Guia da Semana

Quem nunca juntou os primos e os amigos e praticou pelo menos algum destes jogos de verão, mesmo sem ter uma prancha pra pegar jacaré ou um taco de marca pra jogar bets?

+ Saiba onde praticar Slackline em São Paulo
+ 13 piscinas de água natural mais incríveis do mundo

+ Piscinas incríveis que você vai ficar maluco pra dar um mergulho

Apesar de estarmos falando da coisa real e não do game do Master System, para se aventurar nos jogos de verão, não importa se você é atleta ou male-male pratica exercícios físicos. Basta estar de férias e ter todo o tempo do mundo!

Agora é só resgatar os esportes preferidos na lista abaixo e curtir o calorão:

Bets

Chamado também de “taco”, o bets é um esporte aparentemente complexo, mas quando se pega o jeito, é uma beleza. São duas duplas, uma lançando e a outra rebatendo, ficando um rebatedor e um arremessador em cada base. As bases ficam uma de frente para a outra, a uma distância de uns 10 metros. Cada base tem um alvo (que pode ser garrafa, lata ou qualquer coisa que seja “derrubável”). Quando a bolinha é rebatida, os rebatedores devem correr de uma base pra outra, batendo os tacos no meio do percurso, enquanto o arremessador deve buscar a bola o mais rápido possível pra tentar derrubar o alvo. Uma correria que só.

Skimboard (Sonrisal)

Provavelmente, você conhece esta modalidade como “sonrisal” ou surfe de areia. Trata-se daquela prancha – que parece uma pastilha de sonrisal – que é jogada pra deslizar no rasinho do mar, ali onde terminam as marolinhas. Você joga a prancha e corre pra pular em cima dela (tipo um skate). A vantagem desse esporte é que é a opção perfeita pra quem sempre quis surfar mas tem medo de se afogar. A desvantagem é que os tombos acontecem sem a amortecida da água.

Slackline

Talvez, esta seja uma das modalidades mais difíceis da lista. O esporte consiste num elástico esticado, amarrado em duas extremidades (caules de árvores fortes, de preferência) no qual os praticantes se equilibram caminhando, saltando e fazendo manobras tipo cambalhotas, pingando no elástico com a barriga e assim por diante. Óbvio que se manter de pé no elástico requer muita habilidade. Mas, se você não é habilidoso e quer dar uma palhinha, pode usar o slackline como balanço e ir pingando nele de bunda.

Stand Up Paddle (SUP)

Quem pensou em pegar um remo e fazê-lo de microfone pra contar piada, errou. Também conhecido como paddleboarding, o stand up paddle é uma prática que é um mix de surfe com remo. Aqui, no caso, além de requerer equilíbrio e outras habilidades, o esporte só pode ser praticado se você tiver uma prancha, um remo e alguns acessórios de segurança como um colete salva-vidas ou uma roupa de neoprene.

Frisbee

Ah, o bom e velho frisbee – ou “disquinho de jogar”. É um dos esportes mais simples da lista, já que você só vai precisar de um disco achatado pra jogar pelos ares – que até poderia ser uma tampa de lixo ou panela, mas deve ser de um material que não machuque tanto, preferencialmente. O bom do frisbee é que se ninguém quiser te acompanhar, você pode jogar sozinho pra ver até onde vai seu arremesso. Agora, se você tiver um cachorro, esse é o jogo perfeito! Os cães amam um disquinho – e nós amamos o amor deles pelo frisbee. :D

Pegar Jacaré

É a modalidade mais rústica da lista. Tudo o que você vai precisar é de um biquíni, sunga ou shorts que esteja bem preso ao corpo pra você não chegar pelado no raso. Se tiver uma prancha de isopor, legal. Se não, tudo bem. Basta você escolher uma onda boa, de altura e força razoáveis, e se posicionar de costas pra ela, porém observando a sua chegada. Antes da onda quebrar, dê impulso pra ficar no meio dela e ser arrastado pela água. Apesar de parecer simples e amador, pegar jacaré não é tão fácil assim, pois requer técnica e muitos caldos de aprendizado.

Frescobol

Um clássico das praias brasileiras, o frescobol, talvez, seja o esporte mais praticado no litoral do país – afinal, foi inventado aqui. Trata-se de um jogo com espírito fraternal pelo fato de não existirem adversários – olha que bonito? Você e seu parceiro, cada um com uma raquete na mão, tem que tentar manter a bolinha (de borracha ou tênis) pelo maior tempo possível em jogo, sempre tentando facilitar a raquetada do outro jogador. Outro esporte que também parece simples, porém, quando a bola vai pegando velocidade, fica difícil frear a bichinha.

Vôlei de Praia

Depois que se tornou esporte olímpico, o vôlei de praia ficou bastante popular no mundo todo – ele é praticado até nos lugares que não tem praia. Pra este jogo, basta uma quadra de areia, uma rede, uma bola e duas duplas. Os sets são mais curtos do que os do vôlei indoor, mas valem os mesmos três toques pra cada lado e outras regras como invasão e toque na rede. O lance da versão praia é que, como o “piso” é de areia, três pulinhos que você der já vão equivaler a um cansaço de 1h de exercício.

Futevôlei

Esta modalidade tá mais pra quem manja de futebol do que vôlei, já que jamais é permitido colocar a mão na bola. É meio impossível falar de futevôlei e não falar de Rio de Janeiro, o berço do esporte. As regras são iguais às de vôlei: o jogo é disputado em sets, por duas duplas, dois trios ou dois quartetos. Um dos lados saca, o outro tem direito a três toques – desde que não sejam dois toques consecutivos do mesmo jogador - e faz ponto quem derrubar a bola na quadra adversária ou quando o oponente mandar a bola pra fora. Vale pé, perna, joelho, coxa, peito, ombro e cabeça. Pra quem quiser dar uma de Romario e Eri Johnson, é a opção mais indicada.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 19 Nov 2014.