Guia da Semana

Muito já foi dito a respeito da gelatina: que previne a celulite, protege as unhas e fortalece os cabelos. Houve uma época em que ela estava na moda, depois, cedeu lugar para outras novidades. Porém, os estudos a respeito do produto prosseguiram.

+ Veja quais são os alimentos que fazem bem para a pele e para o cabelo
+ Confira os alimentos que ajudam a previnir doenças
+ Confira quais são os alimentos considerados termogênicos

No fim, esta gelatina acaba sendo uma mistura de corantes artificiais, conservantes, açúcar, adoçante e a proteína em quantidades muito baixas, apenas para gelificar. Numa avaliação feita pela Pro Teste anos atrás, produtos de 120 gramas tinham entre 0,76 a 2 gramas de colágeno apenas, ou seja, não é possível se ganha nada; para se ter algum benefício é preciso consumir entre 8 a 10 gramas de colágeno por dia.

Devido à grande quantidade de corantes e aditivos químicos e a grande quantidade de açúcar para melhorar o sabor, é preciso tomar cuidado com o consumo da sobremesa, especialmente no caso de crianças.

Agora, comer apenas uma vez por semana não causa problemas. Não podemos demonizar a gelatina por si só. Acrescentar frutas à gelatina pode deixá-la mais saudável.

As casas de suplementos vendem o colágeno em pó, ou em cápsulas, que é o colágeno hidrolisado em sua forma pura. Para usufruir de todos os benefícios do colágeno como unhas e cabelos mais fortes, pele mais hidratada e articulações saudáveis, é necessário o consumo de colágeno in natura, devido à maior concentração de nutrientes.

A quantidade recomendada é de 10g ao dia de colágeno hidrolisado misturado a 200 ml de água ou sucos. A principal apresentação é em pó considerada a melhor forma porque proporciona mais saciedade e ajuda no controle de peso.

Gelatinas e dietas

O consumo de gelatinas durante o emagrecimento não evita flacidez, nem melhora a elasticidade da pele. Podemos conseguir isso de forma mais fisiológica e correta se adotarmos uma dieta balanceada para emagrecer, aquela que emagrece e alimenta ao mesmo tempo.

Outro fator importante para esse fim é a perda de peso lento, uma vez que ao perder peso muito rápido o corpo utiliza de maneira não seletiva nossas reservas mais ricas, os músculos, ao invés da gordura armazenada. Ao perder proteína durante o emagrecimento, perdemos colágeno e podemos ficar flácidos. Contra isso, não adianta comer toda a gelatina do mundo. A atividade física associada á dieta para perda de peso é fundamental para proteger a pele da flacidez.

È importante dizer também que a osteoporose não tem no seu tratamento ou prevenção a indicação do consumo de gelatina, muito menos a artrose. Esta ultima inclusive, ainda não tem etiologia definida.

Veja mais dicas sobre como perder peso e se manter em forma no Emagrecendo.

Por Mariana Jota

Atualizado em 13 Jan 2014.