Guia da Semana

Com os termômetros indicando baixas temperaturas durante o feriado, muitas pessoas preferem não encarar as estradas e curtir a programação da capital com a cidade mais vazia. E, levando em consideração que Corpus Christi é um dos poucos feriadões de 2013, é mais do que necessário aproveitar tudo o que for possível durante os quatro dias de descanso.

Pensando nisso, o Guia da Semana separou uma programação especial com todos os agitos culturais que acontecem no feriado. Confira!

Cinema

Com boas estreias nas últimas semanas, os cinemas trazem boas opções para quem for curtir um filme durante o feriado. Entre os filmes mais esperados da semana, Se Beber Não Case 3 traz de volta Alan, Phil e Stu, mas sem casamentos e despedidas. Desta vez, o personagem de Zac Galifianakis está em crise por conta da morte de seu pai e os amigos tentam ajudar na sua recuperação.

Para quem gosta das produções nacionais, o filme Faroeste Cabloco estreia nesta quinta e traz Ísis Valverde e Fabrício Boliveira nos papéis principais. O filme conta a história do emblemático cantor Renato Russo.

Os fãs de grandes produções podem conferir Homem de Ferro 3, trama inspirada nas HQs que continua a história de Tony Stark após ele ter se juntado ao grupo Vingadores. Já Velozes e Furiosos 6 traz Vin Diesel, Paul Walker e muitos carros turbinados em mais uma missão em Londres.

Na comédia retrô A Datilógrafa, uma garota do interior vai procurar emprego como secretária, quando descobre uma habilidade fora do comum: datilografar extremamente rápido.

+ Veja outros filmes que estão em cartaz no feriado
+ Confira as estreias no cinema da semana


Shows

A capital paulista, claro, oferece uma lista variada de shows para quem não vai viajar no feriadão. Na quinta, Demônios da Garoa, João Bosco e Patrulha do Espaço são as opções.

Na sexta, o número de apresentações aumenta. As novidades são Angela Maria, Black Rio, Isca de Polícia, Martinho da Vila e muito mais. No sabadão, tem Fresno, Garotas Suecas e tantos outros. Pra fechar o feriadão, o domingo traz Metá Metá no SESC Belenzinho.

+ Veja outros shows que acontecem durante o feriado em SP


Teatro


Para quem pretende aproveitar o feriadão para fazer um passeio um pouco mais cultural, a agenda de espetáculos está fantástica. A começar pela produção Rei Leão - O Musical, em cartaz no Teatro Renault, que é uma belíssima adaptação do filme O Rei Leão, da Disney.

Outra produção que promete tirar o fôlego dos espectadores é show Corteo, da aclamada trupe do Cirque Du Soleil, em cartaz até 14 de julho no Parque Villa-Lobos.

Já para quem pretende fazer um programa com a criançada, destaque para as peças As aventuras da Galinha Pintadinha e o Galo Carijó, Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta e Libel e o Palhacinho.

Se a meta é dar boas risadas, os shows Rodízio de Gozação, do tradicional grupo Café com Bobagem e o espetáculo Sem Censura, do Sérgio Mallandro, são ótimas opções.

Além das atrações acima, o projeto Terça Insana, idealizado pela atriz e diretora Grace Gianoukas, promove a Semana do Orgulho Gay no Teatro Itália. Nos dias 29, 30 e 31 de maio serão apresentados três espetáculos extras do show de humor.

+ Confira outras peças que estão em cartaz no feriado


Exposição

Os fãs de arte poderão aproveitar os dias de descanso para visitar algumas exposições bacanas que estão em cartaz na cidade. A mostra Lady Warhol, exposta no Museu de Arte Moderna de São Paulo, conta com imagens do artista do pop Andy Warhol travestido de mulher.

Já para quem gosta de bonecos, a mostra Dreamland – Museu de Cera, em cartaz até o dia 31 de julho no Santana Parque Shopping, é uma ótima opção. Inspirada nos museus europeus e americanos, em que o visitante se sente “cara a cara” com seu ídolo nacional ou internacional, a exposição garante entretenimento e diversão para toda a família.

Outra exposição bacana para visitar no feriado é a Mônica 50 Anos, em cartaz até 2 de junho no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura. A mostra retrata ludicamente o cinquentenário da personagem criada pelo desenhista Mauricio de Sousa há exatos 50 anos.

+ Saiba mais sobre exposições no canal de artes do Guia da Semana


Gastronomia

Os dias frios pedem passeios gastronômicos quentes. E nesse feriadão gelado, nada melhor do que usar e abusar do passe livre das dietas.

Para quem gosta de sopas e caldos, há diversas opções de restaurantes e padarias que servem a iguaria. Dentre as opções, destaque para o Festival de Sopas do CEAGESP e o buffet da padaria Bella Paulista.

Se você também é fã de fondues, não deixe de dar uma olhada no roteiro onde comer fondue em São Paulo. Uma das sugestões é o restaurante Era Uma Vez Um Chalezinho, que conta com fondues de carne, frango, queijo e chocolate.

Agora se você estiver procurando um bom restaurante para apreciar massas, não deixe de ir ao 1º Festival do Gnocchi do restaurante Tutto Italiano. De 29 de maio a 29 de junho a casa servirá diversas opções de nhoque por apenas R$29 por pessoa (no almoço e no jantar).

Por fim, se você for curtir o feriadão em Campos do Jordão, a sugestão é a Temporada Gastronômica de Inverno, realizada pela Cozinha da Montanha. De 30 de maio a 4 de agosto, 20 restaurantes vão oferecer um cardápio recheado de pratos especiais.

+ Confira outras opções de gastronomia no feriado

Passeios

Com o começo de junho, as Festas Juninas começam a aparecer por São Paulo. Famosa na cidade, a Quermesse do Calvário começa no sábado, 1 de junho, e reúne cerca de 20 barracas com cardápios variados, além do famosos bingo. Já na Paróquia São Rafael, a quermesse acontece todos os finais de semana de junho. O Clube da Portuguesa também começa com sua Festa Junina no final de semana.

Como de costume, o domingo de Corpus Christi conta com a Parada Gay. Em 2013, o tema é "Para o armário, nunca mais! União e conscientização na luta contra a homofobia". Considerada a maior do gênero no mundo, o desfile reuniu mais de 3 milhões de pessoas em 2012 e 20 trios elétricos de instituições e empresas que apoiam o movimento LGBT.

+ Saiba tudo sobre a Parada Gay de São Paulo
+ Confira as Festas Juninas que acontecem em São Paulo


Comemorações Típicas

Feriado é sempre um motivo a mais para viajar e relaxar. Sabendo disso, o Guia da Semana separou alguns lugares para você aproveitar as tradições do Corpus Christi, como as missas e a famosa confecção dos tapetes de serragem.

No dia 30, acontece em várias cidades a celebração do feriado. Santana do Parnaíba, Guarujá, Aparecida do Norte e Carapicuíba, na Paróquia São Paulo Apóstolo, são os principais destinos que realizam a fabricação dos tapetes e as missas e procissões ao fim do dia.

+ Saiba mais sobre as celebrações típicas do Corpus Christi

Por Rafaella Finci

Atualizado em 3 Jun 2013.