Guia da Semana

Com o lançamento de Django Livre e os 20 anos de Cães de Aluguel os fãs de Quentin Tarantino podem encontrar uma grande programação dedicada ao cineasta em São Paulo. Isso porque acontecem mostras que exibem tanto filmes dirigidos por Tarantino, quanto os seus favoritos e que influenciaram suas obras de alguma maneira.

+ Saiba mais sobre Django Livre, o bang bang à Tarantino
+ Veja as estreias do cinema desta semana
+ Confira a programação do cinema alternativo em SP

É o caso da Mostra Tarantino, que acontece entre 15 e 20 de janeiro, no MIS, e exibe desde os Westerns Spaghetti, passando pelo Blaxploitation até filmes asiáticos que influenciaram o cineasta. Entre eles estão O Grande Golpe, de Stanley Kubrick; Ajuste final, de Joel e Ethan Coen; Django, de Sérgio Corbucci e Yojimbo, de Akira Kurosawa.

Já na Mondo Tarantino, com sessões no CCBB (entre 20/02 e 17/03) e no Cinusp (entre 25/02 e 15/03), a mostra traz além dos clássicos dirigidos por Tarantino – Pulp Fiction, Cães de Aluguel, Kill Bill, Bastardos Inglórios-, alguns episódios das séries C.S.I e Plantão Médico, que também contaram com sua direção.

Quentin Tarantino também é ator e fez pontas nos própiros filmes Cães de Aluguel e Pulp Fiction. Em Um Drink no Inferno, dirigido por Robert Rodriguez, ele não só atua como assina o roteiro. Outros filmes em que Tarantino é roteirista e fazem parte da programação são Assassinos por Natureza, de Oliver Stone; e Amor à Queima Roupa, de Tony Scott. Já na lista de filmes que influenciaram o cineasta estão desde Carrie, a Estranha até Taxi Driver e a Outra Face da Violência.

Para terminar, na Cinemateca há três exibições de Cães de Aluguel na programação da mostra Verão de Clássicos. É Tarantino para dar e vender.

Atualizado em 17 Jan 2013.