Guia da Semana

O Spotify fechou 2022 com a famosa retrospectiva aguardada por todos. Nos mais ouvidos pelos 456 milhões de ouvintes da plataforma estão os 10 podcasts mais populares no Brasil e no mundo. Será que o seu favorito entrou na lista?

Entre os mais escutados estão podcasts do segmento de entretenimento, notícias, jornalismo literário e psicologia. Conheça os 10 podcasts que ficaram entre os mais ouvidos no Brasil e no mundo em 2022 (segundo o Spotify) e que você não pode deixar de ouvir em 2023:

5 Mais Ouvidos - Brasil:

1º lugar: Podpah

Lançado em 2020 e apresentado por Igor Cavalari ("Igão") e Thiago Marques ("Mítico"), o podcast PodPah se considera "conversa descontraída, longa e livre, como uma conversa entre amigos". Com mais de 500 episódios produzidos nestes anos, o PodPah já entrevistou personalidades como Zeca Camargo, Boca Rosa, Raphael Vicente e Ronaldo Fenômeno.


2º lugar: A mulher da casa abandonada

Em segundo lugar nos mais ouvidos do Brasil, um dos fenômenos deste ano: A Mulher da Casa Abandonada. Em oito episódios, o jornalista Chico Felitti nos leva a conhecer a excêntrica personagem "Mari", uma mulher que mora em uma mansão em pandarecos em Higienópolis, um dos bairros mais ricos de São Paulo. Aos poucos, a investigação de Felitti nos mostra um cenário muito mais obscuro: por trás do nome inventado e de uma pomada branca que passa na cara, "Mari" na verdade de chama "Margarida Bonetti" e esconde a acusação de ter cometido um crime hediondo nos Estados Unidos, há 20 anos.


3º Lugar: Mano a Mano

Outro podcast do segmento de entretenimento, o Mano a Mano é apresentado pelo rapper Mano Brown e segue formato de entrevista. Em sua segunda temporada, a proposta do podcast é "ampliar a visão e o debate trazendo diversidade de ideias e pensamentos com profundidade e respeito". Os entrevistados são os mais variados, como: Padre Júlio Lancelloti, Txai Suruí, Walter Casagrande, Linn da Quebrada e Djavan.


4º lugar: Café da Manhã

Com a premissa de ser "o podcast mais importante do seu dia", o Café da Manhã é o mais escutado no segmento de notícias hard news, ou, "notícias quentes". Atualmente apresentado pelos jornalistas Magê Flores, Maurício Meireles e Bruno Boghossian, o podcast traz, de segunda a sexta-feira, na parte da manhã, o fundamental sobre os assuntos do momento no Brasil e no mundo. Lançado em janeiro de 2019, o Café da Manhã é uma parceria entre a Folha de São Paulo e o Spotify.


5º lugar: Psicologia na Prática

Alana Anijar, psicóloga especializada em terapia cognitiva comportamental, é a apresentadora do Psicologia na Prática. Semanalmente, o podcast entrega conteúdos práticos, simples e acessíveis para os ouvintes aplicarem os conceitos da psicologia no seu dia-a-dia. Alana fala sobre saúde mental, autoestima, autoconhecimento, inteligência emocional e muito mais - demandas e dilemas pautados pelos seus pacientes e seguidores. Que tal se preparar para 2023 com o episódio "4 reflexões a fazer no fim deste ano"?


5 Mais Ouvidos - Mundo:

1º lugar: The Joe Rogan Experience

Lançado em dezembro de 2009, o podcast é apresentado pelo comediante e apresentador de televisão americano Joe Rogan. The Joe Rogan Experience é um podcast em formato entrevista que abrange, em seus mais de mil episódios, os mais diversos temas, com convidados comediantes, atores, músicos, lutadores de MMA, autores, artistas e muito mais. Exclusivo Spotify desde 2020, o podcast já teve entrevistados como: Edward Snowden, Bernie Sanders e Elon Musk. O podcast recebe críticas e elogios de internautas por promover "liberdade de expressão", convidando personagens com uma diversidade de ideologias políticas.


2º lugar: Call Her Daddy

Em formato entrevista, Call Her Daddy é o podcast mais ouvido por mulheres no Spotify. Em um mundo pronto para apontar o dedo e julgar, a apresentadora Alex Cooper corta esse ritmo trazendo entrevistados e tópicos para responder as perguntas que você quer saber. Entre os tópicos recentes estão: "superando homens tóxicos", "como ter um orgasmo", "o caminho para se recuperar de traumas" e "como parar a autosabotagem".


3º lugar: Anything Goes with Emma Chamberlain

Classificado como "comédia" e "histórias pessoais", Anything Goes with Emma Chamberlain tem uma premissa interessante, a começar com o fato de que, em teoria, o podcast é gravado por Emma da sua cama. A apresentadora fala de tudo que está na sua mente naquela semana, os episódios variam de pensamentos filosóficos e reflexivos, conselhos e até histórias que aconteceram 10 anos atrás. "Você nunca sabe o que você vai ouvir, mas é isso que faz com que você continue ouvindo", diz a descrição do show.


4º lugar: Caso 63

A ficção Caso 63 é um original Spotify lançado em 2020 e já está na sua terceira temporada. A história se passa em 2022, quando a psiquiatra Elisa Aldunate começa a gravar as sessões com um enigmático paciente chamado "Caso 63". Segundo este homem, ele é um viajante no tempo. As sessões de terapia, que começam como rotineiras, se transformam em relatos que ameaçam as fronteiras do possível e do real. No Brasil, o podcast foi adaptado como "Paciente 63" e é narrado por Mel Lisboa e Seu Jorge.


5º lugar: Crime Junkie

Que tal uma dose de histórias sobre crimes reais? Se essa é sua praia, você tem um prato cheio em "Crime Junkie". Apresentado por Ashley Flowers e Brit, Crime Junkie estreou em dezembro de 2017 e é um podcast semanal dedicado a trazer soluções para você sobre crimes reais. Toda segunda-feira, Ashley Flowers conta sobre qual crime está obcecada naquela semana, de uma forma que parece que você está conversando sobre crimes com seus melhores amigos.

Por Juliana Aguilera

Atualizado em 20 Abr 2023.