Guia da Semana

Praias deslumbrantes, paisagens fascinantes, refúgios românticos, diversão, descanso, samba, bate papo em bares e botequins e muita vibração. Tudo isso e um pouco mais pode ser encontrado no estado que mais recebe turistas do Brasil.

+ Confira as baladas com matinê no Rio de Janeiro
+ Veja quais são as 13 piscinas de águas naturais mais incríveis do mundo

O Rio de Janeiro, estado que abriga a cidade com mesmo nome reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, oferece, além da capital, lugares especiais para um verão inesquecível. Os destaques são Paraty, com a beleza de suas inúmeras cachoeiras; Búzios, com a opção dos passeios de barco pelas praias; e Itatiaia, onde localiza-se o Pico das Agulhas Negras (o ponto culminante do estado).

Conheça os melhores destinos de verão no Estado do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro (a capital)

Dona de maravilhosas praias muito frequentadas por brasileiros e estrangeiros (é a cidade brasileira mais visitada por estrangeiros), oferece aos moradores e visitantes, passeios de barco que levam até a Baía de Guanabara e à Ilha Fiscal, onde fica um café muito agradável. O Forte de Copacabana possui uma filial da famosa Confeitaria Colombo e oferece aos clientes a vista da extensão da Princesinha do Mar, como é conhecida a praia de Copacabana.

A vista do Pão de Açúcar é de tirar o fôlego e os dias de semana são ideais se você deseja conferir tudo com calma e sem filas.

Também do alto, a vista do bairro Santa Tereza dá mais charme a cidade. Bairro boêmio, oferece muitas opções de bares e restaurantes, além do ambiente encantador com clima de cidade pequena.

Paraty

A cidade histórica guarda em suas ruelas, casarões e igrejas muitos anos de história e cultura. Sede do maior festival literário do país, é um pólo cultural e gastronômico. A praia é propícia para passeios de fim de tarde que podem acabar num café ou numa praça, já que a graça da cidadezinha está em aproveitar tudo sem pressa. Inúmeras pousadas oferecem tanto no verão, quanto no inverno, opções de hospedagem com banheiras, spas, jantares diferenciados e cafés da manhã completos.

Consulte a previsão do tempo para decidir os passeios mais propícios ao clima, já que com chuva a cidade perde algumas possibilidades de passeios à pé ou programas ao ar livre. Com tempo bom, as cachoeiras e passeios de escuna são boas opções, confira:

- Cachoeiras

Entre as inúmeras existentes na cidade está a Cachoeira da Pedra Branca, com cinco metros de altura, dois saltos, duchas naturais e pequenas piscinas.

- Escunas

O passeio de escuna dura em torno de cinco horas, passando por ilhas e praias. A embarcação faz algumas paradas e as pessoas podem mergulhar nos aquários naturais, com águas tão limpas que é possível enxergar os peixinhos ao redor.

Búzios

A badalada cidade fica cheia todos os fins de semana e a variada lista de festas da alta temporada é o que atrai turistas do mundo inteiro. Muitas opções de praias, locais para se hospedar e restaurantes de todos os estilos fazem da cidade um bom lugar para qualquer tipo de turista. Para os que procuram descanso, as pousadinhas tranquilas e os hotéis com suítes luxuosas conseguem atender. E para os que procuram aventura, as trilhas e passeios de barco são boas opções:

- Barcos

O Cataramã é uma das embarcações que fazem o passeio por doze praias e três ilhas, com direito a algumas paradas para mergulho. Ele tem o fundo em vidro transparente, oferecendo a oportunidade de apreciar a natureza marinha.

- Trolley

É um veículo alto e todo aberto, que proporciona uma magnífica vista. Esse passeio por terra, em que se respira o ar puro e sente-se o cheiro e a brisa marítima, passa por doze praias e dois mirantes, mostrando as paisagens e os pontos mais fascinantes da cidade.


Para os que procuram diversão e boas festas, a cidade conta com diversas boates, como a internacional ‘’Pachá’’. O Reveillon é a melhor época do ano para aproveitar as opções, já que a cidade fica cheia de turistas de todo o Brasil.

Itatiaia

Uma ótima opção para os aventureiros que procuram nas montanhas o seu habitat natural. Longe das praias que deixaram o estado famoso, Itatiaia oferece aos visitantes cachoeiras e lagos para se refrescarem.

- Parque Nacional do Itatiaia

Famoso pelos penhascos rochosos e pontiagudos, cachoeiras e cadeias de montanhas, o primeiro parque nacional do Brasil possui muitos atrativos. Entre eles estão: cachoeiras, como Véu da Noiva, Lago Azul e Itaporani; picos, como o Agulhas Negras, o mais alto da Serra da Mantiqueira; o Museu da Fauna e da Flora; lojas de artesanato; orquidário; pousadas e hotéis.

Angra dos Reis

A cidade possui muitas opções de hospedagem, que vão de casas, passando por pousadas e também mansões luxuosas para aluguel. Os principais programas são mesmo os ao ar livre. São trezentas e sessenta e cinco ilhas, corredeiras (para a prática de rafting e canoagem) e lindas paisagens em suas trilhas.

Algumas empresas locais oferecem passeios em bote inflável, com capacidade para dezoito pessoas, todo o equipamento necessário para o rafting e lanche. A paisagem a ser apreciada durante o trajeto é muito bonita (cachoeiras, bananais e plantações de palmito ecológico) e a Trilha do Ouro, que fica na Mata Atlântica, também faz parte do passeio.

Cabo Frio

Surfe, mergulho e passeio de barco são programas certos para o lazer em Cabo Frio. Quem quer agito deve curtir a Praia do Forte; para descansar, são indicadas praias mais calmas, como: a do Peró, das Dunas e do Foguete; e, para as crianças, é recomendada a Praia das Conchas, uma praia central com opções variadas de restaurantes.

Para fazer compras, descontrair em uma happy hour, saborear culinárias diversificadas, dançar e divertir-se, o Estado do Rio de Janeiro apresenta cidades de praias e montanhas cheias de encanto. Bom passeio!


Atualizado em 4 Nov 2013.