Guia da Semana

Para quem gosta de uma boa gastronomia e de experimentar pratos exóticos, a culinária do Nordeste é uma ótima opção. Até porque, a gastronomia nordestina é uma das mais saborosas e temperadas do Brasil.

A boa notícia para os paulistanos amantes da gastronomia nordestina é que não é preciso viajar quilômetros para apreciar uma típica moqueca baiana ou um saboroso acarajé, por exemplo. Felizmente, a cidade de São Paulo conta com diversos restaurantes especializados na cozinha do Nordeste.

Ah, e não pense que restaurante nordestino em São Paulo se resume ao premiado Mocotó, na Zona Norte. Listamos muito mais lugares bacanas na terra da garoa para apreciar alguns quitutes arretados. Além do Mocotó, confira um roteiro com x restaurantes de comida nordestina em São Paulo.

Barnabé Restaurante e Cachaçaria

Localizado no Parque Edu Chaves, Zona Norte de São Paulo, o Barnabé Restaurante e Cachaçaria traz a inspiração da culinária sertaneja para seu cardápio. No menu, pratos típicos que imprimem diversidade e cultura de diversas regiões do nordeste brasileiro. Faz sucesso na casa: Baião-de-Dois, Favada, Sarapatel, Feijão-de-Corda, Caldo de Mocotó, Escondidinho e outros pratos tradicionais. Entre as porções, destacam-se a Carne-seca Desfiada, Carne de Sol (carne de sol puxada na manteiga de garrafa, acompanhada de pimenta biquinho, cebolinha pérola, alho assado, mandioca frita ou cozida), Vaca Atolada e Cubinhos de Queijo Coalho. A casa também traz sobremesas de dar água na boca, caso da Cartola (considerado como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco, essa sobremesa é a combinação perfeita entre banana frita na manteiga de garrafa, queijo do sertão e farofinha de açúcar com canela).

Praça Comandante Eduardo de Oliveira, 147 Leia mais

Colher de Pau

Na casa cearence, que possui matriz em Fortaleza, os paulistanos apreciadores da culinária nordestina provam receitas como as casquinhas de camarão e de lagosta, moquecas e grelhados, além da peixada. Há também o tradicional carneiro cozido com pimenta-de-cheiro e o carro-chefe do restaurante: carne de sol com baião de dois e paçoca desfiada ou fatiada.

Rua Doutor Mário Ferraz, 563 - (11) 3168-8068 Leia mais

Consulado da Bahia

O clima baiano toma conta do estabelecimento desde o primeiro contato visual. A fachada da casa presta homenagem ao Pelourinho, um dos principais pontos turísticos de Salvador, com varandas coloridas. No salão interno, uma decoração irreverente traz máscaras esculpidas em madeira, que representam os orixás, deuses africanos que correspondem às forças da natureza nas religiões da Umbanda e do Candomblé.

Rua dos Pinheiros, 534 - (11) 3085-3873 Leia mais

Galinhada do Bahia

O restaurante, especializado na cozinha nordestina, abriga ambiente descontraído, com bandeiras de todos os estados do país, além de lembranças e fotos de clientes e artistas que frequentam a casa. Entre as opções de pratos, a casa oferece o Camarão na Moranga com Catupiry, a Carne-de-Sol com Mandioca Frita na Manteiga e a famosa Galinhada com Arroz e Pequi.

Rua Azurita, 46 - (011) 3315-8614 Leia mais

Mocotó Restaurante e Cachaçaria

Como não poderia faltar, o tradicional Mocotó. Inaugurado em 1973, o restaurante recebe influências de seu fundador, o pernambucano José de Oliveira, que trouxe toques da gastronomia nordestina para a casa. No cardápio, destaque para o escondidinho de carne-seca, o baião-de-dois e o atolado de vaca, que leva carne de panela cozida com mandioca, tomatinho, cebolinha e azeitona verde.

Avenida Nossa Senhora do Loreto, 1100 - (11) 2951-3056 Leia mais

Manzuá

Desde 1992, o Bargaço, que agora se chama Manzuá, apimenta a refeição dos paulistanos com pratos da autêntica culinária baiana. Ensopados de siri, polvo, ostra e sururu dão consistência ao cardápio. As entradas e petiscos, a maioria à base de frituras, trazem bolinhos de frutos do mar - do camarão ao caranguejo. Mas a atração fica mesmo por conta das suculentas moquecas. Elas são servidas em panela de barro ao gosto do cliente (de camarão, lagosta, peixe, siri mole ou mistas) e também o bobó de camarão, o camarão na moranga e os grelhados de frutos do mar com destaque especial para o "manzuá de pescado nobre".

