos cinemas uma nova versão para a história de Charles Lutwidge Dodgson. No filme protagonizado por Mia Wasikowska, Alice está com 19 anos e nem se lembra da primeira vez em que esteve no País das Maravilhas.

Porém, numa festa da nobreza em Londres, ela descobre que está prestes a ser pedida em casamento e foge desesperada. É quando encontra um coelho branco, começa a segui-lo e vai parar no lugar onde esteve quando tinha seis anos.

Dessa vez, ela tem que encarar o medo para entrar no castelo da Rainha de Copas, procurar a espada de Vorpal e matar Jaguardarte.

 

Princesa descolada: Rapunzel (voz de Mandy Moore)
Filme: Enrolados
 (2010)

No conto original, Rapunzel é uma jovem indefesa, presa numa torre, que é salva por um príncipe encantado. Porém, na adaptação feita pela Disney em 2010, a garota das madeixas douradas de 21 metros de comprimento entende de luta, estratégia e sabe se defender muito bem.

Para sair da torre, se alia a Flynn Rider, o bandido mais sedutor e procurado do reino -nada convencional para um "príncipe encantado" -, com quem faz um acordo: ele a ajuda a fugir e ela lhe devolve a valiosa tiara que tinha roubado. 

 

Princesa "Robin Hood": Snow White (Lily Collins)
Filme: Espelho, Espelho Meu (2012)

Talvez a mais doce de todas as princesas da seleção, a Branca de Neve interpretada por Lily Collins na versão do cineasta indiano Tarsem Singh tem um motivo para estar aqui. Depois de ser expulsa do castelo e abandonada na floresta a mando da madrasta (Julia Roberts), ela se une a um bando de ladrões contraventores.

Depois de aprender a lutar e a usar uma espada, a princesa e os anões passam a roubar o dinheiro que deveria ser levado para a madrasta, no castelo, e distribuir tudo entre os moradores da aldeia, que vivem na miséria.

Empunhando a espada, a garota chega a lutar inclusive contra o príncipe (Armie Hammer).

 

Princesa que se impõe: Snow White (Kristen Stewart)
Filme: Branca de Neve e o Caçador (2012)

A versão de Rupert Sanders recupera a atmosfera sombria do conto dos Irmãos Grimm, trazendo Kristen Stewart como a princesa protagonista e Charlize Theron no papel da rainha má.

Na trama, Snow White, que é mantida presa desde a morte de seu pai, mergulha nos esgotos do castelo para conseguir fugir do cativeiro, mas logo é perseguida por um caçador contratado pela madrasta. Porém o homem resolve ajudar a garota em sua fuga, e ensina a arte da guerra para ela, enquanto planejam a retomada do castelo.

Vestida com armaduras, montada num cavalo e liderando um exército, a princesa encara a magia negra usada pela madrasta e enfrenta sua ira sem abaixar a cabeça nem se intimidar.

 

Princesa livre e corajosa: Merida (voz de Kelly Macdonald)
Filme: Valente 
(2012)

Ela é ruiva, tem o cabelo enrolado e todo bagunçado, o rosto redondo e não se preocupa nem um pouco com a aparência. O importante é que o vestido seja bem confortável para que consiga monta a cavalo e atirar suas flechas para todos os lados. Essa é Merida, a primeira princesa da Pixar.

Ela quer ser livre e dona do próprio destino, e para fugir de um casamento combinado pelos pais, Merida procura uma bruxa e acaba transformando a própria mãe num urso. Enquanto tenta desfazer essa confusão, mãe e filha descobrem que precisam aprender a ouvir as opiniões uma da outra.

Atualizado em 30 Jul 2012.

Por Mariana Viola
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Apresentadores erram e dão Oscar para o filme errado; confira os vencedores

“Moonlight” vence e mostra reação do Oscar às polêmicas de 2016 e a Trump

17 filmes para assistir no NOW durante o feriado de Carnaval

De terror a animação, confira filmes que vão te entreter nesse feriado

Logan: "filme definitivo" do Wolverine chega aos cinemas

Longa marca a despedida de Hugh Jackman do personagem que viveu por 17 anos

Um Limite Entre Nós: filme indicado ao Oscar chega ao Brasil em cima da hora

Longa traz Denzel Washington e Viola Davis em atuações singulares

13 filmes indicados ao Oscar que você pode assistir em casa agora mesmo

Do premiado “A Chegada” ao emocionante “Fogo no Mar”, veja quais são os filmes do Oscar para assistir no NOW

Confira os melhores momentos da passagem de Hugh Jackman pelo Brasil