Comfort food em São Paulo

Saiba onde encontrar a culinária que desperta sensações agradáveis e evoca boas memórias

O Creme de Paçoquinha é uma das opções com toque caseiro da chef Renata Cruz no Amici
O Creme de Paçoquinha é uma das opções com toque caseiro da chef Renata Cruz no Amici (Créditos: Divulgação)
Já o galeto do Amici chega à mesa com risoto de rúcula e manga
Já o galeto do Amici chega à mesa com risoto de rúcula e manga (Créditos: Divulgação)
Bufê do restaurante Mesa da Nena conta com criações diárias da chef Maria Fernanda Chueiri
Bufê do restaurante Mesa da Nena conta com criações diárias da chef Maria Fernanda Chueiri (Créditos: Divulgação)
A porchetta, leitão preparado à moda italiana, é carro-chefe do Casa da Li
A porchetta, leitão preparado à moda italiana, é carro-chefe do Casa da Li (Créditos: Divulgação)
O pão de queijo do Lá da Venda é feito com queijo da Serra da Canastra e polvilho artesanal
O pão de queijo do Lá da Venda é feito com queijo da Serra da Canastra e polvilho artesanal (Créditos: Divulgação/Romulo Fialdini)
No Lá da Venda, o bolo de fubá ganha companhia de goiaba
No Lá da Venda, o bolo de fubá ganha companhia de goiaba (Créditos: Divulgação/Romulo Fialdini)
A Canja da Vovó do Lá da Venda ganha galinha caipira cozida lentamente
A Canja da Vovó do Lá da Venda ganha galinha caipira cozida lentamente (Créditos: Divulgação/Romulo Fialdini)

Quem não se lembra daquela comidinha preparada pela avó com todo carinho? Com intuito de despertar a memória gustativa ligada à infância, alguns restaurantes deixaram de lado a sofisticação e se especializaram em uma nova tendência gastronômica: a comfort food. Esse conceito nasceu nos Estados Unidos em um contraponto ao fast food e caiu nas graças dos chefs brasileiros há pouco tempo. Por aqui, eles utilizam aromas e sabores que fazem viajar no tempo.

"A proposta dessa cozinha é o resgate afetivo das lembranças através da comida. Normalmente, os pratos têm apelo nostálgico e dão uma sensação de conforto, pois a infância é a fase mais segura da vida", explica Renata Cruz, chef e proprietária do restaurante Amici, uma casa voltada para comfort food. Segundo ela, esse tipo de culinária desperta sensações agradáveis e evoca o bem-estar relacionado a bons momentos da vida.

Para que você possa deliciar um tradicional prato da vovó, o Guia da Semana selecionou alguns restaurantes onde é possível sentir o prazer dessa culinária.

Mesa da Nena
Quem quer se sentir acolhido, o Mesa da Nena é uma boa pedida. Com ambiente simples e aconchegante, a casa serve a tradicional "cozinha de mãe", que oferece sensação de bem-estar. Todos os dias, há um bufê que segue a linha da comfort food, com carnes, aves e peixes. Os pratos são elaborados pela chef Maria Fernanda Chueiri, que cria opções diariamente, sem nunca repeti-las.

Dalva e Dito
Comandado pelo chef Alex Atala, o restaurante tem como proposta servir receitas familiares brasileiras. No cardápio “Para matar a saudade da vovó, das tias, das mães...”, ele sugere o Risoto Caseiro (arroz de forno vegetariano), o purê de mandioquinha e o Ratatouille do Sertão (maxixe, batata doce roxa, quiabo, jerimum, banana da terra, mandioquinha e chuchu com toque de manteiga de garrafa). No subsolo, há um bar e uma adega que seguem o mesmo conceito, onde é possível pedir salgados como coxinha e empadinhas.

Amici
Decorado com retratos de família e amigos, o restaurante Amici aposta na cozinha afetiva. Os pratos chegam às mesas com bagagem de emoção, quase tudo feito na lenha e na parrilla a carvão. Comandado pela chef Renata Cruz, o cardápio traz receitas simples, penne com molho de tomate e manjericão e picanha com farofa de banana. Para sobremesa, há pudim e creme de paçoquinha.

Kukla Cookies
Além dos doces irresistíveis, a doceria também sugere um singelo cardápio de almoço para ser apreciado na semana. O espírito comfort food aparece em receitas como o bolo de carne, a sopa de cenoura com gengibre e o pot-pie de haddock. 

Lá da Venda
Misto de armazém e restaurante, o Lá da Venda traz receitas preparadas com capricho por Heloisa Bacellar. Bolos caseiros de fubá, chocolate, laranja e baunilha são bastante procurados, assim como o mineiríssimo pão de queijo feito com o produto da Serra da Canastra e polvilho artesanal. A Canja da Vovó, ideal para dias frios, é feita com galinha caipira cozida lentamente.

Casa da Li
Eliane André, a Li, comanda o discreto sobradinho da Vila Madalena e lidera as panelas recheadas de receitas com gostinho de infância. Uma das receitas mais procuradas e famosas é a porchetta. O leitão é desossado e recheado com bacon, linguiça e ervas, seguindo para o forno por horas.

Valentina
A chef Mariana Valentini está à frente das panelas do Valentina, no Itaim. Inspirada na cozinha italiana clássica, apóia-se na comfort food para conquistar a clientela no almoço. Entre as opções, ravióli de carne com tomate e manjeiricão, picadinho na cerveja com arroz, couve e feijão preto e abobrinhas recheadas com palmito.

Ghee Restaurante
Pela decoração já é possível perceber qual a vocação do restaurante. No Hotel Clarion Faria Lima, o Ghee apresenta decoração que lembra as antigas salas de jantar da vovó. No cardápio, clássicos da comfort food brasileira, como o picadinho de carne, a galinhada caipira, o quiabo grelhado e o pernil assado.

Angela Miguel redator(a)

Comentários