Rua Oscar Freire, 1189 - (11) 3085 5058 Leia mais

Empório Nordestino

Localizado na Freguesia do Ó, o Empório Nordestino foi inaugurado em 2004 e funciona em um casarão tombado do século 19. Com ambiente rústico e clima familiar, o estabelecimento traz as receitas típicas da região, como o baião-de-dois. A carne-de-sol impera no cardápio e pode ser acompanhada de feijão-verde, purê de mandioca, paçoca, arroz e vinagrete. A carta de cachaças inclui rótulos como Salinas, Seleta, Espírito de Minas e Barril de Carvalho. Como sobremesas, as sugestões são doces cremosos, como os de caju e jaca.

Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 144 - (11) 3931-3101 Leia mais

Nação Nordestina

Localizado na Vila Maria, zona norte paulistana, o Nação Nordestina é um bar restaurante que faz jus ao nome, oferecendo pratos da culinária nordestina. No cardápio, além dos pratos feitor, encontra-se porções individuais, entradas, petiscos e sobremesas. Destaque para o Cupim Atolado (cupim cozido com mandioca e manteiga de garrafa). Para beber, cervejas, caipirinhas, cachaças, destilados, licores, conhaques e vinhos.

Rua Kaneda, 886 - (11) 2989-4129 Leia mais

Rancho Nordestino

O Rancho Nordestino é um restaurante localizado na região central da cidade de São Paulo. Com destaque para os diversos petiscos, você pode degustar uma a Paçoca, uma farofa com carne de sol desfiada, frito na manteiga de garrafa, com cebola e farinha.

Rua Manoel Dutra, 498 - (11) 3106-7257 Leia mais

O Mocofava

O Mocofava é um bar com especialidade na comida nordestina. Seu ambiente prima pelo conforto ao visitante tanto na parte interna como na externa, com mesas na calçada, a decoração simples e rústica faz com que as pessoas se sintam em uma verdadeira casa do nordeste. No cardápio, pratos típicos nordestinos, petiscos, porções, cervejas, caipirinhas, cachaças, etc. Destaque para a Carne Seca Desfiada com Purê de Mandioquinha.

Rua Iris Leonor, 237 - (11) 2231-9044 Leia mais

Restaurante Andrade

Criado em 1980 como um boteco, o atual restaurante Andrade é considerado uma das casas mais famosas para quem deseja degustar um típico prato nordestino e curtir o tradicional forró pé-de-serra da região. Com decoração rústica e quadros de paisagens nordestinas espalhados pelas paredes, o estabelecimento oferece aulas de forró e shows ao vivo de bandas do ritmo. Entre os destaques do cardápio, Bolinho de Mandioca com Carne-Seca para entrada, Carne-de-Sol com Macaxeira de prato principal e Queijo Coalho Assado com Melado para sobremesa. O cliente ainda encontra outras opções, como Carne-de-Sol em Bife com Baião de Dois e Macaxeira, a Carne-de-Sol de Filé Mignon com Pirão de Leite e Macaxeira, e o chamado Prato Surpresa, um escondidinho de sabor diferente que é descoberto apenas quando degustado pelo comensal. Na carta de bebidas, a casa oferece cerca de 70 tipos de cachaças, caipirinhas, batidas e sucos produzidos com frutas do Nordeste brasileiro.

Rua Artur de Azevedo, 874 - (11) 3064-8644 Leia mais

Feijão de Corda

O feijão de corda, tradicional iguaria nordestina, acompanha todos os pratos executivos do restaurante, que também serve suas delícias à la carte. Entre elas, destacam-se o baião de dois e a carne de sol na manteiga com mandioca - dois exemplares típicos e imbatíveis do Feijão de Corda. As variadas opções podem ser escolhidas por meio de dois cardápios: um no estilo tradicional, de papel, e outro em forma de grandes fotos penduradas nas paredes. A decoração "saborosa" é completada pela cor abóbora, presente em todas as unidades da casa na capital paulista, que funciona durante todo o dia sem intervalos.

Avenida Prof. Francisco Morato, 4498 - (11) 3751-1549 Leia mais

Por M.

Atualizado em 22 Ago 2016.