Guia da Semana

Se para os fanáticos por futebol, o ano de 1982 representou o maior desastre já registrado na história do esporte, aos amantes da boa música, por outro lado, o início da década de 80 abriu caminho para grandes nomes da história do rock brasileiro.

O período, aliás, presenteou os fãs do gênero com discos de estreia de nomes como Barão Vermelho e Blitz, e ainda testemunhou os primeiros passos de Lobão, Capital Inicial e Legião Urbana.

Confira os shows internacionais de 2012
Veja os shows que acontecem nesta semana
Bob Dylan vem ao Brasil com longa turnê
Série no SESC Belenzinho revive Cabeça Dinossauro, do Titãs
Saiba tudo sobre o Rock in Rio 2013

Seja pelos discos, pelas canções ideológicas ou até pela própria postura das bandas, 1982 tem tudo para ser considerado um marco na história do rock brasileiro. Confira abaixo alguns acontecimentos que fizeram do período um ano para ficar na memória:


Barão Vermelho
Apesar de ter nascido no ano de 1981, o grupo de rock debutou somente no ano seguinte, com a entrada de Cazuza. Batizado com o mesmo nome da banda, o disco de estreia trouxe, entre outros clássicos, as canções "Todo O Amor Que Houver Nessa Vida" e "Bilhetinho Azul"



Legião Urbana
Reconhecida como o meio encontrado por Renato Russo para expor seus pensamentos, a banda surgiu com o fim do Aborto Elétrico, em 1982. As inúmeras composições assinadas pelo poeta carioca fizeram do trio um dos principais nomes do circuito nacional. "Faroeste Caboclo" e "Pais e Filhos" são provas materiais de tal sucesso



Lobão
Após sair da banda Blitz, o cantor e compositor carioca concentrou as atenções na elaboração do seu primeiro disco solo. A obra, batizada de Cena de Cinema, foi concluída em 1982 e divulgada sem grande alarde. Depois de lançado, o álbum de estreia preparou terreno para outros 10 trabalhos, que preencheram a extensa carreira do músico


Capital Inicial
O cenário encontrado na capital federal do ano de 1982 é o ponto de partida para a banda, idealizada pelos irmãos Flávio e Fê Lemos. Outras das heranças deixadas pelo fim do Aborto Elétrico, o grupo ganhou espaço entre os nomes do rock e, logo nos primeiros passos da carreira, já se debruçou em letras recheadas de ideologia.

“Ficou claro que a gente meteu as caras, acreditou em algo que ninguém mais acreditava e transformamos um país”

- Fê Lemos, baterista do Capital Inicial



Os Paralamas do Sucesso
A formação atual da banda - com Herbert Viana, Bi Ribeiro e João Barone - completa exatos 30 anos em 2012. O trio saboreou os primeiros momentos do sucesso na indústria da música com o lançamento da faixa "Vital e Sua Moto". Com direito à ilustre participação na primeira edição do Rock in Rio, a década de 80 foi o período responsável pelo firmamento do grupo.


Blitz
A banda lançou, em 1982, o primeiro disco da carreira, As Aventuras da BLITZ 1. Concebido pela união de Evandro Mesquita e Lobão - que mais tarde seguiria carreira solo -, o grupo trouxe logo no disco de estreia os sucessos que sustentaram sua fama até os dias de hoje. São elas: "Mais Uma de Amor" e "Você Não Soube Me Amar".


Lulu Santos

1982 também foi o ano de lançamento do álbum Tempos Modernos. O disco, cujo conteúdo ainda inclui uma canção de Rita Lee, fez de Lulu Santos um dos ícones da música brasileira. Apesar da boa repercussão de faixas como "De Leve" e "Tudo Com Você", o carro-chefe da lista ficou, de fato, com a faixa-título da obra.

Por Adriano Bertin e Leonardo Paladino

Atualizado em 10 Abr 2012.