Guia da Semana

São Paulo recebeu a 8ª Virada Cultural 2012 entre os dias 5 e 6 de maio. Com um público estimado em cerca de quatro milhões de pessoas, o Centro de São Paulo e outros pontos da capital receberam 24 horas initerruptas de atrações diversas, com shows, teatro, intervenções, cinema e gastronomia.

>> Confira nossa página especial da Virada Cultural
>> Veja fotos da Virada Cultural 2012
>> Leia mais sobre a Virada Cultural 2012
>>
Conheça a programação da Virada Cultural Paulista, em 19 e 20 de maio

O Guia da Semana acompanhou as principais atrações do evento e faz um balanço do que rolou para você.

Arnaldo Baptista no Theatro Municipal

Quem se esforçou para conseguir uma – sempre disputada - entrada no Municipal na noite deste sábado (05) teve a oportunidade de assistir o ex-Mutante Arnaldo Baptista em show de piano e voz. Com repertório variado ele tocou desde seus próprios sucessos, como Cê tá pensando que eu sou loki, até clássicos dos Mutantes (Posso perder minha mulher, minha mãe, desde que eu tenha o rock and roll), do Bob Dylan (Blowin’ in the Wind) e a canção Meu limão, meu limoeiro. O show durou 50 minutos e Arnaldo pouco interagiu com o público que o aplaudia calorosamente.

Palco Sé - Stand-up

Completamente tomado de gente, o Palco Stand-up fez tamanho sucesso ano passado que voltou com tudo para ser uma das boas supresas da Virada 2012. Apesar do som não alcançar a plateia que ficou mais ao fundo, o público de todas as idades se espremeu na frente da Catedral da Sé para ver de perto os ídolos da comédia, como Tom Cavalcanti, Rafinha Bastos, Danilo Gentili e Cia.

Em sessões que duravam cerca de 30 minutos, os humoristas se revezaram em grupos. Tom deu início aos trabalhos com suas imitações clássicas de artistas e seus personagens de sucesso, que chamaram atenção inclusive dos humoristas que iam se apresentar em seguida e espiavam da área VIP do palco.

O apresentador Danilo Gentili fechou as apresentações do primeiro grupo e não poupou piadas com o prefeito Gilberto Kassab e a presidente Dilma Roussef. Já, Rafinha Bastos subiu ao palco por volta de 1h30 da madrugada e foi ovacionado pela multidão. De cara agradeceu por ser o “1º encontro nacional de pessoas que iam processá-lo”, fez piadas que envolveram o nome do ex-jogador Ronaldo, a cantora Wanessa Camargo e até mesmo religião. Ao fim deixou uma mensagem ao público: “Continuem rindo, sempre!”

Fernando Caruso, Paulinho Serra, Murilo Couto, Fábio Rabin, entre outros, deram sequencia as apresentações que foram até as 17h30 do domingo.

Chefs na Rua e a muvuca

O projeto Chefs na Rua, uma das novidades da Virada 2012, foi marcado pela grande desorganização, tumulto e insatisfação do público que passou pelo Minhocão. O responsável por abrir o evento no sábado, à 0h, seria o chef Alex Atala com sua famosa galinhada do restaurante Dalva e Dito. O chef serviria 500 porções durante 2h. Porém, os organizadores não previram uma procura 10 vezes maior do público, que chegou a números não oficiais de mais de 5 mil pessoas.

Em menos de uma hora, já não havia porções para distribuir e o público presente teve que se contentar em aguardar para às 4h (com atraso de 2h devido a problemas técnicos) para comprar a sopa de cebola de Erick Jacquin, do La Brasserie. No dia seguinte, porém, o projeto contou com 20 barracas de 20 chefs servindo 40 mil refeições em um período das 8h às 20h. Problemas de falta de luz, má organização na venda de tickets e grande procura do público afetaram o evento pioneiro gastronômico.

O rock do Titãs no Palco São João



Certamente um dos pontos mais altos da Virada Cultural 2012, os Titãs lotaram os arredores do Palco São João, neste domingo (06). Com 20 minutos de atraso – o show estava marcado para o meio-dia-, a banda tocou o repertório do disco Cabeça Dinossauro, de 1986, conforme a programação, com músicas como Polícia, Bichos Escrotos e Família, e não deixou passar outros hits de seus 30 anos de carreira como Lugar Nenhum, Aluga-se, Diversão e Flores, que encerrou a apresentação que durou pouco mais de uma hora.

Homenagem aos 30 anos sem Elis


Após o show de Maria Rita no Parque da Juventude, quem passou pelo palco Bulevar São João se deparou com uma série de apresentações em homenagem aos 30 anos de morte de Elis Regina. Cada show que aconteceu por lá contemplou um disco diferente da cantora. Passaram por lá artistas da nova geração como Mairah Rocha, Giana Viscardi, Verônica Ferriani e Graça Cunha.

No encerramento, Jair Rodrigues interpretou o disco Dois na Bossa, gravado em dueto com Elis, em 1965, e foi também um dos momentos mais emocionantes da Virada Cultural 2012. A plateia cheia acompanhou Jair em coro com outros sucessos da música brasileira como Diz que fui por aí, Romaria e Saudosa Maloca.

Encerramento com Gilberto Gil



Apesar da baixa do Toots and the Maytals, o Palco Julio Prestes não deixou a peteca cair: teve ótimos shows com Toni Allen, Seun Kuti, Bixiga 70 e o encerramento mais bombado da Virada com Gilberto Gil. O músico baiano ainda está em grande forma e sabe cativar uma plateia como poucos: tocou várias músicas clássicas de seu repertório, dançou muito e não parou de pedir palmas. Sob a bênção do relógio da Julio Prestes, foi o grande momento da Virada.

Por Marcus Oliveira, Mariana Morais, Leonardo Filomeno e Guilherme Maciel

Atualizado em 7 Mai 2012.