Guia da Semana

Universidade Monstros é opção para pais e filhos

Escolha da profissão e competições universitárias tornam a nova animação da Pixar um filme para crianças e adultos

Mais uma vez, a Pixar provou que o público-alvo de suas animações não se limita às crianças. Depois de lançar a tendência com Os Incríveis, em 2004, e reforçar o gênero com Ratatouille, Up! Altas Aventuras e Toy Story 3, o estúdio lança Universidade Monstros: um filme animado com todas as desventuras de um produto infantil, mas que invoca uma nostalgia sempre sedutora para o público maduro.

+ Saiba quais são os filmes infantis em cartaz
+ Conheça as sessões especiais de cinema para mães e filhos
+ Veja outras sequências de animações que estreiam até 2015

Universidade Monstros é o primeiro longa-metragem do diretor Dan Scanlon, que entrou para o estúdio no mesmo ano em que Monstros S. A., seu antecessor, foi lançado nos cinemas - 2001. De lá para cá, muita coisa mudou: a tecnologia permitiu gráficos mais perfeitos, as sequências (ou prólogos, como esse) se tornaram mais populares, a Pixar cresceu e passou a competir em pé de igualdade com a Walt Disney Studios. Tudo isso criou uma expectativa enorme em torno do novo lançamento.

Sulley e Mike se conhecem em Universidade Monstros

O resultado, felizmente, é um filme bem equilibrado e divertido como se espera da marca. Somos levados de volta ao mundo dos monstros – aquele, que usa como energia os gritos de criancinhas inocentes, visitadas à noite por uma equipe super-treinada de “assustadores”. Mike Wazolski, a bolinha verde que conhecemos em Monstros S. A., é uma criança pequena e ignorada por seus colegas, que sonha em ser um assustador. Estudioso, ele consegue a aprovação para entrar na Universidade Monstros e se inscreve imediatamente para o Programa de Sustos.

Os problemas começam quando a diretora, uma mistura demoníaca de dragão e centopeia, decide fiscalizar pessoalmente o desempenho da nova turma, ficando de olho especialmente nos dois alunos mais competitivos: Mike Wazolski e James Sullivan – o Sulley do filme anterior, descendente de uma grande família de assustadores. 

Sulley e outros membros da Universidade Monstros

Se, para os pequenos, a graça estará em identificar cada tipo de monstro e torcer por uma ou outra equipe no campeonato das fraternidades, para os adultos o charme está na sátira a outros filmes escolares americanos - de Carrie, A Estranha a American Pie, tudo muito mais ingênuo e colorido, emoldurando uma memória gostosa dos nossos próprios tempos de estudantes: sempre competindo, sempre em dúvida quanto à escolha profissional, sempre tentando não decepcionar a família e os amigos. Mas, no final, é claro que tudo dá certo. Por isso adoramos animações infantis.

Atualizado em 24 Jul 2013.

Por Juliana Varella
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte