Guia da Semana

Maio é um mês cheio para os paulistanos amantes de shows. Gêneros musicais distintos serão representados por alguns de seus mais importantes nomes nas grandes casas de shows da capital paulista.

+ Confira os shows internacionais confirmados em 2013
+ Veja os shows que acontecem durante a semana
+ Saiba tudo sobre o Rock in Rio 2013

No dia 15, os amantes do heavy metal tem uma noite dupla com Anthrax e Testament no HSBC Brasil. No dia 18, no Carioca Club, é a vez do Stratovarius. A galera do indie também comemora com os shows de The Vaccines no Grand Metrópole e Cat Power e Brendan Benson no Cine Joia.

Ainda tem rap com Black Star no SESC Pinheiros, post-rock com Explosions in the Sky no SESC Belenzinho, rock progressivo com Yes no HSBC Brasil... Sem falar na grandiosa Virada Cultural, que agrada todos os gostos e tribos.

Veja a lista completa de shows imperdíveis de maio:


As duas bandas se apresentam no HSBC Brasil dia 15 de maio. O Antharax continua com a turnê de Worship Music, disco que marca o retorno do vocalista Joey Balladonna. Já divulga Dark Robots of the Earth, lançado ano passado.


Surgido na segunda metade dos anos 1990 no bairro do Brooklyn, em NY, o duo Black Star, formado por Mos Def e Talib Kweli lançou seu cultuado álbum de estreia em 1998. O concorrido show acontece no SESC Pinheiros dia 17 de maio.


O Stratovarius, um dos ícones do power metal, ficou conhecido por incorporar elementos da música clássica ao seu som. Atualmente, o grupo divulga Nemesis, lançado no início deste ano. O show acontece dia 18 de maio no Carioca Club.


O The Vaccines, uma das grandes revelações da cena indie britânica nos últimos anos, traz a turnê de seu mais recente álbum, Come of Age, lançado em setembro do ano passado. O show acontece dia 18 de maio no Grand Metrópole.


No dia 21 de maio, Cat Power mostra no Cine Joia as canções de seu elogiado novo álbum, Sun. O disco marca o início de sua aventura com os sintetizadores e outros elementos eletrônicos, deixando um pouco de lado os violões/guitarras característicos dos trabalhos anteriores.


Brendan Benson, cantor, compositor e multi-instrumentista de fértil carreira solo, é também conhecido por ser um dos integrantes do The Raconteurs, um dos diversos projetos de Jack White. No Cine Joia, no dia 22 de maio, Benson mostra as canções do recém-lançado What Kind of World, seu quinto álbum solo.


O Explosions in the Sky - que seria atração do cancelado Sónar São Paulo - se apresenta no SESC Belenzinho dias 22 e 23 de maio. O grupo de pos-rock surgiu no final dos anos 1990 em Austin, no Texas. Seu mais recente álbum, Take Care, Take Care, Take Care, foi lançado em 2011.


Outra atração do cancelado Sónar São Paulo que toca por aqui em maio é o Pet Shop Boys. No dia 22 de maio, o duo britânico se apresenta no Credicard Hall. A dupla, um dos grandes ícones da música eletrônica, volta ao país com a turnê de Elysium, seu mais recente álbum, lançado ano passado.


O Yes, um dos grandes nomes do rock progressivo em todos os tempos, se apresenta no HSBC Brasil dias 23 e 24 de maio. Nos shows, a banda britânica toca os álbuns The Yes Album, de 1971; Close To The Edge, de 1972; e Going For The One, 1977, na íntegra.


Julieta Venegas, cantora e compositora conhecida do público brasileiro, mostra, no Teatro Bradesco dia 27 de maio, repertório baseado no recém-lançado Los Momentos, seu novo álbum.

Bônus: Virada Cultural

Além dos dez shows imperdíveis listados, em maio também vai rolar a 9ª Virada Cultural. Entre os dias 18 e 19 de maio, o centro da capital será palco de apresentações de diversos importantes artistas da nossa música, como Racionais MCs, Gal Costa, Céu, Criolo e Emicida. Tudo de graça.

Por Anderson Nascimento

Atualizado em 13 Mai 2013.