Guia da Semana

Se você já andou pelos parques de São Paulo e viu um grupo de pessoas tentando se equilibrar em uma fita amarrada em árvores, não pense que eles estão ficando malucos ou que fazem parte de algum grupo artístico. Eles estão praticando o Slackline.

+ 9 esportes de verão pra fazer você suar a camisa
+ 13 piscinas de água natural mais incríveis do mundo
+ Piscinas incríveis que você vai ficar maluco pra dar um mergulho

Slack... o quê?

O esporte já virou febre não só em São Paulo, mas no Brasil todo. Slackline é uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos, o que permite ao praticante andar e fazer manobras por cima.

A prática não é de hoje. Ela iniciou-se em meados dos anos 80 nos campos de escalada do Vale de Yosemite, nos Estados Unidos. Os escaladores passavam semanas acampando em busca de novas vias de escalada e nos tempos vagos esticavam as suas fitas de escalada, através de equipamentos, para se equilibrar e caminhar.

O Slackline, também conhecido como corda bamba, significa "linha folgada" e pode ser comparado ao cabo de aço usado por artistas circenses, porem sua flexibilidade permite criar saltos e manobras inusitadas.

No Brasil, o Slackline foi bastante desconhecido por muitos anos até virou febre nas praias do Rio de Janeiro em 2010. Hoje em dia, a popularidade do esporte espalhou pelo Brasil inteiro. No Centro-Oeste do Brasil, mais precisamente em Aparecida de Goiânia, existe até um Centro de Treinamento de Slackline. É o primeiro Centro de Treinamento de Slackline da América Latina, inaugurado em dezembro de 2012. O Slackline praticado em espaço indoor e com estrutura possibilita uma evolução segura dos atletas.

Saiba onde praticar Slackline em São Paulo

O pessoal do grupo Slackline São Paulo fez algumas indicações para os leitores do Guia da Semana de onde praticar o esporte: Parque esportivo do trabalhador (antigo Ceret), praça Silvio Romero e praça do Bom Parto, todos no Tatuapé. Além disso, Parque Villa Lobos, na Lapa e Parque do Carmo na Av. Aricanduva. Apesar de alguns pontos já serem famosos por abrigar adeptos da prática, não é necessário nenhum local especial para praticar o Slackline. “Importante informar que só precisamos mesmo de duas árvores saudáveis!” brinca o grupo.

Apesar de precisar de pouco para praticar, o material não é barato. O kit com a corda pode custar de R$ 180 a R$ 480 e é encontrado em lojas online como Alto Estilo, SKL Slackline e Slack Brasil.

Veja nossa seleção com alguns pontos que são ótimos para praticar esse esporte, que veio para ficar.

Parque do Ibirapuera

A galera do "slacks" costuma se reunir no Parque do Ibirapuera durante a semana, principalmente a partir das 18h, e nos finais de semana a partir das 14h. O local favorito é a área habitada por várias árvores localizada entre os portões 5 e 6 (av. Quarto Centenário), em frente ao parquinho infantil.

Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n° - (11) 5574-5505 Leia mais

Parque Villa-Lobos

Assim como no Ibirapuera, vários grupos profissionais se reúnem no Villa-Lobos para praticar a atividade, mas quem quer aprender também tem sua vez. Em épocas de calor, a grama do parque fica repleto de pessoas se arriscando no esporte.

Avenida Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 - (11) 3023-0316 Leia mais

Por Marina Marques

Atualizado em 4 Nov 2015.