Guia da Semana

Lidar com o fim de um relacionamento não é fácil para ninguém, independentemente da idade e fase da vida. Mas com algumas atitudes positivas, no entanto, é possível passar por esse momento de dor de uma forma menos traumática.

+ Odeio meu chefe. E agora?
+ Dicas para incrementar sua carreira
+ Aprenda como fazer banhos para atrair o amor

De acordo com a terapeuta e coach Erica Aidar, o sentimento pelo fim de uma relação varia. "Quem termina geralmente sente dúvida e medo de se arrepender, além de pena, porque sabe que magoou o outro. Mas há um alívio muito grande também. Já o outro lado tem uma sensação de culpa e de responsabilidade por não ter sido o que o ex-parceiro esperava, além de um forte abalo na autoestima. Mas o principal, para todos, é o sentimento de perda. Quando terminamos uma relação, estamos matando um plano que tínhamos feito e isso é desgastante para qualquer um", observa.

Erica Aidar explica que homens e mulheres vivenciam o término de um relacionamento de forma diferente. Segundo a terapeuta, mesmo quando não está mais interessado na antiga parceira, o homem carrega um sentimento de posse física sobre a mulher, que gera um incômodo durante algum tempo, principalmente se ele souber de um novo affair da ex. Já as mulheres, quando não superaram o ex, tendem a se comparar com as novas namoradas do antigo parceiro.

Segundo a coach, no entanto, independentemente de ser homem ou mulher, quanto mais lembranças do ex no dia a dia, mais difícil e longa é a etapa de superação. Mas quando o ex é um colega de trabalho ou estudos, vizinho, amigo da família ou parente, o que fazer? "Quando é impossível excluir o ex do dia a dia, evite criar um ambiente de animosidade. Vai ser melhor para você também", orienta.

Como superar

Erica Aidar explica que o tamanho e a duração do sofrimento não têm, necessariamente, a ver com o tempo de relacionamento. "Por exemplo, um casamento de 20 anos pode acabar aos poucos, então quando um dos dois coloca um ponto final, o outro consente tranquilamente. E, às vezes, um namoro de poucos meses gera um sofrimento de anos", pondera. Confira abaixo as dicas da coach para superar o término de um relacionamento mais rapidamente e voltar a se sentir feliz:

1. Cuide de você mesmo
"Use roupas de que você gosta, cuide do cabelo, da saúde... Durante o tempo de luto, muita gente se esquece de cuidar de si. Isso só vai piorar sua autoestima, então se esforce pra manter o corpo e a aparência em ordem".

2. Mantenha amigos e familiares por perto
"Entes queridos são muito importantes nos momentos de dor. Se você se afastou dos amigos e da família por causa do ex, retome os contatos e aprenda a não fazer mais isso".

3. Evite guardar coisas que lembrem o ex
"Fotos, presentes e objetos pessoais podem reavivar a lembrança, que é dolorida. Jogue tudo fora".

4. Apague todos os contatos do ex
"Se você não tem interesse em reatar, o melhor é apagar da agenda o telefone e o e-mail do ex. Essa atitude evita que você entre em contato com o ex em um momento de fraqueza e depois se arrependa. Siga em frente, não deixe resquícios para ficar se martizando".

5. Evite ir a lugares onde você pode encontrar o ex
"É melhor evitar esses locais quando o relacionamento acabou há pouco tempo, para não se torturar e não torturar o outro".

6. Não use os filhos como instrumento de manipulação
"Você pode estar com muita raiva ou magoada com o ex, mas jamais misture as bolas: marido é uma coisa e pai é outra. Os filhos também sofrem com a separação e, no caso de alienação parental, eles saem como maiores prejudicados".

7. Faça exercícios físicos
"Movimentar o corpo ajuda a produção de endorfina, hormônio ligado ao prazer e ao bem-estar. Faça uma caminhada, pratique esportes, vá para a academia ou saia para dançar".

8. Evite e consumo de álcool e drogas
"O consumo excessivo de álcool e drogas não vai aliviar sua tristeza, só vai prejudicar a sua saúde".

9. Saiba que você vai se apaixonar de novo
"Se você viveu algo bonito com o ex, tenha consciência de que você pode e vai viver isso com outras pessoas. Mesmo que demore um tempo, você vai se apaixonar e vivenciar um novo amor".

10. Procure ajuda profissional
"Se depois do fim de um relacionamento você se sente desanimado, não tem vontade de trabalhar e não sente prazer em nenhuma atividade, é muito importante procurar ajuda e orientação profissional. Esses são sintomas de depressão, que é uma doença muito séria e precisa ser tratada o mais rápido possível".

Por Conceição Gama

Atualizado em 3 Out 2014.