Guia da Semana

A Olimpíada é um dos eventos mais importantes do mundo e guarda diversos recordes e histórias marcantes.

Além desses fatores, os Jogos Olímpicos trazem curiosidades engraçadas, de certo modo até bizarras, que pouquíssimas pessoas sabem.

Se até cabo de guerra já foi esporte de Olimpíadas, confira essa e outras curiosidades que o Guia da Semana listou sobre os jogos:

1. O país sede que menos ganhou medalhas de ouro na história foi o Canadá, em Montreal-76 com a incrível marca de nenhuma medalha dourada conquistada.

2. O atleta mais velho a conquistar uma medalha olímpica foi o sueco Oscar Swahn, com 72 anos. Ele foi prata em Antuérpia-1920 na prova de tiro ao veado. Sim. Essa prova existia.

3. Grécia, França, Austrália, Suíça e Grã-Bretanha foram os únicos países que participaram de todos os jogos da era moderna.

4. As provas de natação só começaram a ser praticadas em piscinas em 1948. Antes eram realizadas no mar.

5. O atleta mais jovem a ganhar uma medalha foi Henry Clundey, da Grã-Bretanha, com apenas 10 anos de idade. Ele foi prata no remo, nas Olimpíadas de Estocolmo em 1912.

6. Além de cabo de guerra, que foi disputado até 1920, outras modalidades bizarras já valeram medalhas, como levantamento de peso com apenas uma mão, tiro ao pombo, voô livro de planador e jogo da palma.

7. A primeira Olimpíada a ter transmissão televisiva foi a de Londres, em 1948.

8. A Grécia é sempre a primeira delegação a ser anunciada na cerimônia de abertura. Depois, as outras delegações são chamadas por ordem alfabética.

9. O lema das Olimpíadas é o mesmo de 1900: “mais rápido, mais alto, mais forte”. Sabia dessa?

10. Na Olimpíada de Tóquio, em 1964, 1,5 milhões de pessoas assistiram a maratona. É o maior público de algum evento olímpico até hoje.

11. Um atleta japonês cometeu suicídio após perder uma luta nos Jogos de Tóquio, em 1964.

12. Quatro atletas participaram de uma Olimpíada após um intervalo de 40 anos. Foram eles: Ivan Osiier (Dinamarca), Magnus Konow (Noruega), Paul Elvstroem (Dinamarca; e Randolph Knowles (Grã-Bretanha).

13. A Olimpíada de Los Angeles, em 1984, contou com 22 mil figurantes na cerimônia de abertura. O número jamais foi batido.

Por Guilherme Schiff

Atualizado em 2 Ago 2016.