Guia da Semana

Se você é nerd, geek ou aprendiz de Jedi, provavelmente já garimpou todas as informações possíveis e reviu todos os filmes (e séries, e livros, e jogos) para se preparar para a maior estreia do ano: “Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força”. Agora, se você tem um pé um pouco mais fincado no “mundo real” e não sabe tanto assim sobre a saga, mas ainda está disposto a conferir o novo filme, aqui vai um guia prático para te ajudar nessa jornada.

Que a Força esteja com você!

[Cuidado: contém spoilers!]

1: Afinal, o que é essa tal de Força?

A Força é uma espécie de poder espiritual que pode ser canalizado em determinadas pessoas para, entre outras coisas, aguçar a percepção, controlar mentes, mover objetos e até permitir a comunicação com os vivos após a morte (Obi Wan se comunica com Luke dessa forma nos episódios V e VI). Existem dois lados da Força – o lado luminoso (representado pelos cavaleiros Jedi) e o lado negro (ou sombrio, representado pelos lordes Sith e por Darth Vader, um ex-Jedi).

2: Sith, Jedi... Conta mais.


Os Sith e os Jedi são todos guerreiros seguidores da Força, mas em lados opostos. Os Sith priorizam o poder que emana do ódio e da paixão, enquanto os Jedi valorizam o conhecimento, a paz e a harmonia. No campo de batalha, seus poderes são equivalentes. Yoda, Obi Wan e Luke Skywalker são Jedis, enquanto Darth Maul e Darth Sidious (Imperador Palpatine) são Sith. Darth Vader é uma mistura dos dois, pois foi Jedi na juventude e se converteu ao Lado Negro.

3: E aquela história de “Eu sou seu pai”?

Essa é a grande história que se desenvolve ao longo dos seis filmes. Nos três primeiros episódios, conhecemos Anakin Skywalker, um garoto que treina com Obi Wan Kenobi para se tornar um mestre Jedi. Ele se apaixona e se casa com a senadora Padmé Amidala, mas, aos poucos, vai se frustrando com o fato de não poder usar todo o seu poder e acaba sendo seduzido por Palpatine para o Lado Negro da Força.

No terceiro filme, Anakin quase morre numa batalha contra seu mentor e, no quarto, retorna como o lorde Darth Vader. Amidala, seriamente ferida por Anakin, morre ao dar à luz dois filhos: Luke e Leia. Os dois são criados separadamente e serão protagonistas dos episódios IV a VI, sem saber que são irmãos e, muito menos, filhos do imperador do mal.

4: Então “Star Wars” é uma saga de seis filmes?

Não exatamente... Em primeiro lugar, foram lançados apenas três filmes – os episódios IV, V e VI (que, na época, ainda não tinham esses números). Durante esse período, George Lucas permitiu que alguns autores escrevessem histórias paralelas, expandindo o universo para novas sagas literárias – como a do Comandante Thrawn, criada por Timothy Zahn como uma continuação dos filmes.

16 anos depois do último episódio, chegou aos cinemas uma nova trilogia, que se encaixaria antes da anterior e ganharia os títulos de episódios I a III. Hoje, os filmes são considerados “canônicos”, enquanto as dezenas de livros, séries animadas e quadrinhos são rotulados como “universo expandido”.

5: Agora ao que interessa: onde entra o Harrison Ford?


Ford interpreta Han Solo, um mercenário espacial que viaja a bordo de uma nave chamada Millenium Falcon e tem como copiloto um wookie (espécie peluda, grande e fiel) chamado Chewbacca. Han começa a ajudar Luke por dinheiro, mas acaba se tornando o melhor amigo do herói e se apaixonando por Leia, uma princesa que eles resgatam dentro da Estrela da Morte. Ele não tem nenhuma ligação com a Força, mas tem muitos amigos e inimigos, incluindo o gângster Jabba e o mercenário Lando Calrissian.

6: Estrela da Morte?

A Estrela da Morte já foi construída duas vezes e não será surpresa se aparecer novamente no Episódio VII. Ela é uma estação espacial esférica planejada por Darth Vader para servir de base do exército e destruir planetas inteiros com um raio laser gigantesco. Luke destrói a Estrela no Episódio IV, mas no VI ela aparece sendo reconstruída, só para ser explodida novamente pela Aliança Rebelde.

