Guia da Semana

Chega aos cinemas na próxima sexta-feira o esperadíssimo Universidade Monstros, prólogo de Monstros S. A. que contará como os assustadores Mike e Sulley se conheceram. Com o novo filme, a animação de 2001 (sim, já faz mais de dez anos!) se junta ao time cada vez mais crescente de sucessos que geraram franquias multimilionárias – como a trilogia Toy Story e as quadrilogias Shrek e A Era do Gelo.

+ Confira os filmes infantis em cartaz
+ Veja os filmes de super-heróis que não foram baseados em quadrinhos

Conheça outros longas animados que ganharão sequências nos próximos anos:

Monstros S.A. (2001) – Universidade Monstros (2013)

Montagem com Monstros S. A. e Universidade Monstros

Em Monstros S. A., conhecemos a dupla Mike e Sulley: dois assustadores profissionais, que passam os dias entrando em quartos de criancinhas para acumular gritos – uma energia importante para o mundo dos monstros. A confusão começa quando uma menininha (a fofa Boo) atravessa a porta que divide os mundos e se torna protegida da dupla. Em Universidade Monstros, voltamos aos tempos de faculdade, quando Mike era um jovem estudioso, porém pouco assustador, e Sulley era naturalmente apavorante, mas preguiçoso para os estudos.

Meu Malvado Favorito (2010) – Meu Malvado Favorito 2 (2013)

Montagem com Meu Malvado Favorito 1 e 2

O rabugento Gru é tão malvado que tem o plano de roubar a lua e, para alcançar esse objetivo, está disposto a se aproveitar de três pequenas órfãs, fingindo adotá-las. Na sequência, que estreia em julho no Brasil, o supervilão estará vivendo uma rotina bem diferente: cuidando da casa e criando as meninas. Na falta do vilão, porém, outra pessoa começa a praticar novos crimes grandiosos. Ao lado de uma nova parceira, Gru perseguirá essa nova ameaça, assumindo o papel do herói.

Rio (2011) – Rio 2 (2014)

Montagem com Rio 1 e 2

Em 2011, o brasileiro Carlos Saldanha (famoso por A Era do Gelo) colocou o país em foco ao contar a história da arara azul Blu – uma ave rara que é capturada pelo contrabando, criada por uma americana e destinada a se acasalar com outra de sua espécie (Jade) para evitar a extinção. Os dois, porém, passam a ser perseguidos por contrabandistas e se perdem no Rio de Janeiro. Em Rio 2, Blu e Jade têm filhotes e decidem viajar para a Amazônia para vivenciar a natureza selvagem.

Como Treinar Seu Dragão (2010) – Como Treinar Seu Dragão 2 (2014)

Montagem com Como Treinar Seu Dragão 1 e 2

O pequeno vicking Soluço era um garoto diferente: ele não queria matar dragões, mesmo sendo filho de um grande caçador. Um dia, ele ajuda um dos dragões mais perigosos da região a recuperar sua cauda, e acaba ganhando um poderoso parceiro. A sequência do filme já foi anunciada para 2014 e deve se passar anos depois, com Soluço a caminho de se tornar o chefe da tribo.

Procurando Nemo (2003) – Procurando Dory (2015)

Montagem com Procurando Nemo e Procurando Dory

O simpático peixe-palhaço Nemo e a esquecida Dory marcaram a infância de muitos adolescentes de hoje, falando baleiês e cruzando as águas da Austrália com a missão de reunir Nemo e seu pai, Marlin. Em 2015, será a vez de Dory se perder numa aventura pela Califórnia, cujos detalhes ainda não foram revelados. O que se sabe é que Ellen Degeneres voltará a dublar a peixinha.

Por Juliana Varella

Atualizado em 23 Jun 2013.