Guia da Semana

São Paulo respira cultura. A maior cidade da América Latina sempre oferece uma lista variada de shows musicais distintos. Mas em agosto um gênero ganha destaque ainda maior: o Jazz.

+ Veja quais são o shows da semana em SP
+ Fique por dentro da programação grátis em SP
+ Confira uma lista com os 10 melhores shows de agosto em SP

Ao longo do mês, capital e região metropolitana recebem três festivais de jazz de maneira simultânea. Os eventos trazem grandes nomes do gênero ao país. E o melhor: alguns shows são gratuitos. Anota aí na agenda e vá se programando:

Jazz na Fábrica

A terceira edição do evento mantém a tradição de trazer shows de grandes nomes do jazz ao SESC Pompeia. As apresentações são gratuitas ou custam baratinho. O Jazz na Fábrica 2013 rola até 1º de setembro e traz eu sem line-up nomes como Cassandra Wilson, David Murray, Macy Gray e Dr. Lonnie Smith.

SESC Jazz & Blues

Outra unidade do SESC que tem programação jazzística em agosto é a localizada em São Caetano. Por lá, entre os dias 14 e 17 de agosto, rola o SESC Jazz & Blues. Quem abre os trabalhos na área de convivência do SESC é Jovino Santos Neto, multi-istrumentista e ex-integrante da banda de Hermeto Paschoal que hoje vive no EUA. A francesa Anne Paceo (15), o grupo Comboio (16) e o duo Flávio Guimarães e Thiago Cerveira (17) completam o line-up com shows no Cecape, localizado na Rua Tapajós, 300.

Bourbon Street Fest

O Bourbon Street Fest é outro tradicional evento do calendário cultural paulistano. Em 2013, o evento rola entre os dias 18 e 25 de agosto no Bourbon Street. Os shows de abertura e encerramento do festival são gratuitos e rolam no Parque do Ibirapuera dias 18 e 25, respectivamente. Alguns dos destaques do Bourbon Street Fest são os norte-americanos The Soul Rebels e Wanda Rouzan.

Por Anderson Nascimento

Atualizado em 12 Ago 2013.