7: Aliança Rebelde? Pensei que fossem só Siths contra Jedis...

Desde que Palpatine (um Sith) transformou a República em Império no episódio III, uma Aliança Rebelde se formou para tentar recuperar a democracia. Leia é uma das principais líderes desse movimento, tramando secretamente contra o herdeiro de Palpatine, Darth Vader.

8: Quem são aqueles soldados com capacetes brancos?


Esses são os soldados de Vader, os Stormtroopers. Sua história tem a ver com a Guerra dos Clones, uma batalha que teria acontecido entre os episódios II e III, por isso, é a parte mais complicada. Em resumo, quando a República estava nos seus últimos anos, já bastante influenciada pelos Sith, um exército de clones (feitos a partir de um caçador de recompensas chamado Jango Fett) foi criado para combater os separatistas. Quando a guerra acabou, a República se transformou num Império e os clones que restaram se tornaram Stormtroopers.

9: Jango Fett... Tem algo a ver com Boba Fett?

Jango Fett é o “pai” de Boba Fett, um dos vilões mais queridos pelos fãs. Na verdade, Boba é um clone de Jango, mas que não cresce rapidamente como os outros e é criado como um filho pelo original. Depois da morte de Jango, Boba se alia a Jabba e se torna arqui-inimigo de Han Solo.

10: E aqueles robôs?

Há muitos robôs no universo de Star Wars, mas os dois mais importantes são C-3PO e R2-D2. O primeiro é um androide alto e dourado que fala milhares de línguas e se preocupa muito com códigos de etiqueta. Ele foi construído por Anakin para ajudar sua mãe e, depois dos eventos da primeira trilogia, teve a memória apagada e foi criado pela família adotiva de Leia. No episódio IV, ele aparece como um enviado de Leia com uma mensagem para Obi Wan sobre a Estrela da Morte, e é quando conhece Luke.

Já R2-D2 é um robô que armazena e projeta hologramas, consegue se conectar com circuitos elétricos e ajuda a manter e controlar naves espaciais. Ele era um assistente de Amidala e se torna parceiro inseparável de C-3PO quando ela conhece Anakin. No quarto filme, é R2 que armazena a mensagem de Leia e, junto com C-3PO, é vendido a Luke. Mais tarde, o robô se torna copiloto do herói na nave X-Wing.

11: Para terminar, quem é Yoda?

Yoda, uma criaturinha verde e idosa, é quem treina Luke para se tornar um cavaleiro Jedi e, assim, encerrar o império de Darth Vader e iniciar uma nova Ordem Jedi (destruída na ascensão do império). Antes disso, Yoda tinha sido o grande mestre do Conselho Jedi e cuidado do treinamento das crianças, antes de ganharem seus próprios mestres. Yoda morre no episódio VI, depois de confirmar a Luke que ele era filho de Vader.

12: Agora que já sei tudo sobre os primeiros filmes, o que devo esperar do próximo?

O Episódio VII, por enquanto, é um grande mistério para os fãs. O filme é o primeiro produzido pela Disney (que comprou a LucasFilm em 2012), mas não é o primeiro a não ser dirigido por George Lucas (o criador só dirigiu os eps. I a IV). O diretor é J.J. Abrams, que também fez os novos filmes de Star Trek e se considera um grande fã.

O enredo está sendo mantido em segredo e já foi dito que os livros do universo expandido não serão levados em conta – mas nunca se sabe. Nos livros, Leia e Han têm um casal de gêmeos, que seguem lados opostos da Força.

O que se sabe é que história se passa trinta anos após os eventos do ep. VI e que os protagonistas da série original estarão no elenco: Mark Hamill como Luke, Carrie Fisher como Leia, Harrison Ford como Han, Peter Mayhew como Chewbacca, Anthony Daniels como C-3PO e Kevin Baker como R2-D2). Além deles, teremos Oscar Isaac, Domnhall Gleeson, Gwendoline Christie, Adam Driver, Andy Serkis (fazendo um personagem digital), Lupita Nyong’o e Max Von Sydow.

"Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força" estreia nos cinemas brasileiros no dia 17 de dezembro. Confira o trailer aqui.

Por Juliana Varella

Atualizado em 18 Dez 2015.