Guia da Semana

A Copa das Confederações 2013 conta com oito representes. Atualmente, só falta saber a última seleção que entrará no torneio. O lugar será dado a equipe Campeã da Copa da África do Sul 2013.

+ Conheça os principais craques da Copa
+ Saiba mais sobre a bola oficial do torneio
+ Veja onde jogar futebol em São Paulo
+ Confira algumas escolinhas para matricular seus pequenos

Entre os elenco já estabelecidos, Brasil, Espanha, Uruguai, Itália, Méximo, Japão e Taiti, cada um tem um estilo de jogo e possui certo favoritismo - ou não - no torneio. Fique por dentro de Quem participa da Copa das Confederações 2013.

Brasil

Apesar de não ser a seleção favorita para o título, o Brasil é o único país que disputou todas as edições da competição. Foi cinco vezes campeã mundial (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002), duas vice-campeão (1950 e 1998) e conquistou o bronze em outras duas ocasiões (1938 e 1978), mostrando toda a tradição no esporte.

Espanha


A Espanha foi a campeã da Copa do Mundo 2010, chegando à África do Sul depois de uma campanha impecável nas eliminatórias. Acumulou nada menos do que dez vitórias em dez partidas. Além disso, foi o time que mais gols (28) marcou e um dos que menos gols (5) sofreu no torneio classificatório. Para a Copa das Confederações, a equipe pretende manter o mesmo foco e por isso é uma das favoritas ao título

Uruguai


Dos últimos tempos pra cá, a celeste está cada vez mais motivada. Depois de conquistar a Copa América 2011 os uruguaios voltaram a ser considerados uma potência e no futebol. A base utilizada na Copa do Mundo da FIFA (onde a seleção conquistou o quarto lugar) deve se manter quase intacta.

Itália


A Azzurra sofreu uma grande decepção em 2010, deixando a Copa do Mundo da África do Sul ao final da primeira fase. O fracasso abriu as portas para a nova geração de jovens jogadores com um futebol vibrante e ofensivo, diferente do tradicional estilo defensivo italiano.

México


O técnico José Manuel de La Torre conta com a experiência dos maduros Rafael Márquez, Carlos Salcido e Ricardo Osorio somada com a a juventude da seleção campeã mundial sub-17 em 2005. Com essa mescla, os mexicanos estão dispostos para assumir a responsabilidade de disputar a Copa das Confederações 2013.

Japão


O futebol japonês se caracteriza há algum tempo pelos passes criativos e envolventes que atualmente estarão a serviço da formação 3-4-3. Sob o comando do então técnico Takeshi Okada, alguns jovens talentos foram revelados durante a boa campanha japonesa na última Copa do Mundo da FIFA e prometem surpreender na Copa das Confederações 2013.

Taiti


A seleção do Taiti sofre com a escassez de partidas, o que limita a sua possibilidade de obter experiência. Entretanto, o país conta com reforços da sua seleção sub-20 que conseguiu a extraordinária façanha de se classificar para a Copa do Mundo Sub-20 da FIFA Egito 2009.

Campeão da Copa da África do Sul (a decidir)

Por Renato Malaguti

Atualizado em 14 Jun 2013.