Guia da Semana

Os Museus de Campinas fazem parte fundamental do roteiro cultural da cidade. Os tipos são os mais diversos, tratando desde história natural, música entre os mais diversos assuntos.

+ Conheça os restaurantes mais românticos de Campinas
+ Veja outros programas para fazer na região de Campinas
+ Conheça as melhores pizzarias de Campinas

Conhecer arquivos e acervos encontrados nos museus é fundamental para o aperfeiçoamento da percepção crítica da realidade, cidadania, democracia, inclusão social, construção do conhecimento e da identidade, descoberta dos valores humanos e do respeito às diferenças culturais.

Por isso, o Guia da Semana separou os principais endereços dos museus de Campinas para que você garanta cultura e lazer no mesmo passeio. Confira:

MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL

museu de história natural campinas

O Museu de História Natural de Campinas divulga conhecimentos e a necessidade de preservação da flora e da fauna, além de desenvolver projetos de Biologia e Educação Ambiental para professores, alunos e o público, de um modo geral. O MHN expõe mais de duas mil peças representando os ecossistemas e a biodiversidade brasileira e conta ainda com:

● Aquário: espécies vivas de diferentes ambientes aquáticos;
● Curso de ecologia de férias: gincana, atividades artísticas, lúdicas e de observação;
● Treinamentos para educadores e atividades específicas para portadores de deficiências físicas.

Endereço: Rua Coronel Quirino, 2, bosque dos Jequitibás.
Horário de funcionamento: Terça a domingo, inclusive feriados, 9h até as 12h. Sábado, 13h até as 17h30.

MUSEU DA CIDADE

museu da cidade campinas

O Museu da Cidade foi criado com o objetivo de preservar e divulgar a história da região de Campinas e oferecer conhecimentos a respeito de vários outros assuntos. Oferece acervos de outros três museus que foram desativados: Museu Histórico, Museu do Folclore e Museu do Índio.

Conta com um vasto e eclético acervo arqueológico, arquivo de arte, plumária e cestaria, numismática e filatelia, entre outras coleções, que foram formadas por doações recentes e também por quadros e muitos objetos do século XIX.

Endereço: Avenida Francisco Glicério, 957.
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, 10h até as 19h. Sábado, 10h às 19h30.

MUSEU CARLOS GOMES

MUSEU CARLOS GOMES campinas

O Museu Carlos Gomes oferece um rico acervo musical de grande importância para pesquisadores de musicologia histórica e da música brasileira, formado pelas Coleções Carlos Gomes e Manuel José Gomes.

A Coleção Carlos Gomes é composta por manuscritos de música erudita e popular desde o século XIX até o início do século XX, bibliografia, composições e libretos de óperas. A Coleção Manuel José Gomes contém manuscritos da vida de Manuel (pai de Carlos Gomes) e José Pedro Sant'Anna Gomes (irmão), que muito trabalharam para a vida musical da cidade.

Possui também grande número de documentos e objetos do compositor, entre eles o seu piano, uma harpa, discos, filmes, depoimentos gravados e muitos outros objetos e atrativos.

Endereço: Rua Bernardino de Campos, 989, Centro.
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, 14h até 17h30.

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA JOSÉ PANCETTI

mac campinas

O MAC Campinas tem interesse em atingir o público de todas as idades e classes sociais, através de palestras, eventos e cursos que promovam a aproximação entre as pessoas e a arte.

É um espaço onde funcionam administração, salão de exposições, biblioteca, ambiente para reserva técnica e sala climatizada. É um local para se apreciar e passar horas mergulhando no universo da arte contemporânea.

Endereço: Avenida Benjamin Constant, 1633, Centro.
Horário de funcionamento: Terça a sexta, 9h até 17h. Sábado, 9h até 16h. Domingo, 9h até 13h.

DICAS

Complete o seu passeio cultural, visitando também os museus:

● Museu de Arte Moderna: Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro.
● Museu da Imagem e do Som: Rua Regente Feijó, 859, Centro.
● Museu Campos Salles: Rua Bernardino de Campos, 989, Centro.
● Museu Universitário: Rodovia Dom Pedro I, km 136.
● Museu do Café: Avenida Dr Heitor Penteado, 2145, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora.
● Museu da Arte Contemporânea Olho Latino: Rua Paulo Lacerda, 88, São Bernardo.

Vale muito a pena passar o dia se deliciando com as opções e com o conhecimento que se pode adquirir ao optar por passear nos museus de Campinas! Torne-se uma pessoa mais culta e com domínio em diferentes assuntos, variando os seus passeios turísticos. Bom passeio!

Atualizado em 10 Jul 2013.