Guia da Semana

2012 começa e, aproveitando as novas energias, muitos canais trazem novidades para sua programação. Pensando nisso, O Guia da Semana fez uma compilação das principais novidades da TV:

>> Globo
Uma novidade do canal é que a TV Globinho passa a ser transmitido apenas de sábado para dar lugar ao programa de Fátima Bernardes.

No dia 7 de janeiro, a emissora estreia a versão animada do Sítio do Picapau Amarelo, que promete resgatar a magia de Monteiro Lobato. Baseado na obra Reinações de Narizinho, a cada episódio, a série traz uma nova história conduzida por Narizinho, Pedrinho e Emília.

Dia 10 de janeiro começa o Big Brother Brasil 12. Os participantes ainda não foram divulgados e a casa ainda está em reforma. O que se sabe até o momento é que os competidores são muito parecidos com os das primeiras duas temporadas.

De 10 a 13 de janeiro de 2012, a Globo passa a minissérie Dercy de Verdade, com Luiza Périssé, sua mãe Heloísa Périssé e Fafy Siqueira

Logo em seguida, a partir do dia 17 de janeiro, a Globo coloca em sua grade horária a minissérie O Brado Retumbante. Em oito episódios, o autor Euclydes Marinho mostra as reviravoltas na vida do deputado Paulo Ventura, que assume a Presidência da República da noite para o dia.

Em abril, o programa Casseta & Planeta volta reformulado depois de um ano fora da TV. Tudo muda, a começar pelo nome, que agora é Casseta & Planeta Vai Fundo. Com cara nova, a cada semana, um novo assunto é tratado com um cenário montado na rua. No lugar de Maria Paula, entram para completar o elenco Miá Mello, a Teena de Legendários, e Maria Melilo, ex-BBB.

No mesmo mês, está previsto para começar Gabriela, remake da novela exibida em 1975 com Sônia Braga no papel principal. A nova versão é escrita por Walcyr Carrasco, dirigida por Mauro Mendonça Filho e traz Juliana Paes.

>> SBT
Na segunda, 9 de janeiro de 2012, o canal volta a exibir a novela Pícara Sonhadora. A produção entra no lugar de Amigas & Rivais, que termina dia 10.

No dia 2 de janeiro, o SBT exibe o Victoria's Secret Fashion Show após terminado os processos de dublagem, transmite o desfile que aconteceu em novembro de 2011.

A partir de 28 de janeiro, todos os últimos sábados do mês serão de Dia no Parque. No programa, os apresentadores Yudi e Priscila comandam diversos games e desenhos da Warnes Bros, como Looney Tunes, Liga da Justiça e Penélope Charmosa, diretamente do Hopi Hari.

No mês de fevereiro, entra na programação do canal o SBT Folia. Esse ano, o canal vai transmitir o desfile das escolas do Gurpo de Acesso de São Paulo e Rio de Janeiro.

>> Record
2012 é um ano especial para a Record. De 27 de julho a 12 de agosto, o canal é inundado com a exibição do evento esportivo mais importante do ano: as Olimpíadas de 2012, que acontecem em Londres.

Em janeiro, no dia 24, estreia no canal a minissérie Rei Davi, sobre o rei de Israel que viveu por volta do ano 1000 a. C. Com autoria de Vivian de Oliveira, a série tem 25 capítulos e traz Leonardo Brício no papel principal.

Um dos programas mais esperados do canal para 2012 é A Fazenda 5. Sem data definida ainda, circula pela internet uma lista com os possíveis participantes dessa edição (ainda não confirmados): Nicole Bahls, Stéghany, Luiza Marillac, Viviane Araujo, Daniel Erthal, Léo Santana, Rafinha Bastos e Paulo Zulu.

A emissora coloca mais um reality em sua grade horária. O novo Amazônia é da mesma criadora do Big Brother, e leva 12 personalidades urbanas para um acampamento na selva amazônica. O formato não tem eliminações e as provas são para promover a preservação e o respeito pela floresta. Com apresentação de Victor Fasano, o prêmio de R$ 1 milhão é dividido com entidades de preservação ambiental do Amazonas.

Roberto Justus, que voltou para o canal em agosto de 2011, lança o programa de talentos Got Talent, ainda sem data definida. Além disso, Tiririca passa a integrar o elenco da “Escolinha do Gugu”.

>> Band
Uma mudança considerável que a Band sofre no novo ano é a saída do missionário R.R. Soares do canal. No lugar do programa religioso, entram para preencher as madrugadas programas que se alternam durante a semana. Entretanto, nada impede que aconteça uma mudança de última hora.

Para competir com as outras emissoras, a Band lança no dia 2 de janeiro o Mulheres Ricas. Em formato de documentário, o reality traz a vida de cinco riquíssimas, seguindo o dia-a-dia profissional e familiar delas. Escaladas para o programa estão Narcisa Tamborindeguy, Val Marchiori, Brunete Fraccaroli, Débora Rodrigues e Lydia Sayeg.

Outra novidade é o Perdidos na Tribo. Já sucesso na Espanha e em Portugal, agora o reality ganha versão nacional. Três famílias viajam para os lugares mais remotos do Planeta, onde têm de conviver em tribos indígenas primitivas e isoladas da civilização.

Na programação esportiva, a emissora traz os campeonatos de futebol nacional, a Eurocopa e a Fórmula Indy.

>> Rede TV
Uma das mais significantes mudanças da TV no Brasil em 2012 pode ser a saída doPânico na TV da Rede TV, devido a atrasos de salário e dívidas não quitadas. Vamos aguardar como vai ser no começo de janeiro.

Um novo programa que entra na grade da Rede TV é dedicado aos jovens. O Estação Teen é um game show e deve estrear no primeiro semestre do ano. E, para conquistar a meninada, o apresentador escolhido é Dudu Surita, filho do líder do Pânico.

Por Rafaella Finci

Atualizado em 10 Abr 2012.