Guia da Semana

A Oktoberfest chega a São Paulo pela primeira vez nos dias 23, 24 e 25 de novembro. Algumas pessoas a comparam com a de Blumenau, sem le levar
em consideração que a do sul conta com quase três décadas de experiência e já passou por uma série de mudanças até chegar nos dias de hoje.

>> Oktoberfest oferece transporte gratuito para o evento
>> Cervejas que você não pode deixar de tomar na Oktober
>> Mesas alemãs e iluminação especial decoram a Oktoberfest

A 29ª edição da festa em Blumenau aconteceu em outubro desse ano. Em quase 30 anos de história, o evento foi visitado por mais de 18 milhões de pessoas, concretizando cada vez mais sua tradição.

Em 2012 São Paulo promove pela primeira vez esse evento. Junto com ele, ivoluntariamente alguns questionamentos vieram á tona, como o alto preço dos ingressos, a falta de cervejas alemãs, o por que de tanta demora para acontecer na capital paulista e o fato dela chegar em novembro, já que é uma atração que acontece outubro.

Comparando as duas atrações, alguns aspectos como a gastronomia se assemelham nas duas cidades. Entretanto, muitas coisas se diferecem. É claro que temos que levar em consideração que é a primeira vez que a atração acontece na capital paulista, mas as comparações servem como incentivevo para uma possível melhora!

Duração
A última edição da festa em Blumenau contou com 18 dias de atração. A de São Paulo está programada para três: entre 23 e 25 de novembro.

Atrações
Para a primeira edição da festa na capital paulista, 13 bandas e seis DJs vão se apresentar. Já em Blumenau 45 bandas se apresentaramm, sendo que três delas vieram diretamente da Alemanha.

Preços
Um dos motivos de maior critica à 1ª edição da Oktoberfest em SP é o preço do ingresso. A opção mais acessivel custa R$ 60, sem direito a cosumação. Em Blumenau, vários dias contam com entrada franca e as datas que são pagas têm preço de no máximo R$ 20.

Bebidas
A edição de SP conta com apenas três rótulos gringos, sendo que apenas um deles é da Alemanhã. Já em Blumenau, a festa possui as cervejarias artesanais da região - Eisenbahn, Bierland e a Wunder Bier. Além delas, a Das Bier e Gaspar também marcam presença.

Atualizado em 28 Nov 2012.