Guia da Semana

Há quem diga que a grande paixão dos brasileiros é a cerveja. No entanto, não há quem recuse sentir um lugar agradável, tomar uma boa cachaça e comer uns petiscos. Os cachaceiros paulistanos têm várias opções de bares para curtir momentos como esse.

Quem busca cachaças artesanais para beber pura ou apenas para temperar um drink pode se perder na hora de escolher o lugar do seu happy hour. Pensando nisso, o Guia da Semana separou as melhores cachaçarias de São Paulo.

Bar da Dona Onça

Começamos a lista por um dos points mais respeitados e desejados pelos cachaceiros. Localizado no tradicional Edifício Copan, o local oferece não só drinks, mas petiscos muito perfeitos para acompanha-los. Tudo com o selo Janaina Rueda de qualidade.
A cachaça artesanal e exclusiva da casa é uma obrigação para quem passar por aqui. Além dela, outros 37 rótulos estão disponíveis. Drinks como o Caju Amigo da Onça também são um sucesso.

Av. Ipiranga, 200 - (11) 3257-2016 Leia mais

Bar Mundial

O próprio nome do bar já mostra qual é a sua proposta. As comidas de boteco servidas por aqui têm origem em países de todo o mundo.Claro que o Brasil é muito bem representado com o tradicional pastel de feira e com as cachaças.
Além delas, vale a pena experimentar a caipirinha feita a base de caldo de cana. Mais brasileiro impossível.

Rua Girassol, 354 Leia mais

Barnabé

Que tal experimentar o melhor da cultura e da cachaça nordestina? Basta fazer uma visita ao bar Barnabé. O aconchegante ambiente oferece bolinho de mandioca, carne de sol, torresmo e muito mais.
O destaque em relação às cachaças fica por conta das envelhecidas em carvalho e outras madeiras.

Praça Comandante Eduardo de Oliveira, 147 Leia mais

Boteco Freguesia

É difícil falar em bares de São Paulo sem citar o Freguesia. O tradicional point da Vila Madalena oferece não só drinks a base de cachaça, mas também petiscos.
Uma das especialidades da casa é a carne seca acebolada ao molho de caipirinha e a moela de frango na cachaça.

Rua Harmonia, 321 Leia mais

Esquina Mocotó

O Esquina Mocotó entra para o grupo de bares que oferecem petiscos de primeira linha. Tutano, frango com quiabo e a combinação de ovos com cogumelos são alguns exemplos do que pedir para acompanhar seus drinks.
Os fortes têm várias opções de cachaças puras. Quem busca algo mais tranquilo pode combiná-las com frutas, baunilha e licores, como é o caso do coquetel Paixão.

Avenida Nossa Senhora do Loreto, 1108 - (11) 2949-7049 Leia mais

Posto 6

O posto 6 pode ser considerado um verdadeiro reduto carioca em São Paulo. O cenário homenageia o Rio de Janeiro e oferece ótimos petiscos de coxinhas, frango à passarinho e polentas.
As opções de caipirinhas de cachaça vão te deixar perdido na hora da escolha, já que envolve também bebidas especiais. Folhas e frutas podem ser harmonizadas.

Rua Aspicuelta, 644 - (11) 3812-7831 Leia mais

São Cristóvão

Não tem como a união de cachaça e futebol dar errado. Então não tem porquê não dar uma passada no São Cristóvão. As comidas são boas opções para quem quer ir além de apenas uns beliscos, passando por pratos de carne e bolinhos bem servidos.
Uma das unanimidades do local é a caipirinha de lima da pérsia. A sugestão é sair do comum e pedir uma cachaça especial para compor o drink.

Rua Aspicuelta, 533 - (11) 3097-9904 Leia mais

Riviera Bar

Outro bar que é imprescindível nos roteiros paulistanos é o Riviera. Basta dizer que um dos sócios do local é o chef Alex Atala para se ter uma noção da qualidade dos petiscos. Os pratos são refinados, um pouco mais caros, mas, principalmente, imperdíveis.
As cachaças puras dão lugar a drinks bem elaborados e autênticos. Groselha, couve limão e hortelã são alguns exemplos do que são usados em suas composições.

Avenida Paulista, 2584 - (11) 3258-1268 Leia mais

Por Ezio Jemma

Atualizado em 27 Set 2014.