Guia da Semana

Seja para quem está em busca de diversão, ou para quem deseja perder algumas calorias, o patins é uma atividade perfeita! A energia contagiante de se equilibrar em quatro rodinhas e deslizar por uma pista ou um parque é única, e pode ser experimentada por crianças, adolescentes e adultos.

+ Conheça as feiras de antiguidades de São Paulo
+ Veja quais são as ciclovias e ciclofaixas de São Paulo

Em São Paulo não faltam opções interessantes para quem pratica, ou deseja praticar, esse esporte. É preciso lembrar que existem diversas modalidades de patins, como o street, o fitness e o slalon; e cada uma delas é indicada para um tipo de solo e exige um equipamento específico. Os patinadores de São Paulo têm à disposição pistas de skate adaptadas para o patins, parques e até pista de patinação no gelo. Basta escolher a modalidade que melhor se encaixa com o seu perfil e partir para a ação. Com certeza, a patinação será diversão garantida!

Por dentro das diferentes modalidades de patins

Quem está começando no esporte, e ainda precisa entender as diferentes modalidades, deve ficar atento ao objetivo que pretende alcançar com a prática do patins. Quem deseja apenas diversão e adrenalina, pode optar por praticar o patins street, que é mais radical e praticado em rampas, corrimões e outros obstáculos.


Quem está interessado em manter o corpo em forma, deve optar pelo patins fitness, que não tem manobras e foca apenas na perda de calorias. E quem gosta de circuitos com cones, rodopios e ziguezagues, deve escolher o estilo slalon. Como dá para notar, existem modalidades de patins para todos os gostos e interesses!


Marquises do Parque do Ibirapuera

O local já é tradicional ponto de encontro de patinadores, e é ideal para quem está aprendendo a andar e a se equilibrar sobre as rodinhas. Espaço ali não falta para a prática do patins inline, e sempre tem um patinador experiente disposto a ajudar quem está começando no esporte. A Marquise do Ibirapuera é bastante procurada para a patinação por causa de seu piso, sua cobertura e sua iluminação. É possível andar de patins no local até mesmo durante a noite e em dias chuvosos.

Uma dica importante é aproveitar os dias de semana para treinar alguns movimentos diferentes, pois no sábado e no domingo o número de patinadores no Ibirapuera é muito grande, o que dificulta a vida dos novatos do esporte.

Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n° - (11) 5574-5505 Leia mais

Parque do Belém

Outra opção legal é andar de patins no Parque do Belém. O local tem uma ciclovia de 1500 metros onde é possível andar livremente e curtir bons momentos sobre quatro rodinhas. Quem quiser tentar algumas manobras mais radicais pode ir até a pista de skate, onde existem rampas e obstáculos.

Avenida Celso Garcia, 2593 - (11) 3225-0957 Leia mais

Parque Villa-Lobos

Para quem vive na região Oeste da Capital, o Parque Villa-Lobos tem uma boa estrutura para patinadores. No local, é possível até alugar patins por R$ 15,00 a hora. Os melhores locais do parque para praticar são o Cabo da Raquete e a Ilha Musical.

Avenida Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 - (11) 3023-0316 Leia mais

Parque da Juventude

E para fechar as boas opções de parques da capital paulista, os patinadores também devem conhecer o Parque da Juventude, onde a pista de skate é usada por patinadores. O local tem rampas, palcos, caixotes e um corrimão para os patinadores mais experientes. Vale lembrar que a pista não é adequada para iniciantes e crianças.

Avenida Zaki Narchi, 1309 - (11) 2251-2706 Leia mais

Patinação no Gelo

Quem deseja experimentar um tipo diferente de patinação pode ir até o Shopping Eldorado. O local conta com a única pista permanente de patição no gelo da Capital Paulista, onde é possível alugar patins e curtir ótimos momentos de diversão.
A pista de gelo, Ice Star, é perfeita para rodopios. É comum passar por alguns tombos no início da patinação, mas a persistência nesse caso vale a pena, pois a atividade é muito legal. A pista tem monitores e aulas especiais para quem quer dominar a patinação no gelo.

Avenida Rebouças, 3970 - (11) 994 959 50 Leia mais

Atualizado em 7 Jan 2014.