Guia da Semana

A primavera é considerada por muitos a estação mais bonita e romântica de todo o ano. O período que começa em 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro traz flores e cores vivas para as florestas e cidades brasileiras.

É claro que o nosso Brasil oferece uma série destinos para quem busca curtir ao máximo essa estação do ano. De grandes cidades a redutos isolados, não faltam opções para os amantes de flores e paisagens. Confira a lista que o Guia da Semana separou para vocês!

Holambra

Nada melhor do que começar a nossa lista pela “Cidade das Flores”. Localizada a apenas 234 km de São Paulo, a charmosa cidade de Holambra não recebe esse título por acaso, já que é responsável por grande parte da produção de flores em todo o Brasil. O nome faz referência à influência dos holandeses sobre a cidade, desde arquitetura até técnicas de plantio.

A Expoflora, maior feira de flores da América Latina, acontece em Holambra e recebe em torno de 300 mil pessoas todos os anos. Durante a primavera, os parques, paisagens e estufas da cidade se tornam verdadeiros mares de flores das mais variadas espécies e cores. Holambra é o destino perfeito para curtir essa época do ano.

Brumadinho e Inhotim

Assim como Holambra, Brumadinho fica pertinho da capital de seu estado, no caso, Belo Horizonte. A primavera oferece o clima perfeito para que os aventureiros pratiquem esportes radicais em meio às belas paisagens. O Safári natural é uma ótima opção para quem quer ver árvores floridas.

Há apenas 10 minutos daqui, está o Inhotim. O museu de arte contemporânea a céu aberto traz milhares de espécies de flores espalhadas pelos mais de 100 hectares de jardins. As obras de arte e salas sensoriais merecem uma visita.

Gramado

É incrível ver como a paisagem de Gramado é transformada durante a primavera. A cidade famosa por sua arquitetura, gastronomia e ambientes aconchegantes ganha mais uma atração: o rosa das azaleias e o amarelo dos Ipês.

As árvores que rodeiam o Lago Negro oferecem um show a parte de cores e variedades. Até no centro da cidade é possível ver as cores vivas das azaleias e Ipês. A Praça das Mães é um dos espaços que mais abrigam essas árvores.

Cataratas do Iguaçu

Quem pensa que as árvores e plantas são as únicas protagonistas da Primavera com certeza não foi às Cataratas do Iguaçu nessa época do ano. As milhões de borboletas coloridas que se misturam nas quedas d’água são a prova disso.

Mais de 300 espécies das mais variadas cores fazem parte do espetáculo. As aves também oferecem um show à parte, rodeando entre as cachoeiras e a área de preservação da Mata Atlântica.

Campos de Jordão

O tradicional destino do inverno brasileiro também é um dos lugares mais belos da primavera. Seja nos canteiros da avenida ou nas extensas áreas de floresta, as flores ganham as mais variadas cores e o verde fica ainda mais vivo.

Os dias amenos e noites frias te deixam confortável o tempo todo. Basta sentar em um dos bancos da cidade e admirar a beleza da paisagem por horas a fio. Se estiver com seu companheiro (a), tudo fica ainda melhor.

Atibaia

Atibaia oferece atrações para os mais variados tipos de viajante durante a primavera. Os aventureiros podem praticar asa-delta e paraglider. Os apaixonados estarão muito bem confortáveis em uma das estâncias das cidades.

A Festa de Flores e Morangos oferece muitas opções de gastronomia, artes e belezas naturais. Aqui você pode assistir a shows e provar delícias em meio a um belo cenário de flores e montanhas.

Curitiba

Quem quer curtir um clima de natureza sem se isolar das vantagens da cidade grande pode aproveitar a primavera em Curitiba. A cidade com a melhor qualidade de vida do país oferece parques grandes a arborizados que ficam ainda mais bonitos nessa época do ano.

Alguns pontos turísticos são obrigatórios na sua vista, tais como a Rua das Flores, o Jardim Botânico e a Ópera de Arame.

Por Ezio Jemma

Atualizado em 23 Set 2014.