Guia da Semana

Todo final de ano é a meeeeesma coisa. Fazemos uma lista gigante com o que queremos para nossa vida nos próximos 365 dias do ano e prometemos mundos e fundos com a certeza que tudo vai ser diferente.

+ Saiba quais os filmes que vão te ajudar no trabalho
+ Veja uma lista de filmes para salvar o seu relacionamento
+ Filmes para levantar o astral

+ 25 músicas para o seu dia ficar mais animado

Mas, é claro que não cumprimos nem a metade do que está na lista e, muitas vezes, fazemos tudo ao contrário do que colocamos no papel. Fizemos esse post pra você não achar que está sozinho no mundo e, quem sabe, dar uma forcinha para que esse ano seja diferente. ;)

Gastar menos

Você abre a fatura do cartão de crédito e “boooom”, está aquela bomba. Passamos o olho em cada item e percebemos que pelo menos 20% (no mínimo) do que esta alí, não precisaria estar.

Dica: pegue as faturas dos últimos meses e, com um marca texto, destaque o que você não precisa. Deixe em um lugar de fácil acesso e, sempre que possível, dê mais uma olhadinha.

Entrar na academia

Projeto verão só funciona em novembro, porque em dezembro você já chuta o balde nas festas de fim de ano e só pensa em começar academia depois do reveillón. Isso se você não esticar o prazo até depois do Carnaval, né?

Dica: faça a sua matricula já! Assim você vai ficar com peso na consciência por estar pagando a academia e vai se sentir obrigado a ir pelo menos uma vez por semana.

Fazer dieta ou se alimentar melhor

À tarde bate uma fominha, daí você já pensa numa porcaria deliciosa pra comer, vai lá e compra. Depois, vai pro happy hour com os amigos ou o povo do trabalho e só quer saber de petisco e cerveja.

Dica: não tem problema nenhum a cervejinha com os amigos, mas custa comer umas frutas durante o dia e uma saladona no almoço?

Estudar mais

Você já está formado e está enrolando há tempos pra fazer uma pós. Vê todos os seus amigos estudando e só vai empurrando com a barriga, sempre com a desculpa de que está sem tempo ou não tem grana.

Dica: matricule-se em um curso rápido, daqueles que não exigem que você vá todos os dias. De preferência, escolha uma área que você goste. Isso vai te dar um empurrão pra fazer a pós ou outros cursos que você goste.

Guardar dinheiro

Chega o salário e você só gasta ele pagando dividas e contas. Não sobra quase nada. Daí, você vai levando e promete que no próximo mês vai colocar o que for na sua poupança. Mas é claro que quando chega o salário, você faz a meeeesma coisa.

Dica: coloque grana na transferência automática, nem que seja R$20 reais por mês, e tente aumentar o valor gradativamente. Certeza que, quando você olhar pra sua poupança no final do ano, não vai se arrepender.

Ver mais meus amigos e família

É aquela coisa “vamos marcar?” ou “qualquer dia a gente marca”. Mentira! Quando você vê já se passaram seis meses e nada aconteceu.

Dica: não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Pense que encontrar alguém pode fazer você descobrir coisas novas ou ainda mudar o rumo de alguma coisa da sua vida.

Assistir mais filmes e ler mais livro

Foi no Netflix e adicionou mil filmes à “Minha Lista” ou, ainda, fez uma listinha com todos os filmes que vão concorrer ao Oscar e quer ver tudo antes da premiação. Ah! Fora a pilha de livros na prateleira que só vai aumentando porque, mesmo sem ler, você continua comprando todos os livros do mundo.

Dica: metas! Escolha um dia da semana e sempre veja um filme naquele dia. No caso dos livros, termine um antes de começar o outro.

Beber menos

Com você não tem tempo ruim e não interessa qual dia da semana seja: você vai sair e vai encher a cara. Quando acha que está bebendo demais, promete que vai ficar um mês sem beber, mas a promessa não dura uma semana.

Dica: escolha dois dias da semana pros drinks - no final de semana é a melhor opção. Pense que, durante a semana, você pode fazer outras coisas dessa lista, como ir na academia, ver um filme ou ler um livro.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 21 Dez 2015.