Guia da Semana

10 dicas para incrementar sua carreira

Pequenas mudanças podem ajudá-lo a sair da estagnação no trabalho

Falta de reconhecimento profissional, de aprendizado e de alinhamento com os objetivos da empresa são alguns sinais importantes de estagnação no trabalho. Mas quem enfrenta esse cenário não precisa se desesperar. Com algumas atitudes simples, é possível incrementar a carreira e se sentir mais realizado profissionalmente.

+ Aprenda como se maquiar para o trabalho
+ Conheça os alimentos que ajudam a aliviar o estresse
+ Filmes que podem estimular a sua carreira

"Muitas vezes, as pessoas se sentem confortáveis com seu emprego e não percebem a estagnação profissional, pois conseguem pagar as contas e têm outros problemas para cuidar. A dificuldade em planejar ou provocar mudanças é um quadro muito comum", analisa Alex Falararo, consultor, coach e sócio da Coaching 4 Change

De acordo com o especialista, o primeiro passo para concretizar uma mudança na carreira é analisar o momento presente e mapear metas para o futuro. Depois desses dois primeiros passos, o profissional precisa traçar rotas para chegar aonde deseja. "O único responsável por fazer mudanças acontecerem em nossas vidas somos nós mesmos. E o planejamento é uma solução para perder o medo, pois ameniza o sentimento de insegurança diante de um período de transição, além de reafirmar a certeza sobre o caminho que deseja seguir", observa.

Se você deseja crescer profissionalmente e ainda não sabe como, confira abaixo dez dicas do coach Alex Falararo para incrementar a carreira:

1. Mantenha o aprendizado em alta
"Quando paramos de aprender, é hora de começar a mudar, pois o aprendizado abre horizontes e nos permite melhorar a cada dia - desde o autoconhecimento ao aprendizado técnico".

2. Inove no método de trabalho
"Não seja estático no exercício de suas funções. Procure interagir com outras áreas e tente ajudá-las a otimizar a utilização do seu trabalho".

3. Aprenda a ouvir e buscar feedback
"Se seu chefe nunca comentou sobre seu desempenho, pergunte o que ele acha sobre os resultados que você traz e mostre que você quer melhorar. Mas, antes disso, faça uma autocrítica".

4. Faça por merecer
"Não espere uma promoção, um bônus ou um elogio caírem do céu. Mostre sua proatividade, interesse e empenho pelo trabalho".

5. Apareça no mercado de trabalho
"Mesmo se não quiser sair da empresa, gaste uma ou duas horas por mês procurando oportunidades profissionais e enviando currículo".

6. Melhore seus relacionamentos
"Invista mais tempo conversando com as pessoas, assim você estreita relacionamentos, aumentando a probabilidade de uma promoção, indicação ou de recomendação para outros projetos e áreas".

7. Conheça as novidades do seu ramo de atuação
"Isso forma um profissional com maior eloquência sobre sua área e domínio diante dos clientes e superiores, somando pontos à sua imagem".

8. Busque qualificação
"Não invista apenas em tempo de planejamento e de leitura, mas também em conhecimentos teóricos e práticos e em novas tecnologias e processos. Aprenda o que ninguém sabe".

9. Defina o valor do seu trabalho
"A cada ano que passa, sua experiência aumenta e passa a valer mais. É importante estabelecer um objetivo financeiro para sua carreira, pois isso ajuda a tomar decisões para torná-lo real".

10. Viva experiências diferentes
"Trabalho voluntário, viagem para outros países e envolvimento com projetos sociais ou espirituais pode ajudar a ampliar a perspectiva de atuação da carreira profissional". 

Atualizado em 27 Ago 2014.

Por Conceição Gama
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Casal posta fotos de viagens estilo mochilão com filhos pequenos e faz sucesso no Instagram

8 decorações de Natal do Pinterest que vão te inspirar

Confira uma galeria com imagens inspiradoras para decorar sua casa para o Natal

Capas de jornais lamentam acidente da Chapecoense um dia após a tragédia

Com homenagens, veículos de todo o mundo repercutem o acidente aéreo

Youtuber fitness compartilha luta contra câncer nas redes sociais

Cheyann Shaw usa o Instagram para compartilhar o dia a dia com a doença e inspirar seus seguidores

Lindo! Americana adota seis irmãs para não separá-las

"Eram todas ou nenhuma para mim", disse Lacey Dunkin à revista People

Amizade entre cachorro e garoto de três anos conquista a internet

Buddy e Reagan são as novas fofuras das redes sociais