Guia da Semana

Quem está acostumado a correr nem imagina como é a vida sem treinar e participar de maratonas. Mas algumas pessoas vão além de levar uma corrida apenas como um exercício físico. Elas realmente buscam um desafio maior do que só cruzar a linha de chegada.

+ 9 esportes de verão pra fazer você suar a camisa
+ 13 piscinas de água natural mais incríveis do mundo

Reunimos alguns casos emocionantes de superação em que, cada qual com uma história de vida - história essa que faz todo o sentido para cada um deles e pra quem acredita que podemos realizar nossos sonhos. Inspire-se!

Grávida de 39 semanas

Em 2011, Âmbar Miller desparou da linha de partida da Maratona de Chicago e correu em direção à linha de chegada mesmo sentindo contrações e chutes na barriga. Ela conseguiu terminar a corrida em 6 horas, 25 minutos e 50 segundos e deu à luz a June logo depois do final da corrida. Alguma dúvida que a filhinha dela vai ser maratonista?

Lutador de Sumo

Com 430 kg, Kelly Gneiting entrou para o Guinness Book como a pessoa mais pesada a completar uma maratona. O lutador de sumô correu 11 horas , 52 minutos e 11 segundos e foi o último de 11.891 homens a cruzar a linha de chegada da maratona de Los Angeles. Os últimos serão os primeiros!

Perna biônica

Uma mulher com paralisia completou a Maratona de Londres 2012 com a ajuda de um aparelho biônico que permite a movimentação da perna. Claire Lomas completou a prova 16 dias após o inicio da maratona. É um feito notável já que Claire está paralisada do peito para baixo. O aparelho permite que pessoas com paralisia de membros inferiores fiquem de pé, andem ou subam escadas através de sensores de movimento e um sistema de computador de bordo.

8 anos de idade e 55 dias de corrida

Em 2007, a menina Zhang Huimin, de oito anos de idade, completou uma corrida entre Hainan e Pequim. São 3.558 quilômetros entre uma cidade e outra e a garotinha levou 55 dias para chegar no final da maratona. Zhang começou sua jornada em Sanya, no sul da China, e seu pai a acompanhou por todo o trajeto em cima de uma bicicleta. A menina já havia participado de uma corrida de 840 quilômetros e demorou 17 dias pra cruzar a linha de chegada.

Desenhando e correndo

É tipo assoviar e chupar cana. Como um cara consegue fazer um desenho enquanto participa de uma corrida. Em 2011, Christoph Niemann , ilustrador do New York Times, do nada decidiu fazer caricaturas durante a Maratona de Nova York. Foram 26,2 quilômetros e 45 desenhos.

101 anos com a corda toda

Para se despedir da corrida, o tataravô Fauja Singh participou de uma maratona de dez quilômetros. Em fevereiro de 2013, Singh colocou fim em uma carreira esportiva que levantou milhares de dólares para caridade e serviu de inspiração para muitos ao redor do mundo. Singh disse que começou a correr na tentativa de curar a depressão que teve depois da morte de seu filho, se mudou pra Londres com 89 anos e participou de sua primeira maratona. Em 2011, ele tornou-se o primeiro centenário a completar uma maratona.

Tecnologia ambulante

Louco por tecnologias (difícil achar que não é, né?), Joseph Tame completou a maratona de Tóquio amarrado em quatro iPhones , um iPad, um telefone Android e um monitor de freqüência cardíaca. Joseph fez isso para transmitir um vídeo ao vivo via streaming de sua localização e todos os seus dados. Foram 41 quilômetros carregando a parafernalha.

Veterano de guerra

Phil Packer é um oficial do exército que foi ferido no Iraque e em 2009 completou a Maratona de Londres arrecadando quase R$ 3 milhões para ajudar uma organização britânica que apoia veteranos feridos. Como ele estava de muleta, foram duas semanas percorrendo 41 km até cruzar a linha de chegada.

Triatlo da vida

Um pai completou um triatlo carregando, nos braços, sua filha que sofre de paralisia cerebral. A garotinha, que não pode andar nem falar, adora o ar livre, então Rick van Beek decidiu percorrer alguns quilômetros com ela no colo. Eles também passaram por provas de caiaque e bicicleta, enquanto ele pedalava, ela seguia em um carrinho puxado por ele.

Mini maratonista

Com apenas seis anos de idade, Keelan Glass corre mais do que você. Ela completou uma meia maratona de 20 quilômetros em 2 horas, 47 minutos e 30 segundos. Isso é um recorde mundial. É mole? Até hoje não existe nenhum registro de alguém mais novo que conseguiu realizar este feito. Já com cinco anos, Keelan corria de até dez quilômetros.

O rei da coordenação motora

O malabarista Joe Salter bateu o recorde mundial quando correu por 26,2 quilômetros jogando bolas de um lado para o outro. Ele é conhecido por praticar a modalidade em qualquer lugar. Pra você ter ideia, o cara já andou de bicicleta e nadou de costas por um quilômetro enquanto fazia malabarismo com três bolas.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 30 Dez 2013.